sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Manuel Damásio rendido ao trabalho de Vieira: Falta o mais simples, que é ganhar campeonatos


Manuel Damásio comandou durante três temporadas os destinos do Benfica, entre 1994 e 1997. Seguiram-se-lhe João Vale e Azevedo e Manuel Vilarinho, entrando depois para a liderança do clube aquele que cumpre hoje uma década como presidente, Luís Filipe Vieira. Em entrevista ao zerozero.pt o antigo dirigente faz um balanço positivo do trabalho de LFV e considera que com as infraestruturas já criadas o mais fácil, agora, é ganhar campeonatos.

«O balanço é altamente positivo. Quem já foi dirigente do Benfica e quem obviamente para um pouco para pensar sabe que o Benfica tinha as suas infraestruturas quase todas por fazer. O novo estádio, a Academia, a credibilidade para voltar a ter, enfim, era um caos absoluto», afirma, à conversa com ozerozero.pt, o antigo presidente do clube, assumindo o «prazer» que é sempre poder falar do seu clube do coração.

A sua experiência, bom-senso e obviamente idade - Damásio cumpriu 73 anos no passado mês de julho – dão-lhe capacidade, no entanto, para perceber e assumir que «alguns benfiquistas nesta altura podem estar descontentes porque os resultados desportivos não têm sido na quantidade desejada».

Contudo, o antigo dirigente considera que «era quase impossível fazer essas duas coisas ao mesmo tempo, criar as infraestruturas que foram criadas e que estão a dar resultado e ao mesmo tempo ter vitórias».

Por isso, em tom descontraído, Manuel Damásio diz que «estes dez anos têm sido positivos» e até os usa para brincar com os rivais:

«Eu até costumo dizer para os meus amigos, em brincadeira - ´Ah, vocês agora não discutem que nós nem campo de treinos para os juniores temos, já discutem que fomos a três finais e perdemos todas`... Aí, como já estamos à frente de todos, já não falam», brincou, sublinhando a importância da formação, que «daqui por alguns anos» será muito importante para a sustentabilidade do clube.

Depois de sublinhar a importância do museu, do canal de televisão, da academia, Damásio chega facilmente a uma conclusão: «Tem sido feita tanta coisa, tanta coisa, que agora falta o mais simples, que é ganhar campeonatos».

Insistimos, no entanto, na falta de títulos, que é, naturalmente, o que alimenta a massa adepta e a paixão quase inexplicável que se sente por um clube de futebol.

«Podemos obviamente ter tido poucos títulos nestes dez anos para aquilo que é o normal no Benfica. Costumo dizer que nós estávamos bem habituados, não mal habituados, e agora, obviamente que os sócios ficam descontentes quando isso não se verifica, ou se passa mais que um ano que não ganhamos. Mas ainda no ano passado estivemos em três frentes, três finais e chegarmos lá é sinal de que se está a fazer algo importante mesmo na parte desportiva», considerando que tudo o que tem sido feito «tem que dar os seus frutos».

Os dois pontos altos destes dez anos

Analisando esta década sob a batuta de Vieira, e sendo certo que o nosso entrevistado dá nota positiva ao trabalho do presidente, há dois momentos, um ao nível do universo do clube e outro na parte desportiva, que destaca.

«Do clube o ponto alto nestes dez anos foi a inauguração do estádio. É um marco do qual todos os benfiquistas se orgulham, mesmo o mais insensível dos sócios do Benfica nesse dia com certeza que teve lágrimas nos olhos. É um ponto alto no clube, o maior, o mais importante para mim», destaca, voltando-se para o plano desportivo e salientando «o campeonato ganho pelo Jorge Jesus».

«Foi um ponto importante porque eu pensava que no campeonato a seguir podíamos voltar a ganhar. Os benfiquistas estavam desejosos, festejaram-no de uma forma fantástica e estavam abertas as portas para nós podermos dar um empurrão. Nós só conseguimos tirar o FC Porto da posição que tem quando o Benfica ganhar dois ou três campeonatos seguidos, aí começa a tremer toda a estrutura do FC Porto e as pessoas todas já começam a contestar o Pinto da Costa, como já aconteceu algumas vezes. Nós temos que ter este objetivo para fazer com que o nosso adversário mais direto tenha a sua estrutura abalada e aí o Benfica, que já tem as infraestruturas criadas, ganhando dois ou três campeonatos seguidos estabiliza», projetou.

