quarta-feira, 17 de julho de 2013

Jorge Jesus: O carpinteiro


O Benfica tem um treinador há quatro anos, o que normalmente significa uma vantagem. O FC Porto tem um novo treinador este ano, o que poderia ser um handicap.

Mas o que a realidade nos mostra é bastante diferente. O FC Porto, embora mudando de treinador, parece sempre a mesma equipa. Há jogadores que saem, outros que entram, mas nada parece mudar.

No Dragão cumpre-se a máxima de Lampedusa: “É preciso que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma”.

No Benfica acontece um pouco o contrário. Embora o treinador seja o mesmo, parece que está sempre tudo a começar do zero. Nestes jogos da pré-época assistiu-se a verdadeira revolução, com alterações profundas em todos os sectores da equipa.

No FC Porto, pode haver um novo treinador, podem entrar e sair jogadores – mas nada parece ter-se alterado; no Benfica, parece mudar tudo de época para época.

Este fenómeno tem um segredo.

No FC Porto, o treinador recém-chegado encontra já as peças no sítio e só tem de fazer pequenas mudanças; no Benfica, Jorge Jesus faz o papel de carpinteiro que todos os anos tem de reconstruir a obra desde o princípio.

É certo que Jesus tem muita madeira à disposição. Resta saber até que ponto é que as tábuas vão encaixar bem umas nas outras e fazer uma peça sólida.

Para já, julgo que o Benfica devia ter feito um forcing para contratar Ghilas. Já o disse e repito: ele era o jogador ideal para substituir Cardozo. Sem um avançado de presença forte na área, dificilmente a equipa do Benfica será uma obra acabada. E, já agora, não deixem fugir Salvio!

-José António Saraiva, jornal Record

10 comentários:

  1. Mais um porco a cantar ossanas aos porcos de contumil!
    Comparar o Cardoso ao Ghilas, é mesmo de animal bem esclarecido.

    Esquecer toda a máquina corrupta...

    ResponderEliminar
  2. patriarca disse:


    Será que estes saraivas e outros submissos não têm um dia, uma hora, um minuto, um segundo na vida para serem Verdadeiros, HONESTOS ???!!!!!
    Ele e os outros SABEM com que linhas, aliás com que APITOS, o Porco se Rege e depois RELEVAM a Virtualidade da estrutura bem organizada dos Corruptos e deixam para trás, BRANQUEIAM A VERDADE, A REALIDADE, OS FACTOS.
    Fala, diz o que entenderes, MAS DIZ A VERDADE, NÃO ESCONDAS NADA ou terás medo dos CORRUPTOS, é o que parece ???!!!
    A Verdade é como o Azeite mesmo que a queiras Esconder !!!!!!
    Abaixo os Corruptos e SEUS Aliados !!!!!

    ResponderEliminar
  3. Se até os adeptos do porto sabem que só ganham na trafulhice, porque o que interessa é ficar á frente do Benfica não importa como, vêm estes cromos dos jornais, e apenas para vender papel, cagar opiniões de como aquilo é o expoente máximo da organização e estrutura imaculada do futebol. Já não basta os Portugueses saberem como vai a política do país imagine-se então o futebol. Em relação aos média já se ultrapassou o ridiculo, há muito que se sabe que quem manda na comunicação social são os interesses e para um "cagador" de opiniões manter o trabalho apenas tem de vender a dignidade e trabalhar de joelhos e de cu virado para o dono perante os interesses dos lacaios do sistema. Portugal para onde caminhas !?!?!?

    ResponderEliminar
  4. Vocês só sabem insultar e ver conspirações por todo o lado? O que é que tem o Porto ser beneficiado pela arbitragem (que é um facto) a ver com este artigo? Agora cada vez que se fala do Porto qualquer jornalista tem que começar por dizer que o Porto rouba sempre e só por isso é que ganha??
    Tenham juízo e saibam analisar minimamente as coisas para se corrigirem os erros que nos levaram a perder os últimos 3 campeonatos. Sim, os ERROS, porque não os perdemos só por causa dos árbitros. Tivemos muitas culpas próprias. E mesmo aquilo que se faz bem pode-se sempre melhorar, pelo que a análise é sempre necessária.
    Deixem-se é dessa mentalidade de clube pequenino e vitimizado que eu próprio, que sou benfiquista e fanático, começo a não ter paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo !!!

      Eliminar
    2. Queres dizer que se falhamos por culpa própia, podemos ser gamados

      Eliminar
    3. VIVAM O GLORIOSO COM PAIXÃO, DEDICAÇÃO DE CORAÇÃO CORPO E ALMA PARA NÃO DIZER TANTA ASNEIRA.
      O BENFICA É SÒ FUTEBOL PROFISSIONAL ?

      Eliminar
  5. Um tipo que percebe de bola; comparar Cardozo a Ghilas, demonstra-o sem qualquer espécie de duvida.

    ResponderEliminar
  6. E OS MESMOS BENEFICIADOS, SINCERAMENTE !!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Para os camaradas Benfiquistas que dizem que não existe nehuma conspiração, aqui vai:

    Fruta tropical



    "Enquanto por cá se alarga administrativamente o número de clubes nas Ligas, surgiu a notícia de uma nova modalidade de play-off no acesso ao terceiro escalão de futebol na Nigéria. Duas equipas teriam que vencer folgadamente para subir: Uma - chamada tão ilustrativamente Police Machine - por uns modestos 67 golos, a outra - o Plateau United Feeders - mais esforçadamente por 79 golos.

    Ao intervalo já ambas venciam: uma por 6-0; a outra por 7-0. Na segunda metade, o Police Machine foi mesmo uma máquina, a que certamente não é alheia a origem dos seus jogadores: marcou mais 61 golos. Mas, o Plateau United bateu o recorde e fez jus ao nome de Feeders ao facturar mais 72 vezes (uma média de um golo em cada 38 segundos, praticamente o tempo que leva a tirar a bola da rede, levá-la ao meio-campo e voltar a marcar).

    Os árbitros terão terminado exaustos de apito (para assinalar golos e reposição do jogo), apesar de provavelmente terem realizado uma arbitragem sem mácula. É de admitir que os adversários (Babayaro e Akurba, para que conste) tenham sido fulminados pela mosca tsé-tsé. Consta até que os olheiros que assistiram ao jogo terão tido alucinações.

    Mas, segundo investigações ainda não reveladas, parece que o que houve foi excesso de fruta. Tropical, entenda-se.

    Carambolas, suculentas, coco exótico ao momento, jabuticaba e jenipapo quando necessários, manga recheada com cacau ou mandioca, papaia à discrição, fruta-pão com um bom mamão. E por fim, mas não menos importante, terá havido pitaias, uma fruta escamosa também conhecida por fruta-dragão, cuja planta só floresce de noite e, por isso, é conhecida por dama-da-noite."




    Bagão Félix, in A Bola

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!