sábado, 16 de junho de 2012

Camilo Lourenço critica as declarações de Cristiano Ronaldo no final do jogo com a Dinamarca


Não, este artigo não é sobre os golos falhados por CR7 no Dinamarca-Portugal. Nem tão pouco sobre o que está por trás desse falhanço (pressão de fazer um bom Europeu, para ganhar a Bola de Ouro?). Não, este artigo não é sobre os golos falhados por CR7 no Dinamarca-Portugal. Nem tão pouco sobre o que está por trás desse falhanço (pressão de fazer um bom Europeu, para ganhar a Bola de Ouro?).

É sobre as suas declarações no final do jogo, depois de ser provocado pelos adversários (que gritavam o nome de Messi): "Sabe onde estava Messi nesta altura? Sabe? Estava sendo eliminado na Copa América no país dele. Acho que é pior, não? Eu estou feliz de estar aqui".

Não sei se Cristiano já percebeu que esta lamentável tirada encerra dois erros de palmatória: mostrou ao mundo que Lionel Messi lhe faz sombra e… promoveu a marca concorrente.

Vamos ao primeiro erro. Alguém viu Steve Jobs (ou outro CEO de renome) dar como desculpa, para algum produto menos conseguido, a resposta: "Já viram como estava a Microsoft no ano passado?" Ronaldo, tal como Messi, é uma marca. Só que Ronaldo, a avaliar pelo valor de mercado (valor de transferência, contratos publicitários…), é a marca líder. Como tal, a sua preocupação tem de ser apenas uma: ignorar, pelo menos em público, quem lhe faz sombra.

Agora o segundo deslize. Quando Ronaldo reconhece que Messi (o grande concorrente à Bola de Ouro) o põe sob pressão (e põe, a avaliar pela reacção…), está a dizer ao mundo que a sua marca não tem estratégia autónoma: move-se ao sabor do número dois. Ora uma marca líder não segue ninguém, marca o ritmo ("sets the agenda").

Alguém devia explicar a Ronaldo que não pode contar apenas com o seu "look", os abdominais e a companhia de meninas bonitas para assentar neles a sua marca. Cabeça também ajuda. E, por falar nisso (sim, em cabeça…), Messi deve-se estar a rir…

-Camilo Lourenço, jornal de negócios, 15 de Junho 2012

2 comentários:

  1. Lá tinha este tótó que vir meter o bedelho na bola.

    É evidente que as declarações de Ronaldo foram uma tontice e é óbvio que mostram que se sente pressionado.

    A questão é que, na minha perspetiva, Ronaldo não é um jogador normal. É um jogador que sempre se alimentou de pressão e que quando não a sente procura criá-la sobre si mesmo, procurando sempre a superação.

    Vamos ver como corre. De resto parece-me tontice igual ou maior a moda de dar bitaites sobre a nossa maior esperança de conseguir alguma coisa neste EURO.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Sakanagem está de volta:

    ADIVINHA...ADIVINHÃO...ihihihihih....

    www.sakanagem69.blogspot.com

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!