sábado, 24 de agosto de 2013

Rui Santos: Vieira recolocou Rui Costa na crista da onda

 

Luís Filipe Vieira quebrou o silêncio (ontem, à noite, na Benfica TV) e mostrou à saciedade que o seu maior problema é, na verdade, o entendimento sobre o futebol. Confessou mesmo que não entende de tácticas nem de “scouting” e recolocou Rui Costa na crista da onda, apontando o dedo a quem tem a responsabilidade de escolher os jogadores. Quer dizer: Vieira quis dizer que, se alguma coisa correr mal no futebol, esta época, o lote de culpados deve incluir o nome de Rui Costa. O que é uma relativa novidade, nesta errática gestão de egos e protagonismos. Ora o regime é super presidencialista, presidencialista ou semi presidencialista, conforme a sensibilidade (momentânea) de Vieira, que está a atravessar o período mais difícil desde que é presidente dos encarnados.

Os benfiquistas reconhecem-lhe o esforço e o mérito no conserto dos estragos provocados pela “gestão” de Vale e Azevedo, mas os sócios e adeptos exigem mais, de acordo aliás com as expectativas criadas pelo próprio Luís Filipe Vieira: conquistar títulos para quebrar a hegemonia do FC Porto, que continua na sua senda vitoriosa.

Na entrevista de ontem, a sensação que se colheu é que Vieira se quis colocar num patamar “acima” do futebol. O Benfica é, de facto, uma grande “marca” e um imenso universo, mas quem falhar o futebol falhará, igualmente, o Benfica. É isso que Vieira parece não querer entender.

Os benfiquistas revêem-se em “empreendimentos” como a Benfica TV e o Museu, mas não chega. Os benfiquistas querem o Benfica campeão e querem ver o Benfica à frente do FC Porto.

Tal como Jorge Jesus, o presidente LFV esteve muito perto do paraíso, mas – ao perder o campeonato, a final da Liga Europa e a final da Taça de Portugal, tudo em muito pouco tempo – acabou a época passada no inferno.

Normalmente, nestes casos, atribui-se a responsabilidade (quase total) ao treinador. Jorge Jesus é, hoje, um técnico muito menos popular do que era junto dos benfiquistas, mas estes sabem que alguns erros de planeamento, quase todos motivados por uma deficiente abordagem ao mercado, não têm apenas a ver com o treinador.

De resto, foi Luís Filipe Vieira quem prometeu, na última campanha eleitoral, a conquista de 3 títulos nos 4 anos de mandato. Ontem, na entrevista, tentou, atabalhoadamente, alargar o período para 5 anos (!). O “quase” da época passada não conta para a contabilidade, pelo que – se não for campeão nacional no final desta temporada – estaremos perante o maior falhanço entre as promessas realizadas (e algumas já cumpridas) por Vieira. E esse falhanço é aquele que colide com mais força com os anseios e ambições dos benfiquistas.

Os sinais não são bons. A derrota no Funchal apenas veio provar aquilo que a pré-época indiciava: jogadores pouco focados e concentrados, uma equipa desligada, um balneário sem o “cimento” necessário para assegurar coesão e solidariedade. Razões próximas para essa realidade o fraquíssimo trabalho directivo para não deixar passar a ideia de que o mercado impõe as suas leis, sem nenhum tipo de moderação firme por parte do presidente e a gestão do “caso Cardozo” e o seu efeito-piranha na cabina.

A“resolução” do “caso Cardozo”, ontem decretada por Vieira, é risível (à porta da cabina): “tomem lá o Cardozo, está devolvido, e agora amanhem-se. Não consigo vendê-lo, amanha-te, ó Jorge!”

Amanhã, na Luz, no dia histórico em que a Benfica TV transmite o primeiro jogo da equipa a contar para o campeonato, a pressão será grande. Ou os encarnados começam a resolver cedo a equação Gil Vicente, ou o “tribunal da Luz” vai começar a ditar as suas sentenças. Todos têm a noção que o campeonato 2013/14 pode acabar para o Benfica à 3.ª jornada, em Alvalade.