«Vieira fez bem em ter renovado com Jesus»

Intimamente ligada à tal falta de títulos está Jorge Jesus, e a sua permanência no comando da equipa, com a qual uns concordam mas, de uma forma geral, a maioria discorda. O treinador tem sido bastante criticado, tal como foi Luís Filipe Vieira aquando da sua renovação. Manuel Damásio considera que essa foi uma decisão acertada do presidente.

«Acho que o presidente Luís Filipe Vieira fez bem em ter renovado o contrato com o Jorge Jesus este ano porque no ano passado fez a época que fez. Obviamente que não agrada a toda a gente, nem o seu feitio nem a sua forma de estar, mas na balança, se pusermos vários fatores, pesam a favor dele. Valorizou jogadores? Sim. Já deu um campeonato? Já. Já fomos a três finais? Já. A equipa jogou bom futebol? Jogou. O Luís Filipe Vieira decidiu bem», conclui.

«O Benfica ainda vai fazer um belíssimo campeonato»

Não são os cinco pontos de distância para o FC Porto que afastam o Benfica da luta pelo título. Manuel Damásio até usa a própria experiência das águias, que no ano passado também teve essa mesma vantagem e acabou por perder o título para os dragões, para assumir que as coisas podem terminar com o desfecho que os benfiquistas pretendem.

«O Benfica está a acertar algumas agulhas mas ainda vai fazer um belíssimo campeonato e a nível europeu, mesmo que as coisas na Liga dos Campeões não sucedam o melhor possível, continuamos à mesma na Liga Europa. Temos muitos jogos pela frente, temos ainda muita coisa para fazer, e só no fim da época é que se pode fazer um balanço mais concreto do trabalho do Jorge Jesus. Temos mais que condições para podermos recuperar os cinco pontos. Basta que o Benfica ganhe os dois jogos ao FC Porto e já passamos para a frente. Claro que tem que ganhar os outros todos, mas também o FC Porto tem que o fazer. No ano passado o Benfica também tinha mais cinco pontos e acabou por acontecer o que aconteceu. O FC Porto ainda vai perder alguns pontos. De 30 jogos estão oito realizados, há tanto jogo para fazer, o sr. Inverno também vai ditar alguma lei, há tanto factor. Estou convencido que o Benfica ainda está muito a tempo de poder conquistar o campeonato nacional e está nas frentes todas», lembrou, confiante.

A sucessão

Apesar de o Benfica possuir no seu universo «muitos valores habituados para poderem liderar um clube destes», Damásio não vê ninguém que, no momento, se perfile como substituto de Vieira. Seja como for, considera o antigo presidente, quando o atual líder sair «vai deixar obviamente um trabalho já todo feito e quem vier a seguir pode ter a sua vida um pouco mais facilitada».

Apesar dos dez anos volvidos Manuel Damásio não deseja o dobro ao atual dirigente.

«Não posso desejar que esteja mais dez anos à frente do clube porque está a dar cabo da saúde dele. Sinto que o próprio Luís Filipe Vieira, quando acabar este mandato é capaz de pensar seriamente se deve continuar ou não. Ser presidente do Benfica absorve-nos completamente, destrói-nos a vida familiar, profissional e a saúde. O que desejo é que quando ele sentir que está sem capacidade de poder ser o mesmo homem que tem sido até aqui, tenho a certeza que o fará, que diga -´Venha outro porque eu já deixo um trabalho feito e é fácil continuar».

-Noticia retirada do site zerozero.pt

4 comentários:

  1. Eu tambem sou rico so me falta o mais simples que é ter muito dinheiro na conta

    ResponderEliminar
  2. ahaha rui! quem ler "falta o mais simples" ri-se!
    o mais simples é por sinal o mais complicado. viu-se na época passada que a estrutura não tem estofo para fazer do benfica campeão...
    jorge santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por outro lado a estrutura do fcp conseguiu ter um campeonato apenas com um penalti contra ja ganhava o fcp por 3-0 ao nacional e um jogador expulso o mangala já nos descontos com o resultado 2-0 frente ao beira-mar.

      é notavel tb o trabalho da estrutura do fcp ao conseguir que tanta mão dos danilos e alex sandros, etc na grande area do fcp não fosse marcada penalti !

      Quantos pontos não foram ganhos a defender com 3 guarda-redes ... Qual polvo italiano qual quê, polvo à moda do porto é que dá fruta e café com leite !

      Eliminar
    2. oh anónimo deixa os blogues benfiquistas e vai-te entreter para os bordeis do reinaldo teles ...

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!