domingo, 10 de novembro de 2013

Luís Pedro Sousa: Sporting está neste momento ao nível do Benfica


Mais um dérbi que ficará na história. Pela emoção que invadiu as bancadas durante 120 minutos, pelo magnífico hat trick de Cardozo obtido na primeira parte, pela excelente recuperação do Sporting, pelos erros de arbitragem, quase todos só visíveis nas repetições televisivas e claramente com maior prejuízo dos visitantes, e pela fífia monumental de Rui Patrício no lance que decidiu o jogo. Ninguém esquecerá tão cedo a partida da noite de ontem na Luz.

Noutras épocas, noutras circunstâncias, noutra conjuntura, o Sporting estaria agora a carpir mágoas e o Benfica a saborear a glória. Na temporada em curso, e face a tudo o que aconteceu num passado recente, os sentimentos não estão, por certo, tão radicalizados. Os encarnados podem orgulhar-se do mérito que tiveram pela passagem à fase seguinte da Taça de Portugal e até da resposta que a equipa, a cumprir um calendário muito mais exigente em comparação com o do eterno rival, deu em termos físicos. Mas pouco mais do que isso... Os homens de Alvalade, por seu turno, falharam já um dos objetivos unanimemente aceites por toda a estrutura do clube, confirmando, todavia, o crescimento de uma equipa sujeita a um investimento residual, devido aos graves problemas económico-financeiros vividos na temporada anterior.

O dérbi de ontem à noite permitiu tirar duas conclusões importantes, embora longe de serem definitivas. O Sporting está neste momento ao nível do Benfica e uns furos abaixo do FC Porto, o que significa, obviamente, que os encarnados se encontrem também, como aliás este início de época já demonstrara, aquém do rival com quem repartia o favoritismo na luta pelos principais títulos intramuros.

Mas de novembro a maio ainda muito pode ser alterado, até porque o FCPorto não patenteia a coesão e a dinâmica de outros tempos. O clube de Alvalade subirá, por certo, mais um importante patamar de qualidade se conseguir reforçar o onze com um n.º 10 de reconhecida craveira no mercado de transferências que abre em janeiro. O da Luz será mais forte se tiver a arte de promover a adaptação plena dos reforços sérvios e a partir do momento em que voltar a contar com Salvio, o que só poderá acontecer na fase final da temporada.

Resultado à parte, o Benfica-Sporting deve ter deixado, por outro lado, Jorge Jesus e Leonardo Jardim satisfeitos. Um pelos progressos evidenciados nas últimas semanas.O outro pela melhoria praticamente contínua que pode observar na sua jovem equipa.

-Luís Pedro Sousa, jornal Record

1 comentário:

  1. Este gajo é um lirico. Sporting está ao nível do Benfica mas obviamente uns furos abaixo do Porto... Não deve, concerteza, ter visto os dois jogos entre Benfica e Sporting esta época nem ter visto o jogo com o FCP... É que não sei que jogos este pseudo frutado jornalista viu mas eu vi um FCP ganhar ao Sporting com imensa sorte (mais uma vez com ajuda de penaltis) e um Benfica a ganhar ontem com mais de 39 ataques e 21 remates e 4 golos, e no primeiro jogo, uns furos abaixo da exibição de ontem, mas mesmo assim a ser a equipa com mais passe de bola, mais ataques, mais remates, 2 penaltis roubados e um fora de jogo não assinalado que só por acaso foi o que lhes deu o golo. Lirico, anedotico, e paspalho. Não tenho mais adjectivos para o qualificar!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!