quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bagão Félix deixa rasgados elogios ao Hóquei e ao Museu


O Benfica venceu a única prova que, nas últimas épocas de hóquei em patins, ainda não havia conquistado. A seguir a um Campeonato (que interrompeu a longa série de vitórias do FCP), Taça de Portugal, Supertaça, Taça CERS e Liga dos Campeões, é agora detentor brilhante da Taça Continental que é como quem diz Supertaça Europeia (é a segunda, mas a primeira foi uma vitória administrativa por desistência do opositor espanhol). 

Valha o Benfica para substituir a enorme desilusão da nossa selecção na última década.

Mais uma Taça (por sinal, elegante) para o novel Museu do Benfica. Um projecto inovador, didáctico, rigoroso e de uma intensidade interactiva notável com pleno aproveitamento das novas tecnologias. Além disso, importa registar que: 

a) não se trata de um museu com um qualquer efeito retroactivo, seja na sua data do seu berçário, seja no dealbar do clube; 

b) se trata de um museu não revisionista, onde não se reescreve qualquer estória da sua história por mais insignificante que seja; 

c) se trata de um museu onde o acervo desportivo é rigorosamente e apenas isso mesmo: desportivo.

Curiosa é a génese etimológica da palavra museu. De origem helénica, mouseion que significava o "templo das musas" e cujo acervo era constituído por oferendas, mais ou menos exóticas, de valor real ou simbólico. 

Nos tempos de Alexandria e da Grécia Clássica ainda não havia nem o conservador, nem o curador do museu. Hoje, há até conservadores que não conservam e curadores que viram curandeiros. E em certos acervos museológicos, há figuras reais que passam a virtuais e virtuais que surgem como reais. Como nos museus de Madame Tussauds... 

- Bagão Félix, jornal A Bola, 6 de Novembro de 2013

3 comentários:

  1. Vitórias no futebol que é o que a malta gosta para evitar gozo dos adversários e da comunicação social é que não se vê!

    ResponderEliminar
  2. Aproveito este post para colocar um desafio ao Dr. Bagão Felix:

    Na minha opinião, o Dr. B. Felix tem o perfil ideal para ser o futuro Presidente do SLBenfica, e penso tambem que tem a capacidade aglutinadora que neste momento a Enorme massa adepta do Benfica necessita.
    Já equacionou formar uma equipa/lista com pessoas inteligentes, benfiquistas, desinteressadas e acima de tudo sem telhados de vidro... de forma a LIDERAR o Clube de acordo com a sua Grandeza, seguindo o historial de Grandes Presidentes?

    ResponderEliminar
  3. Apoio a 100%.
    Sou e serei sempre contra mudanças disparatadas, perigosas e realizadas « em cima do joelho » na direcção do Benfica ( como seriam as hipóteses Bruno de Carvalho ou Rangel ).
    Todavia, estou totalmente de acordo com um Benfica renovado e alicerçado em nomes fortes, carismáticos, competentes e de carácter e honorabilidade inquestionáveis como seria o caso do Dr. Bagão Félix.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!