Vieira tem, neste momento, entre outros, dois grandes problemas:

1) Não exactamente a renovação do contrato de Jorge Jesus, mas os termos em que renovou esse contrato;

2) As vendas a operar, num momento em que se sente – nem mesmo num quadro de “zero saídas” – um plantel (ainda) não totalmente equilibrado.

Acresce que, no final da primeira semana de Setembro, o plantel poderá ficar amputado de várias unidades. Tem-se falado de Garay, Salvio, Gaitán e Matic, já para não citar Cardozo. E, nesse contexto, estamos a falar de um Benfica bem diferente. Que poderá resistir às saídas de Garay e Gaitán, mas estará muito menos preparado para ficar sem Salvio e, principalmente, Matic.

Creio, aliás, que os benfiquistas não aceitariam, esta época, a venda de Matic abaixo da cláusula de rescisão. O sérvio é, neste momento, o coração e o pulmão da equipa. Se as coisas correrem mal até à 3.ª jornada, isto é, com perda de mais pontos, não vejo forma de Matic sair, sem que isso corresponda a uma rebelião contra Vieira.

São problemas a mais para resolver, a maior parte dos quais poderiam ter sido evitados.

-Rui Santos, Jornal Record

4 comentários:

  1. E parte da grande temporada passada, com 3 (quase) títulos devem-se a dois gigantes no meio-campo: Matic e Enzo Pérez, que foram espremidos até para além do limite, "graças" ao "Duo Dinâmico", entre vendas e não chamadas e consequente rotação. Já chega!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. MAIS UM DOS MESMOS, NÃO È SÈRIO SE FOSSE DIRIA A ÈPOCA 2013/14 COMEÇOU COMO TERMINOU, MARITIMO BENEFICIADO, SETUBAL ROUBADO EM BENEFICIO DO MESMO " SUPER LADRÕES"

    ResponderEliminar
  3. Este artista não muda nunca o seu discurso!!não sei como lhe dão tempo de antena na SIC!!è mais um dragarto antibenfiquista frustrado.
    IMPORTANTE mesmo é Benfiquistas o seguinte, pois é aí que tudo se irá decidir:
    Qual é o objetivo da Benfica Tv?
    -Ganhar bastante mais do que lhe era proposto pela SportTV.
    -Enfraquecer a Sport TV (SportTV FCP/SCP),menos clientes ,menos dinheiro a distribuir pelos Dragartos.
    -Não sermos penalizados com as imagens que só mostram o que lhes interessa (anti-Benfica).
    -Obrigá-los a baixar os preços de assinante.
    -E nós se queremos ser GRANDES é IMPERATIVO que deixemos de pagar a Sport Tv(os jogos fora veem-se em casa de um amigo,café,internet ou outro local...não podemos ir em grupo com a sportv live(SportTv ZERO).
    -Jogos do Benfica sempre ás 15/16 horas de forma a enchermos o Estádio,e fazer dele o Inferno da luz para as equipas contrárias e para os árbitros.
    Se estivermos unidos,podemos ser 300.000/400.000,e ai com mais 5€ mês(eles baixam o preço e nós subimos)podemos deixar de vender os nossos craques,mais tarde ou mais cedo, começamos a ganhar e ninguem nos pára,este ano vão querer deitar-nos ainda mais abaixo, com as arbitragens do costume, e nos jogos fora vão mostrar tudo e mais alguma coisa, que puderem,mas quando dinheiro começar a ter de ser reduzido por aquelas bandas,o império da corrupção e dos avençados jornalistas,irá desmoronar-se... e estes PAPAGAIOS...vão acabar por ficar a falar sozinhos,ou...a escrever para eles.
    Adiram sem falta á BENFICATV e cortem tudo com a sporttv


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou dizer, nos jogos fora temos as CASAS DO BENFICA MAIS PROXIMAS.
      CONCORDO PLENAMENTE

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!