sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Qualidade dos defesas laterais do Benfica tem sido medíocre


Melgarejo a caminho do Liverpool, por empréstimo... (ou seja: à experiência, a ver se o Liverpool decide nele investir alguns milhões). Inesperada saída da Luz, inesperado rumo. Porquê?

Jorge Jesus, após um ano apostando na adaptação de avançado a defesa-esquerdo, deixou de acreditar em progresso de Melgarejo na sua nova função?

Jesus não acredita e um dos gigantes de Inglaterra acredita?!... Melgarejo incluído noutra transferência?

Segunda hipótese (pouco crível): será que, de forma menos aceitável, Melgarejo se mostrou solidário com o compatriota Cardozo, tão exaltado no Jamor e atacando o treinador por ter posto em campo André Almeida em vez de... Melgarejo?

Qu será que Jorge Jesus, face ao excesso de estrangeiros no plantel de topo (22!; na Champions, 17 é limite), simplesmente decidiu iniciar cortes por defesa lateral? 

Bem estranho, até porque, no exagerado lote de defesas-centrais (6), só Steven Vitória é português. 

No entanto, há largos anos, até antes da era Jorge Jesus, que o Benfica pouquíssimo liga à qualidade de defesas laterais, mantendo-a ao nível de medíocre. 

Já longínqua a exceção: Léo. Sim, houve Coentrão, mas porque Jorge Jesus, em último recurso, conseguiu fazer brilhar quem era extremo muito limitado... Depois, Emerson e Capdevilla (somados, não davam um... sequer razoável); seguiram-se Luisinho e Melgarejo (tentativa de decalcar transfiguração de Coentrão ficou-se por... sofrível). Sabe-se que Jesus nunca quis Capdevilla (em fim de carreira, já quase não jogara na época anterior; não veio a recuperar brilho no regresso a Espanha... ) e que não foi seu o interesse por adquirir Luisinho ao P. Ferreira...

Defesas laterais: já crónico calcanhar de Aquiles do Benfica. Gostaria de perceber se por máxima responsabilidade do treinador, não indicando futebolistas que preencham tal buraco, ou de quem, eventualmente, não lhe faça a vontade. Ora, no futebol moderno, defesas laterais são importantíssimos na dinâmica de grande equipa. 

Aí, o FC Porto tem dado banhos à concorrência nacional: de Álvaro Pereira, Sapunaru, Fucile a Danilo e Alex Sandro. O Benfica esteve na liça por Álvaro Pereira, Danilo e Alex Sandro, mas considerou-os demasiado caros. 

E é muito por aí (mais Falcão, James, Mangala noutros exemplos de sprints ganhos ao rival da Luz) que o FC Porto se tem imposto: os seus pontos fortes, e os frágeis no maior rival, vindo ao de cimo nos decisivos momentos. 

Vá lá perceber-se porquê, o Benfica que tanto investe em avançados, sobretudo extremos, desliga-se de defesas laterais realmente bons...; uns porque são caros, outros quiçá por não serem detetados... - enfim, essa cada vez mais importante área de equipa a sério (defender bem e bem saltar para o ataque) é, no Benfica, sistematicamente menorizada! 

Sem percorrer o mundo, ficando-nos por cá e a baixo custo, Jorginho (Beira-Mar-Sporting-SC Braga) e Jefferson (Estoril-Sporting), distantes, é certo, da galáxia dos titulares portistas, internacionais do Brasil, são, quanto a mim, muito superiores a Luisinho e Melgarejo. Agora, o Benfica adquiriu Sílvio e Cortez. Deve melhorar. A ver vamos se substancialmente.

O mesmo se aplica a outros crónicos défices na Luz. 

Guarda-redes: de Roberto (que posterior novela!) à falta de concorrente para espevitar Artur (o tão promissor Oblak irritou-se com novo empréstimo - Jesus afirmou não querer outro estrangeiro como guarda-redes suplente; já se arrependeu?). 

Médios: toda uma época apenas com Matic e Enzo, fazendo milagres (a caixa de velocidades do menino André Gomes virá a conseguir passar de 2.ª, aqui e além de 3.ª ?); agora, importante regresso de Rúben Amorim, mas terrível cutelo se Matic sair (até na pré-época tem sido flagrante: sem ele em campo, a linha média afunda-se). 

Markovic parece ser excelente reforço. Sobre Sulejmani, Djuricic e 3 novos defesas-centrais (Lisandro, Steven e Mitrovic), apenas expectativa positiva. 

Mas estas aquisições terão apontado sobretudo à perspetiva de Salvio, Gaitan e Garay saírem... 

Qual o melhor defesa do plantel? Garay. 

Qual o melhor médio? Matic (ninguém para o render em específica/fundamental função). 

Qual o melhor extremo? Salvio. 

Qual o melhor avançado de grande área? Cardozo. 

O potencial do Benfica para a nova época será definido por quantos deste núcleo crucial irá perder. 

- Santos Neves, jornal A Bola, 1 de Agosto de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!