quarta-feira, 20 de novembro de 2013

José António Saraiva: Varela tem lugar no trio da frente da Selecção


O treinador sueco tinha dito que o jogo de ontem não iria ser um Ronaldo-Zlatan (Ibrahimovic). Mal sabia ele que estava a resumir o encontro: no final, seria Ronaldo 3 - Zlatan 2.

A idolatria incomoda-me, e não gosto do endeusamento que os jornalistas portugueses fazem de Ronaldo. Até porque é desmotivador para os restantes jogadores da Seleção que tenderão a dizer: "Se Ronaldo é o Deus, então ele que resolva". Felizmente isso não aconteceu ontem, e todos os jogadores foram de uma abnegação extrema.

Entretanto, com todas estas reservas à idolatria, devo reconhecer que Ronaldo fez finalmente um jogo ao mais alto nível na Seleção portuguesa. Os três golos que marcou mostram até que ponto se transformou numa "máquina de fazer golos". Abdicou de algumas qualidades que tinha para concentrar toda a sua energia no ataque à baliza.

Perdeu em capacidade de finta, mas ganhou em capacidade de desmarcação, poder de remate com os dois pés, impulsão e jogo de cabeça. E talvez hoje o goleador mais temível do futebol mundial.

Este apuramento para o Mundial também consagrou outro homem que às vezes é apresentado como o "patinho feio" da Seleção, menosprezado por comentadores e odiado por muitos adeptos do FC Porto e Benfica. Mas é uma ingratidão fazê-lo. Paulo Bento pegou numa equipa que Oueiroz deixara de rastos e fê-la renascer. Ontem, a nossa Seleção realizou um dos mais belos jogos que lhe vi fazer.

Num rápido olhar sobre os 23 que irão ao Brasil, direi que Portugal tem poucas alternativas na defesa (para lá dos titulares de ontem não há grandes opções), tem imensas alternativas no miolo (Veloso, Meireles, Moutinho, Josué, William Carvalho, Ruben Amorim, Ruben Micael) e tem pouquíssimas alternativas no ataque. Nani está muito em baixo e Postiga e Hugo Almeida são fraquinhos. Ontem Ronaldo fez tudo, mas não pode ser sempre assim. Julgo que Varela tem lugar no trio da frente.

Agora, na fase final, devemos ter esperança. Muitos dos nossos jogadores vão ter no Brasil o momento da verdade. Patrício, Pepe, João Moutinho, Nani, Coentrão vão ter uma oportunidade irrepetível de provarem ao mundo a sua, qualidade. E isso pode ser decisivo. 

- José António Saraiva, jornal Record, 20 de Novembro de 2013

2 comentários:

  1. O Varela? A bebida devia ser proibida para este gajo. O Varela é um jogador demasiado dependente de amarelinha.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo colega. Apesar de não ser nada de incrível, neste momento acho que até o Varela é superior ao Nani...

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!