quinta-feira, 25 de julho de 2013

António Varela: Falta um Cardozo ao show


As realizações de que Jorge Jesus mais se gaba, no Benfica, já se sabe, não são os títulos, mas a construção de equipas capazes de atingir elevada “nota artística” e que sirvam de engodo a audiências sedentas de futebol-espetáculo; e ainda a fabricação de grandes craques que alimentem os cofres da Luz de mais-valias pujantes para a banca de crédito ver.

Só assim, e depois de três épocas a jejuar, o treinador do Benfica foi capaz de se manter ao leme, mesmo contra a vontade de uma administração vencida pela vontade de Luís Filipe Vieira em preservar o seu “Alex Ferguson”. Mas em 2013/14 a coisa pode fiar mais fino.

Pela primeira vez Jorge Jesus tem todos os ingredientes para fazer uma boa equipa... menos um. Melhor, menos dois. Há defesas-centrais de boa qualidade, em número mais do que razoável; chegaram laterais que não são adaptações e podem dar a consistência defensiva que faltou em muitas ocasiões. Existem, mais uma vez, extremos em doses industriais. E não faltam os “armandinhos” que animam a geral com um repertório de “números” de grande estilo, com Lazar Markovic à cabeça.

O jovem sérvio, de 19 anos, recrutado ao Partizan, pode vir a ser uma das figuras do próximo campeonato se JJ der por bem aproveitadas as duas experiências que já fez: pelo centro, com espaço, Markovic será um caso sério; a partir da esquerda terá menos para oferecer à equipa. E há também Djuricic, que afinal é mais 10 do que se supunha e muito menos 9,5 do que eventualmente desejaria o treinador do Benfica.

O que falta, então, se há tanto e tão bom? Está na cara que as águias estão em défice na relação com o golo. Para além dos habilidosos, falta um matador, um goleador, um avançado... um Cardozo. Porque sem ele até parece que Lima desaprende de jogar, fica falho de acutilância e eficácia. 

Sem um marcador, o espetáculo perde chama e qualquer Peñarol empata a equipa-maravilha. A que também falta um guarda-redes fiável.

-António Varela, Jornal Record

4 comentários:

  1. FICAVA PREOCUPADO SE O BENFICA NÃO CRIASSE OPORTUNIDADES DE GOLO.
    Todos vimos, muitas e boas oportunidades.
    Os GOLOS VÃO APERECER NÂO TENHAM DUVIDAS
    ACREDITAR SEMPRE BENFICA

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo !! O Artur vai de mal para pior .. cada vez facilita mais. :-((
    E um avançado centro onde anda ele ??

    ResponderEliminar
  3. se pensamos menos em nota artística e mais em sofrer menos golos seremos campeões...

    ResponderEliminar
  4. Triste Benficadas este.....Essa conversa da nota artistica e do futebol bonito serve pra embalar miudos de 5 anos.Ate parece que nao fazemos jogos de merda,e que as outras equipas tambem nao jogam bonito e fazem golos bonitos.

    Enfim..Benficadas atingiu o limite do ridiculo.Ja nem falo dos largos anos que ficaram pa tras onde se gasta milhoes e nem uma taca de portugal se ganha desde 2004. Falo so do ano que passou,alguns dizem que foi uma epoca excelente,outros dizem que foi boa...Eu digo que foi umaa GRANDA MERDA. 3 DESILUSOES seguidas,um autentico pesadelo e alguns cabecudos inda tem a lata de dizer que a epoca foi boa....Tenham todos vergonha na cara pah...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!