terça-feira, 13 de agosto de 2013

Benfica TV: Vamos devolver o futebol às três da tarde


Cara Benfica TV, venho por este meio comunicar uma ânsia partilhada por milhões de benfiquistas. Sim, sou uma espécie de oráculo da nação. E a gloriosa nação está a dizer o seguinte: sem a pressão noctívaga da Sport-TV, a nossa equipa pode voltar a um horário decente. A bola é à tarde, não à noite. 

O futebol é um jogo de família, é um ritual para pais, filhos, netos e avós. Ora, como se perceberá facilmente, essa partilha familiar só é possível à tarde. Imagine, minha cara amiga, que há um jogo ao Domingo que termina às onze da noite. Eu nunca levarei a minha filha para um jogo com esse horário de boate, até porque ela terá escola no dia seguinte. O horário do Benfica, o clube do povo e não sei quê, não pode continuar a ser o horário nocturno que mata a magia do futebol às três da tarde.

O nosso grito do Ipiranga televisivo, caríssima Benfas-TV, só faz sentido se a equipa regressar à mística dos jogos à tarde. Sim, a mística não é só uma coisa de balneário, também pertence ao terceiro anel. E, na pobre cabeça de milhões de benfiquistas, o terceiro anel é sinónimo de três da tarde. 

Eu, por exemplo, só consigo associar os jogos do campeonato à tarde de sábado ou domingo. Perguntam-me várias vezes "ó doente, porque é que não vais mais vezes à bola?". De facto, é um pulinho de metro. 

A razão é simples: ir à bola só funciona à tarde. Um sujeito manja o almoço de sábado ou domingo e zarpa com a família para o estádio. É um ritual. Foi assim que aprendi com o meu pai. Como quase todos os benfiquistas, entrei pela primeira vez no velho Estádio da Luz num domingo à tarde. 

Foi o Benfica-Farense da época 90/91. Ainda me lembro do onze-base: Neno ou Silvino, Veloso, Ricardo, William, Schwarz, Paulo Sousa, Paneira, Valdo, Thern, Pacheco e Águas ou Magnusson.

Eu respeito os benfiquistas que vão à bola às 21h de um sábado ou domingo. Mas eu não consigo, porque esse horário coloca a família e o Benfica em colisão e, como já expliquei, o Benfica só faz sentido em família. 

É assim tão difícil compreender isto? Quando decidimos ver o jogo em casa, a hora é indiferente, vemos à tarde ou à noite. Até podia ser de manhã. Mas, se a vontade é ir ao estádio, a hora do jogo não é indiferente. 

Caríssima Fox da gloriosa nação, escute com atenção este oráculo amigo: a nossa independência televisiva só faz sentido se devolvermos o futebol às três da tarde.

-Henrique Raposo, jornal Expresso

6 comentários:

  1. Apoiado a 10000% se os jogos forem às 15/16horas é muito provável que eu e a minha família, por sinal todos benfiquistas nos metamos no popó num dia de manhã e vamos ver o Glorioso, pois sabendo que o jogo àquelas horas nos permite chegar a casa por volta das 22h00 e no dia seguinte não haverá desculpas para mau humor por uma noite mal dormida. Se assim for o estádio da luz começa a ter aquelas enchentes que amedrontam os adversários e não só ....... e para bom entendedor meia palavra basta

    ResponderEliminar
  2. Eu percebo o vosso lado...

    Mas não era uma decisão inteligente por parte do benfica, uma vez que temos os direitos da premier league (como é que transmitiriamos os jogos da premier? já os pagamos, nao podemos meter o benfica ao mesmo tempo)...e depois temos de fazer concorrência aos jogos que vão dar na sporttv...ou seja, se o porto jogar às 8 ou 7 na sporttv, deviamos pôr o jogo do benfica à mesma hora, para fazer-lhes concorrencia, o mesmo se passa com outro jogo importante da sporttv...

    ResponderEliminar
  3. TENHO SAUDADES DO ANTIGO ESTADIO DA LUZ, A MAIOR È VÊR OS JOGOS A LUZ DO DIA.
    Sair de casa para tomar café as 8,9 da manha e dasafiar dois ou tres amigos para fazer 300 km para cada lado,e estar em casa para jantar entre as 21,22 horas.

    ResponderEliminar
  4. Sobre o tema tenho a opinião que será quase impossível essa transmissão acontecer a essa hora,pois continua a haver interesses comerciais e talvez outros que o Benfica não domina.
    A Benfica TV vai ajudar a dar informação do que se passa no dia a dia do Clube,mas só com vitórias desportivas é que será reduzido o atraso dos últimos vinte e cinco anos para com o nosso principal opositor.Sempre são 42 troféus contra 13 que temos de atraso,diferença que nunca julgava ser possível de acontecer.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que 3 da tarde tambem e muito cedo,para quem vai ao estadio e melhor,principalmente para gajos como eu que tinha que partir do norte e chegavam a casa de madrugada,mas eu pessoalmente gosto dos jogos a noite, faco disso o meu serao,acabo de jantar,vou ate ao cafe...ou vou jantar ao restaurant e vejo por la,ou sento me a lareira a ver,durante o dia as pessoas tem outras coisas pra fazer.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!