terça-feira, 10 de julho de 2012

Nuno Farinha diz que não haverá jogos em canal aberto da Liga 2012/13


Começa a ganhar força a possibilidade de não haver mesmo qualquer jogo da Liga 2012/13 transmitido em sinal aberto. 

Nenhuma televisão generalista se interessou ate ao momento pelos direitos do campeonato que está prestes a começar e, aqui chegados, a pouço menos de um mês do início da competição, é improvável que a situação venha a ser alterada. 

Quer isto dizer que apenas a Sport TV, detentora dos direitos, irá transmitir jogos da Liga na próxima época, chegando ao fim o cumprimento dessa recomendação legal (e não obrigação) de haver um desafio por jornada em regime aberto. 

A SIC nem sequer apresentou proposta pelos jogos do campeonato português, tendo renovado há dias os direitos de transmissão da Liga Europa até 2014/15. 

Nesse aspeto, aliás, as coisas têm corrido bem à estação de Carnaxide: há duas épocas FCPorto e Sp. Braga disputaram a final e na última temporada foi o Sporting a fazer uma excelente campanha, com a chegada às meias-finais. 

A TVl, por seu lado, perdeu a Liga mas ficou com um jogo por jornada da Champions até 2015, enquanto a RTP concorre neste momento peIos jogos de qualificação da Seleção Nacional para o Mundial 2014. 

O campeonato, a Taça da Liga e a Taça de Portugal continuam sem comprador e sem sequer interessados. É um claro sinal dos tempos, com certeza, mas também um indicador preocupante para o negócio que alimenta as competições nacionais, que têm vindo a perder alguma da sua força mobilizadora.

Em Março deste ano - já num quadro de grave crise económica na Europa, que inevitavelmente acabará por fazer mossa até nos clubes mais poderosos - o Benfica recusou uma proposta da Olivedesportos que pagava 111 milhões por 5 temporadas (22,2 milhões por época). 

Luís Filipe Vieira, até ver, mantém-se irredutível: 40 milhões ou nada. Mas se não existe, sequer, uma única televisão generalista interessada nos direitos do campeonato nacional,como pode o presidente das águias continuar fixado naquele valor estratosférico para o mercado português? 

Ou será, pelo contrário, que as televisões não avançam precisamente porque a Olivedesportos só pode "vender" o Benfica por mais um ano?» 

- Nuno Farinha, jornal Record, 10 de Julho de 2012

2 comentários:

  1. o problema é a sportv so ter o Benfica por + 1 ano,kem da a ganhar dinheiro e traz publicidade é o Benfica,nao os outros basta ver audiência ke os outros tem!! o presidente meta os jogos no canal do benfica ke mt da publicidade da sportv vem pr o benfica....kuando começou o canal do Benfica so th publicidade da meo e pt,agora ja existe mt variedade de publicidade

    ResponderEliminar
  2. O NF apenas tem uma boa qualidade como jornalista: é do Barcelona. No resto acho que é fraco a deduzir mas forte a criticar, em particular o plantel do Benfica. Se dependesse dele, o Benfica só tinha de Messis para cima...

    A minha opinião está formada há muito: esta lenga-lenga do Sr.º Vieira não é mais do que um jogo para anestesiar os sócios antes das eleições para renovar depois das eleições.

    Convenhamos que ele queria anunciar a renovação com a Olivedesportos em Maio. Mas era preciso que tivesse ganho o campeonato. Ora os seus amigos, os da Olivedesportos e os do Porto, não deixaram com proençadas e benquerençadas. Assim ficou com uma batata quente nas mão ...

    Se a renovação acontecer, como penso que vai acontecer, acaba-se o estado de graça de Vieira perante os sócios que finalmente vão perceber que este projecto de Vieira não é mais do que a subalternização do Benfica aos poderes dominantes do futebol e da economia desportiva.

    Como tenho defendido há anos, enquanto os otários esperam o milagre.

    Se me enganar, o que desejo do fundo do coração, abre-se uma nova era na relação do Benfica com a envolvente futebolistica. Qual? Se verá em função da opção tomada.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!