terça-feira, 16 de julho de 2013

Luisão: Jogador sem preço para o grupo de que faz parte



Jorge Jesus vai alterar o sector recuado, com tudo o que isso implica na solidez global. Defender e atacar não são exclusivo de uma parte mas do todo que constitui a equipa - recuperar a bola depende de estratégia e funcionamento coletivo, em obediência às orientações do treinador. 


Mas para dar eficácia ao processo é imprescindível a contribuição individual, traduzida na qualidade, no compromisso, na inteligência e no acerto das decisões de cada um. Há equipas que defendem mal com defesas de topo (se lhes faltar orientação e coordenação) e outras que o fazem muito bem mesmo sem beneficiarem de grandes talentos (há sectores que agem como se todos os seus elementos fossem um apenas).

Luisão tem consolidado a integração de vários centrais na defesa encarnada - Alcides, Anderson, Ricardo Rocha, Argel, Edcarlos, Sidnei, Miguel Vitor, David Luiz, Jardei e Garay, entre outros. Agora que Sílvio e Cortez são titulares em potência, enquanto Garay parece de abalada para o Man. United, o brasileiro terá importância ainda maior. Estamos assim perante o caso de um jogador que, valendo milhões no mercado, não tem preço para o grupo de que faz parte.

Numa equipa que se refaz época a época, o capitão é o alicerce mais sólido aos valores que as circunstâncias há muito negligenciaram: conhecimento do clube, valorização do passado e identificação com os adeptos. Luisão não pode ser visto apenas como um central de 32 anos, gerador de um potencial grande negócio. 

É um futebolista raro: o estrangeiro com mais temporadas e jogos de águia ao peito, razão pela qual invadiu território sagrado na história benfiquista - por assiduidade, carisma, liderança e qualidade na função que desempenha. 

Mesmo sabendo que há propostas irrecusáveis, a Luisão devemos associar o valor de fiel depositário da maioria dos segredos táticos do treinador. Não vai para novo mas ainda denota condições para manter o estatuto dos últimos anos: o de pedra basilar das ideias de Jorge Jesus. 

- Rui Dias, jornal Record, 14 de Julho de 2013

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com o seu comentário.

    ResponderEliminar
  2. Argel já estava no Benfica antes deste...

    ResponderEliminar
  3. O Luisão merece os parabens de toda a massa benfiquista pelo empenho e seriedade durante o seu percurso pelo clube.
    Sempre senhor de uma grande maturidade, não se deixou abater perante as sanguessugas que tanto o quiseram inferiorizar, mostrando dentro de campo aquilo que é o seu grande valor.
    Luisão é sinónimo de grande jogador, profissional, dedicado e pessoa.

    ResponderEliminar
  4. Estou mais preocupado com o Matic ... O Benfica trem excelentes defesas centrais, mas falta um "6" no caso do Matic sair ... e é muito mais difícil substituir Matic do que Luisão! Se sair ... obrigado, Luisão, boa sorte e até sempre!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!