quarta-feira, 24 de julho de 2013

José António Saraiva: Problema do Benfica são as laterais da defesa


O dramático final da última temporada abalou até aos alicerces a confiança encarnada, levando os adeptos a encarar esta época com muito ceticismo.

Um dos problemas da equipa reside nos defesas laterais. O Benfica tem comprado “resmas” deles – Luís Filipe, Carole, Emerson, César Peixoto, agora Sílvio e Cortez – e nenhum serve. Fizeram-se sucessivas adaptações como Fábio Coentrão, Ruben Amorim, Melgarejo, André Almeida... Como explicar esta vertigem?

A questão é que Jorge Jesus exige muitíssimo dos laterais. Têm de defender como defesas de raiz e atacar como extremos puros. Muito do futebol de Jesus assenta na dinâmica das faixas, nas tabelas e trocas de posição constantes entre os laterais e os extremos. Por isso, na época passada, vimos Maxi e Melgarejo muitas vezes a atacar – e Salvio e Ola John a defender.

Mas esta dinâmica obriga os laterais a um esforço tremendo e tecnicamente muito complexo. Ainda por cima numa equipa como o Benfica, em que é proibido falhar.

Dirão os adeptos: se é assim tão difícil, então mude-se a tática! Ora, atenção: nessa dinâmica das alas assenta boa parte do futebol envolvente de Jorge Jesus. Um futebol que, além de espetacular, tem revelado uma eficácia notável: em quatro anos, o Benfica passou de 23.º no ranking europeu para 6.º. Nenhuma outra equipa subiu tanto. Não é, pois, de ânimo leve que se mudarão os princípios de jogo.

Só que é dificílimo encontrar jogadores que cumpram a preceito esta missão. Escrevi há semanas que com Danilo e Alex Sandro o Benfica teria ganho o campeonato e talvez a Liga Europa. Mas os encarnados conseguirão ter laterais a este nível?

-José António Saraiva, jornal Record

2 comentários:

  1. Ainda é cedo para dizer que o Cortez e o Sílvio não servem mas com o resto concordo. As lacunas do Benfica têm sido os defesas laterais e se tivesse uns ao nível dos do rival, o nível da equipa aumentaria imenso.
    "Mas os encarnados conseguirão ter laterais a este nível?" Conseguirão se estiverem dispostos a abrir os cordões à bolsa tal como fazem em relação a avançados/extremos.

    ResponderEliminar
  2. Sílvio não serve... Cortez serve para suplente... gasta-se tanto em extremos e não há dinheiro para defesas laterais? Porquê?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!