sexta-feira, 19 de julho de 2013

Vítor Serpa: O melhor que pode acontecer a Jesus é a saída de Cardozo


Quase dois meses depois da estrepitante cena do Jamor, o Benfica parecia, enfim, decidido a suspender Cardozo quando, de repente, se anuncia a chegada de uma elite turca com uma bem recheada mala de dinheiro para levar o homem que ousou apontar o dedo a Jesus.

Não se sabe ainda como irá acabar a história que tem um pouco de épica e um pouco de romântica. Sabe-se que um eventual acerto de condições seria o epílogo ideal para o treinador do Benfica que já percebeu que corre sérios riscos de ser obrigado a engolir um colossal elefante.

É óbvio que toda a gente percebe que a continuidade de Cardozo no Benfica pode significar alguma fragilidade do treinador, mas isso é considerado o menos perante a nua e crua realidade de um ativo, como os novos monetaristas adoram dizer, que não pode ser sacrificado por meras questões pessoais.

Jesus pode tentar explicar que existem atitudes indesculpáveis. Nada conta perante a evidência de um homem que marca golos, aliás, marca mesmo muitos golos e que tem um valor mínimo exigido garantido.

O melhor que pode acontecer a Jesus será, pois, que os turcos se acertem com Luís Filipe Vieira. Se isso não acontecer, ao treinador do Benfica restará a clemência própria do nome, depois de ouvir Cardozo num previsível lampejo de bom senso, provavelmente criado por um raio de luz de emanação divina, fazer um mea culpa público e apresentar as devidas lamentações e arrependimentos na pessoa que haverá de considerar de elevadíssima estima pessoal e consideração profissional. 

Nem mais nem menos do que Jorge Jesus. 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 18 de Julho de 2013

3 comentários:

  1. O Benfica perdeu o timing e a oportunidade de passar uma mensagem de firmeza, mostrando que é capaz de lidar com actos de indisciplina sem que estes sejam resolvidos pela via fácil - a exclusão!

    Hoje, um atleta é também um activo e no actual contexto os activos assumem uma importância ainda mais vincada. Têm que ser geridos com particular inteligência e potenciados no sentido de se extrair o maior retorno desportivo e financeiro. Promover a venda de Oscar Cardozo é, por si só, a demontração cabal que o Benfica ainda tem que amadurecer neste campo. Em primeiro lugar porque falha no campo financeiro na medida que nenhum clube aceitará pagar o real valor atendendo às circunstâncias. Por outro lado, Oscar Cardozo é de longe o melhor marcador das últimas décadas e nada leva a crer que o aproveitamento desportivo seja, obrigatoriamente, afectado por este incidente. Estou convencido que o jogador era recuperável, após uma conversa séria entre o treinador, o André Almeida e com a presença do Presidente e do Capitão de Equipa, culminando no mais que provavel pedido de desculpas público e outro ao balneário. Além disso o natural castigo salarial seria bem aceite pelo jogador. Depois disto estariam reunidas as condições para se encerrar o asssunto em definitivo.

    Como as coisas foram conduzidas poderá representar uma de duas coisas:

    - o jogador fica, cria mal estar e com uma eventualmente quebra de forma e consequente desvalorização;

    - o jogador sai com uma nítida desvalofização;

    Ambos os casos representam uma grave perda para o Benfica.

    Imagino que a principal razão para a falha na gestão deste caso tenha a ver com a atribulada renovação com Jorge Jesus, que terá consumido todos os meios inviabilizado uma melhor gestão.

    ResponderEliminar
  2. eu nunca vi tanta "gente" preocupada com o futuro do Cardoso... porque será??? será porque este marca MUITOS golos e isso os incomoda??? pois, por mim gostava q ficasse senão pelos golos q marca pelo menos para calar estes "comentadeiros" apoiantes do clube da corrupção...

    ResponderEliminar
  3. O jogador errou disciplinarmente e já não foi a 1ª vez. O treinador também já envergonhou algumas vezes o nome do Benfica metendo-se em quezílias escusadas, além de cometer outros erros que nos afastaram dos títulos. O jogador que é uma mais-valia, sai, O treinador que é uma incerteza fica e com aumento de ordenado.
    Atenção: a venda do Cardoso pode não ser um mau negócio.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!