sábado, 2 de novembro de 2013

Incêndio do Estádio da Luz: Ministério Público não consegue identificar autores e arquiva processo


O Ministério Público não conseguiu identificar os autores do incêndio que deflagrou a 26 de Novembro de 2011 nas bancadas do Estádio da Luz, no final de um Benfica-Sporting, e determinou, por isso, o arquivamento do inquérito, informa uma nota publicada nesta sexta-feira na página de Internet da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

O fogo, que rapidamente alastrou numa das bancadas do topo norte e danificou parte da estrutura do estádio, teve origem numa zona onde estavam as claques “leoninas”.

“O incêndio atingiu proporções graves, pondo em risco pessoas e bens e a investigação recolheu toda a prova existente sobre os factos e eventuais autores”, mas o inquérito acabou arquivado “por insuficiência da prova indiciária para a identificação dos autores do crime”, explica a PGDL.

Durante a investigação foram ouvidas “todas as testemunhas dos factos, designadamente bombeiros, spotters da PSP, agentes da PSP, adeptos, responsáveis dos clubes e das áreas de segurança”. Foram também visualizadas “todas as imagens” captadas pela PSP e câmaras de vigilância do estádio e verificados os registos dos membros das claques do Sporting, explica a mesma nota.

Na sequência dos incidentes, o Sporting foi condenado pelo conselho de disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a indemnizar o Benfica em 359.338 euros pelos prejuízos provocados no Estádio da Luz. Uma decisão da qual o Sporting discordou, anunciando que iria recorrer.

Dias depois do sucedido, foram efectuadas várias vistorias ao estádio, nomeadamente pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Segundo um relatório preliminar deste laboratório, o incêndio “provocou danos na cobertura e na bancada de betão armado”.

O pedido de avaliação ao LNEC foi realizado pelo Benfica em 29 de Novembro, três dias depois do incêndio ocorrido após o jogo nas bancadas do topo norte onde se encontravam os adeptos dos “leões”. As “águias” venceram o Sporting (1-0).

O laboratório fez uma primeira visita ao estádio a 30 de Novembro, sob a coordenação do seu director de Departamento de Materiais, Arlindo Gonçalves, e posteriormente já com elementos especializados em áreas de diferentes materiais (orgânicas, betão, materiais metálicos, estruturas).


-Noticia retirada do site do jornal Público

2 comentários:

  1. k pais e este ??eles metem fogo num estadio futebol colocam em causa segurança das pessoas ficam soltos,,,um mendigo rouba choco no pingo doce e condenado ,,,,,,,,,,,,,se voltar acontecer o mesmo noutro estadio do pais responsabilizem este sr.juiz....

    ResponderEliminar
  2. Os incendiarios foram sportinguistas e com dirigentes presentes.
    Onde andaram os investigadores e quem interrogaram?
    E os prejuizos vão ser atribuidos a quem, já que não há criminosos, tambem não existiu incendio.
    É esta a bbandalhice que temos na justiça. Arquive-se ou exija-se competencia????

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!