sábado, 9 de novembro de 2013

Fernando Guerra: Vitórias morais deviam estar mortas e enterradas

 

Hoje é dia de grande derby, o segundo da temporada 2013/2014, depois do empate a um golo registado no primeiro, em Alvalade, no dia 31 de agosto, para a 3.ª jornada da Liga. Neste, também haverá golos, obrigatoriamente, nem que seja no desempate através dos pontapés de grande penalidade, porque só um deles vai seguir em frente na Taça de Portugal. 

É o regulamento da competição que assim determina: tudo ou nada, sem meio termo, o que empresta ao jogo uma dimensão especial, na medida em que o vencedor tem de ser encontrado em 90 minutos, 120 no máximo. O que significa a marcação de pelo menos um golo, essa preciosidade que os clubes portugueses maltrataram nas jornadas da provas da UEFA realizadas esta semana. 

No total de cinco encontros, FC Porto e Benfica na Liga dos Campeões, e Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e Estoril, na Liga Europa, apenas um (!!!) conseguiram marcar: o dragão, na Rússia, com o Zenit, por Lucho González. Nos outros quatro, níveis exibicionais à parte, imenso e desolador deserto, porque, como ontem destacou José Manuel Delgado neste espaço, é notório o desconforto suscitado pelas «vitórias morais» que deviam estar «mortas e enterradas», depois da conquista irreversível do futebol português neste século, consubstanciada nos resultados da Seleção Nacional, com presenças em todas as fases finais de Europeus e Mundiais, e nas conquistas europeias do FC Porto: Taça UEFA, em 2003, Champions, em 2004, e Liga Europa, em 2011.

O futebol português não pode continuar agarrado a tristes memórias do passado, nem a boas intenções do presente. Deve perceber de uma vez por todas que o azar é a desculpa que alivia a dor dos fracos. 

Por isso, logo à noite, na Luz, o verdadeiro derby luso só pode ser de gente forte, com golos! 

- Fernando Guerra, jornal A Bola, 9 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!