terça-feira, 16 de julho de 2013

Caso Cardozo: Vieira não protegeu devidamente Jorge Jesus


Não se conhece a posição do presidente do Benfica sobre Cardozo, que tem a data de regresso a Portugal prevista para hoje. A culpa até pode ser de Paulo Portas, que provocou a crise no Governo e, com isto, levou a que a entrevista com Luís Filipe Vieira já não se realizasse (talvez aí houvesse algum esclarecimento), mas se há silêncios que funcionam como ouro, não é este o caso. Do incidente ocorrido na final da Taça de Portugal só Jorge Jesus falou. O avançado nada disse e o líder do clube da Luz também não. Impunha-se que o tivesse feito, fundamentalmente por duas razões.

Ao manter-se calado, Luís Filipe Vieira não protegeu devidamente Jorge Jesus. Até se compreende que não reagisse a quente. Pelas imagens que vimos da tribuna do Estádio Nacional percebeu-se o desconforto com o que se passou no relvado, mas ao deixar passar semanas suavizou a atitude do paraguaio. A autoridade do treinador não foi reforçada. Era isso que se impunha. Por outro lado, ainda que o caso tenha sido abordado internamente, todo o plantel devia ter sido "posto em sentido" nessa altura. Neste contexto, um aviso público tinha funcionado como uma espécie de validação de regras, que não podem ser ultrapassadas em circunstância alguma, mesmo que os troféus perdidos no final da temporada tenham provocado grande descontrolo emocional em todos. No FC Porto, uma situação desta gravidade era resolvida em três tempos. E isto faz toda a diferença.

Outro erro. Teve de ser Jorge Jesus a fazer um ponto de situação, ao revelar o conteúdo (ou parte) de uma conversa com o presidente das águias. Na entrevista que deu a José Eduardo Moniz, o treinador do Benfica revelou que não pediu a saída de Cardozo. Por se tratar de um "caso disciplinar", JJ devia ter delegado responsabilidades. Já tinha dito o que pensava sobre o assunto mal acabou o jogo com o V. Guimarães, pelo que as explicações tinham de ser dadas por Luís Filipe Vieira. Ao aceitar fazer este "papel", no canal televisivo do clube, não ganhou nem mais credibilidade nem mais respeito. Embora com o apoio total de Vieira, Jorge Jesus parte para a temporada 2013/14 com mais pressão do que nunca. 

O sorteio do calendário da Liga não ajudou, os desaires de Maio ainda não foram esquecidos e o FC Porto pelo que já se viu nos jogos de pré-época e na estratégia de definição do plantel, mostra que não irá facilitar a vida aos encarnados. Bem pelo contrário. 

Mesmo com a mudança de treinador e as saída de João Moutinho e James Rodriguez para o Mónaco, a equipa dos dragões dá - pelo menos para já - mais garantias. A luta, ao contrário do que Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, ainda quer fazer crer, será a dois. 

JJ sabe que, desta vez, não há falhanços possíveis. Nenhum será perdoado. 

- Sandra Lucas Simões, jornal Record, 16 de Julho de 2013

6 comentários:

  1. alguém disse:

    Oh, Sandra lucas, porque não falas e FICAS CALADA daquilo que dizes que sabes sobre o futebol e só falas mal do Benfica, porque a manteres-te CALADA perante factos que se passam no futebol português, é falta de qualquer coisa e já agora aquilo foi SORTEIO da Liga ou os Jogos já estavam "ARRANJADOS" ??!!! Se sabes Diz ou tens medo, mas de falar do Benfica é á fartazana e NINGUÉM te faz mal. Ele há com cada Coincidência, é claro que o Porco tem VANTAGEM há TRINTA ANOS que TEM, é só ver os jogos que são branqueados para se ver se ganham ou lhes são oferecidos. Ética muita. Precisa-se.

    ResponderEliminar
  2. Quanto recebe a puta para debitar bitaites. Sim que para o resto é do conhecimento geral ser de borla!

    ResponderEliminar
  3. A equipa dos ladrões é sim a que oferece mais garantias, sabes porque ?
    São o reflexo da JUSTIÇA PORTUGUESA, SEMPRE A FOVOR DOS GATUNOS, ONDE O CRIME COMPENSA

    ResponderEliminar
  4. O tratamento adequado que a equipa dos corruptos dá é a da ameaça. Por outro lado, estes jornalistas receiam falar deles. Não se esticam muito a falar sobre eles. Dão a notícia e calam-se.

    Por isso mesmo, em vez de continuarem a criticar quem tenta arrumar a sua casa com dignidade, que critiquem quem a faz à base da força corrupta.

    ResponderEliminar
  5. Esta não está a limpar a passarinha antes de mijar! bem sabe ela o que se está a passar internamente. Esquece-se ela que Cardoso é uma mais-valia que precisa de ser tratada com tacto.

    ResponderEliminar
  6. Mas será alguém do Benfica pediu a opinião ás putas e paneleiros avençados. Mas uma a vaca a pedir para ser mungida!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!