domingo, 3 de novembro de 2013

Fernando Guerra: Cardozo outra vez determinante



Ao vencer a Académica, em Coimbra, na abertura da jornada 9 do campeonato da Liga, o Benfica colocou mais pressão no FC Porto, obrigado a ganhar na visita ao Restelo se quiser manter a simpática vantagem de cinco pontos, e também no Sporting, a ter de confirmar o favoritismo que lhe é atribuído no jogo com o Marítimo para continuar a dividir o segundo lugar com o vizinho da Segunda Circular.


Cardozo, mais uma vez, voltou a ser determinante no êxito do emblema da águia: inaugurou o marcador com golo de bela execução e teve intervenção ativa nos lances que originaram o segundo e o terceiro. Se lhe acrescentarmos o golo que desenhou o sucesso benfiquista em Guimarães (1-0) e o que permitiu empatar com o Belenenses, só nestes dois exemplos, sem margem para dúvidas, o desempenho do avançado paraguaio vale três pontos: além dos golos que assinou nas vitórias frente ao Estoril e Nacional. 

Objetivamente, representa 25 por cento da capacidade concretizadora da equipa, marca ainda mais relevante se recordarmos que só começou a ser utilizado com regularidade a partir do minuto 50 da 3.ª jornada, em Alvalade.

O que de alguma maneira colide com as teorias que viram a sua permanência no Benfica como prenúncio de catástrofes imensas depois do incidente registado na final da Taça de Portugal. Feio, sim, mas sem a carga dramática que tanta gente pretendeu atribuir-lhe, em contraponto, por exemplo, a opiniões tolerantes expressas por Gamarra e Paulo Futre: dois internacionais de referência que retiraram o empurrão e o dedo acusador apontado ao treinador da lista de pecados sem remissão. 

Aliás, está por avaliar se terá sido mais grave o gesto destemperado de Cardozo ou a atitude repetida e continuada de Jesus no relacionamento com o espanhol Capdevilla, por acaso campeão do Mundo e da Europa, e que ele tratou como se fosse um empecilho. 

Quem se quer dar ao respeito, tem de fazer por merecê-lo... 

-Fernando Guerra, jornal A Bola, 2 de Novembro de 2013

2 comentários:

  1. Não consigo perceber tanto alarido que se faz dos golos do Cardozo. Mas, afinal, ele é jogador de que clube? Mas ele não está lá para marcar golos? Não é ele o ponta de lança principal? Não é sua função "salvar o benfica"? Mas que coisa estranha pode haver nos golos do Cardozo? Será que mais ninguém marca golos no Benfica sem ser o Cardozo? É que nem é ele o líder dos marcadores! Mas os golos dos outros não são salvadores para as suas equipas. Claro que são, mesmo os marcados irregularmente.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!