sexta-feira, 12 de julho de 2013

Leonor Pinhão e o derby na 3ª jornada: Dá para saber qual dos emblemas entra primeiro em crise


Não sei se já se deram conta de que o otimismo dos nossos amigos portistas - e quem não tem amigos do FC Porto? - para a temporada de 2013/2014 está a bater todas as escalas possíveis e imaginárias. Chamar-lhe-ia mesmo prosápia, sem querer ofender ninguém.

Estamos a um mês do arranque da época oficial e há já dois dados adquiridos: o FC Porto voltará a ser campeão, o Benfica voltará a tazer papel de cabeçudo no fecho da prova no Dragão e, melhor ainda, do ponto de vista portista, o FC Porto somará a sua terceira Liga dos Campeões no tapete verde do Estádio da Luz.

Lucho Gonzalez, o habitualmente comedido capitão do FC Porto, não se põe à margem deste entusiasmo galopante. «Seria lindo jogar a final da Champions na Luz», disse no início desta semana fazendo coro com as certificadas previsões dos adeptos.

Será assim que tudo vai acontecer?

O sorteio do campeonato oferece, uma vez mais, aquele pratinho especial de um encontro entre os candidatos ao título à beirinha do fim do campeonato. É por causa do sorteio condicionado, dizem os técnicos especializados em sorteios. Na verdade, em termos práticos, tanto faz jogar no princípio, no meio ou no fim. O campeonato é uma prova de regularidade, o importante é ser-se regular. Depois, logo se verá.

O Benfica tem um arranque de campeonato difícil que poderá tornar fácil se ganhar os jogos que a sorte lhe destinou: arranque na Madeira frente ao Marítimo para, à terceira jornada, ir até Alvalade defrontar o rival de sempre.
Jogar no campo do Sporting é sempre uma tarefa de monta. Este ano, tudo assim o indica, o Benfica irá a Alvalade já sem Óscar Cardozo que, enquanto foi jogador do Benfica, se fartou de marcar golos ao Sporting.

Um derby à terceira jornada serve para muita coisa. Por exemplo, para se saber qual dos emblemas entra primeiro em crise.

Do ponto de vista do Sporting, aguarda-se a resposta mais emocional dos adeptos ao populismo bem-disposto de Bruno de Carvalho quando o jovem presidente se vir, pela primeira vez, colocado perante aquela coisa da bola a rolar.

Do ponto de vista do Benfica, os primeiros jogos da prova servirão, para o bem ou para o mal, como teste à popularidade e, sobretudo, à autoridade de Jorge Jesus que parte naturalmente fragilizado pelo cúmulo de infelicidades que lhe custaram tudo nas últimas três semanas da última temporada.
Do ponto de vista do FC Porto, não há crise que lhe chegue. Campeonato, cabeçudos e Liga dos Campeões, já está feito.

- Leonor Pinhão, jornal A Bola, 11 de Julho de 2013

2 comentários:

  1. Tá tudo á espera da mesma merda !!! Não vale a pena ver futebol em Portugal, já se sabe o que vai acontecer.

    ResponderEliminar
  2. Chamaram-lhe sorteio, agora temos de mostrar o que valemos, isto de nos deixarem, como sempre

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!