segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vitor Serpa: Ou Vieira consegue um milagre desportivo, ou a sua liderança tornar-se-á muito problemática



O Benfica (se contarmos com o Sport Lisboa) já teve trinta e quatro presidentes. Nenhum esteve no cargo tanto tempo como Luís Filipe Vieira. O atual presidente é o mais recente e o mais resistente. Dez anos de presidência é um recorde absoluto para o clube, ultrapassando Bento Mântua (1917-1926) e todos os históricos, de Bogalho a Fernando Martins, dos irmãos Vieira de Brito (Maurício e Adolfo) a Jorge de Brito, de Ferreira Queimado a Borges Coutinho. De todos estes, Duarte Borges Coutinho (1969-1976) foi o que presidiu por mais anos: sete! Segue-se, na lista da longevidade, Fernando Martins (seis anos), João Santos (cinco), Joaquim Bogalho e Maurício Vieira de Brito (quatro anos).


A longa lista parece provar que Vieira tem contrariado a história e a natural pergunta será porque razão Vieira é o presidente que mais perdura no cargo se está longe de ser o presidente com mais títulos alcançados?

A resposta não é fácil, mas não pode deixar de ser justificada pelo facto dos benfiquistas continuarem a confiar no seu líder.

Não é, porém, natural que um homem que preside ao Benfica durante dez anos, apenas tenha ganho dois campeonatos nacionais. Pior ainda quando se sabe que nesse mesmo período de tempo, o FC Porto, o seu maior rival contemporâneo, ganhou oito campeonatos e todos, também, com o mesmo presidente, Pinto da Costa.

Procurando a maior objetividade possível na análise dessa realidade estranha e até surpreendente, não encontramos outra razão que não seja a empatia de Vieira com os sócios e, muito provavelmente, o profundo sentido de gratidão dos benfiquistas, que não esquecem o que o seu presidente fez para mudar o Benfica, depois de um período curto de transição de Manuel Vilarinho, na sequência do período mais negro da história do Benfica no consulado de Vale e Azevedo.

Julgo que os benfiquistas admitem, com sinceridade, que devem a Vilarinho e, especialmente, a Vieira a reconquista da credibilidade e da velha alma benfiquista. Depois, há que contar com a capacidade empreendedora do presidente. O novo estádio, o museu, o centro de estágio no Seixal, a Fundação e, não menos importante, a Benfica TV. Tudo isto, aliado ao facto incontornável do Benfica continuar a ser o maior clube português em número de sócios e de adeptos.

É tudo isto - o que manifestamente não será pouco - que leva os benfiquistas a pagar com estima pessoal e apoio institucional estes dez anos de presidência de Vieira no Benfica.

A verdade é que, após dez anos, o preço começa a ser razoavelmente justo. Os adeptos já provaram ser gratos e reconhecidos. Em breve, porém, começará um novo tempo histórico no Benfica e nesse tempo Vieira terá, mesmo, de acrescentar sucesso desportivo ao sucesso empreendedor.
O que assustará os benfiquistas mais preocupados é que Vieira já investiu muito nesta época. Terá mesmo apostado todas as fichas (ou os euros) , pelo menos, na vitória no campeonato. Ainda a procissão saiu há pouco do adro e já está a cinco pontos do FC Porto. Se não ganhar, como será que os benfiquistas irão reagir?

Há quem pense que Vieira não despediu Jesus porque, assim, mantém um escudo que pode ser decisivo no momento de apontar culpados. Mas não serão poucos aqueles que no momento das contas finais lembrarão que a continuidade de Jesus é da exclusiva responsabilidade do presidente.

Penso que estamos, enfim, num momento crucial. Ou Vieira consegue um milagre desportivo (com ou sem Jesus), ou a sua liderança tornar-se-á muito problemática. Vieira tem a consciência disso. 

-Vítor Serpa, jornal A Bola, 2 de Novembro de 2013

6 comentários:

  1. Ganhou 2, mas pelo menos 3 foram-nos directamente ROUBADOS. Ou por estas contas ... tirados.

    ResponderEliminar
  2. Nós benfiquistas sabemos porque não ganhamos, e voçes jornalistas sabem porque eles fcp ganham tanto, tudo dito.

    ResponderEliminar
  3. Jornalista é aquele que relata o que sabe e usa o poder de comunicação em favor da verdade... será jornalista quem se esconde atrás do sistema e navega ao sabor das conveniências?
    Existe jornalismo desportivo em Portugal?... Ou apenas serão colocadores de artigos e intenções do polvo!

    ResponderEliminar
  4. poderia ter claramente ganho os ultimos dois , mas como se juntaram dois tipos ( vieira e jesus ) que tem tanto de esperto como de burro , nao o consguiram , o benfica nos ultimos dois campeonatos foi prejudicado pela arbitragem ( ja nem falo de outros campeonatos ) em momentos cruciais sobretudo no campeonato 2011-2012 , mas o benfica comete erros proprios delirantes seja dentro ou fora do campo e isso revela uma coisa , lideres sem estrategia , sem capacidade pra levar as suas tropas nos momentos decisivos as vitorias , o campeonato passado pra nao dizer a epoca passada foi reveladora da falta de capacidade de vieira e jj nos momentos decisivos .

    ResponderEliminar
  5. enchidos da beira alta4 de novembro de 2013 às 14:49

    os três primeiros comentários são o espelho do benfiquinha das desculpas, dos subterfúgios, da choradeira, da cegueira, da negação, etc.

    ResponderEliminar
  6. O último comentário... é o espelho do porto da mentira, da batota, do engano e da corrupção, da condenação aceite em tribunal por corrupção desportiva, dos quinhentinhos, das facturas pagas por engano a Callheiros, dos aconselhamentos sentimentais em véspera de jogos, do indicador de caminho a árbtros até casa, das escutas do you tube, das acusações de batoteiros europeus, por Ferguson, Platini, Málaga, Villlarreal, do director geral do Barcelona, do director adjunto do jornal a Marca, dos maiores jornais britanicos, das ofertas de camisolas de árbitros a super - dragões, etc...
    E também parece um comentário do portista perdido do costume.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!