quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nuno Santos despede Júlio Machado Vaz do Trio de Ataque


Porque há assuntos difíceis de abordar em minuto e meio de directo e o Murcon sempre foi o meu "Diário da República", passo a expor o seguinte:

1 - Ontem ao fim da tarde fui contactado telefonicamente pelo Director de Informação da RTP, Nuno Santos. Pediu-me desculpa por o fazer no dia do programa, mas julgava ainda ir o Trio para o ar na próxima semana.

2 - Disse-me que o programa iria ser reestruturado em Agosto e que nesse contexto eu abandonaria o painel. Já que lhe pertencera a ideia de para ele me convidar, considerava responsabilidade sua informar-me dessa decisão a tempo de me despedir dos espectadores. Gentil, acrescentou que pessoalmente apreciara bastante a minha prestação durante os dez meses transcorridos.

3 - Não me adiantou qualquer explicação para a decisão tomada, nem eu a solicitei. Por duas razões simples: não ser desejado chega e sobra para não querer integrar o Trio e, atendendo à opinião favorável de Nuno Santos, só resta uma explicação possível - a Instituição RTP estava a ser prejudicada, leia-se, o meu estilo de intervenção prejudicou as audiências. Faço televisão há 23 anos, contra (esse) facto não há argumentos. Qualquer outra hipótese resvalaria para a teoria da cabala e eu recuso-me a entrar nesses jogos de sombras.

4 - Agradeci, primeiro, aos benfiquistas. Porque ao longo destes meses me apoiaram ao vivo e através das diversas tecnologias, por vezes queixando-se do meu estilo soft:), mas jamais duvidando da minha paixão pelo clube. Encontrar-nos-emos em bancadas de estádios e cafés com TV, roendo as unhas pelo Glorioso.

5 - Mas também agradeci aos adeptos de outros clubes, que me abordaram quotidianamente, para dizerem que discordavam de uma afirmação ou apenas da minha opção clubística, mas apreciavam a minha tentativa de ser isento e aplicar ao Benfica os critérios aplicados aos adversários (e não inimigos). Fiquei-lhes especialmente grato, pois continuo a pensar que é impossível sermos lúcidos em relação aos outros se o não formos no que nos diz respeito. Nunca estive no programa para defender o Benfica sem critério, cegamente, arriscando o ridículo que, na minha opinião, mancharia a imagem de um clube - qualquer clube! - que se diz casa de gente livre. E o Benfica tem uma longa tradição de liberdade, mesmo em tempos difíceis... Procurei, simplesmente, ser um benfiquista que pensava o futebol inserido num contexto mais vasto, as "coutadas privadas" com regras próprias não me agradam.

6 - Quero agradecer as palavras do Hugo Gilberto, do Miguel Guedes e do Rui Oliveira e Costa antes do programa, se o tempo o permitisse não tenho dúvidas que as repetiriam em directo. Desejo-lhes tudo de bom, bem assim como ao benfiquista que me substituir.

7 - A vocês, um enorme obrigado pelo privilégio de sempre terem aceite os diversos números do "Diário da República" como passíveis de conterem erros, mas não falsidades deliberadas.


-Júlio Machado Vaz, no blog http://murcon.blogspot.pt

4 comentários:

  1. Ou saia o snr.Julio Vaz ou o snr levava um pontape no traseiro e/ou nas piores das hipoteses (improvavel) o vaidoso murcon nao aparecia mais na TV.

    ResponderEliminar
  2. Nuno Santos como adepto do FCP, pode ser uma extensão do FCP na RTP. Não sabemos.

    Como nunca saberemos os critérios da RTP, que curiosamente só faz rodar os representantes do Benfica.

    Quanto às razões do Dr.º Vaz, olhe, não sou apreciador das suas opiniões desde os tempos que desancava em Vale e Azevedo. O tempo não lhe deu razão. O Benfica está como está porque deve 255 milhões à Banca. E JVA recebeu o clube como recebeu: com dividas de milhões e receitas de tostões.

    Na matéria especifica em questão, como não vejo programas de Trios, porque desisti de aprender alguma coisa com os representantes do Benfica e com os dos "outros" clubes, fico com aquela sensação de impotência de não lhe poder dizer umas quantas coisas. Então não vejo.

    Do que aqui diz, fico com a duvida: será que algum dos dois representantes dos "outros" clubes também foi abordado na rua porque não gostam da filiação clubística deles? Ou porque são parciais e pouco sérios nas suas análises?

    Se calhar não, porque eles nunca se referiram a isso. Então temos de pensar no alcance da sua mensagem e porque razão cultiva entre os telespectadores uma ideia de fragilidade que leva as pessoas a galvanizarem-se. Só consigo ...

    ResponderEliminar
  3. Hoje em dia em Portugal, ser-se benfiquista é CRIME! Lamentável esta situaçãoo…até porque sem o Benfica, muitos jornaleiros, opinadeiros, apitadeiros e outros eiros que tais, perderiam o seu ganha pão. Mas são tão burros e ou acham-nos a nós burros, que não entendem o que estão a cavar – o seu próprio fim!
    Pelo que já li, parece que é o Gobern que vai ocupar o lugar! Gosto dele e da sua fina maneira de aplicar a sua argumentação. Mas gostaria mais se ele, perante a desconsideração a que foi sujeito por uma atitude sem importância, recusasse o convite. Ou então, aceitasse mas com a condição de que a RTP se retratasse e publicamente pedisse desculpa a Gobern e aos benfiquistas! Assim, fica sempre uma sensação de subserviência e servilismo!

    ResponderEliminar
  4. EU SOU BENFIQUISTA FERRANHO MAS ACHO QUE O DR. JULIO VAZ NÃO ERA A PESSOA CERTA PARA ESTAR NAQUELE PROGRAMA A DEFENDER O NOSSO BENFICA ESSE PROFESSOR É UM GANANCIOSO APESAR DE SER RICO SÓ VIVE PARA O DINHEIRO E SÓ QUER DINHEIRO NEM QUE SEJA Á CUSTA DE ENGANAR O PRÓXIMO E MESMO QUE NÃO SAIBA FAZER OS LUGARES POR ISSO FOI BEM FEITO TER PASSADO PELA HUMILHAÇÃO PÚBLICA DE TER SIDO DESPEDIDO PODE SER QUE ISTO LHE FAÇA BAIXAR A CRISTA.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!