sábado, 17 de agosto de 2013

Rui Santos sem meias medidas: "A hegemonia do FC Porto foi construída em cima do tapete da Olivedesportos"

 

Começou a Liga portuguesa 2013/14, que corresponde ao ano I de um novo ciclo que promete dominar as conversas dos adeptos nos próximos meses e até nos próximos anos: a transmissão dos jogos realizados no Estádio da Luz pela Benfica TV. Vai ser um pouco estranho ver um Benfica-Sporting ou um Benfica-FC Porto na Benfica TV (em ambos os casos, isso só acontecerá, curiosamente, na segunda volta do campeonato), mas as pessoas habituam-se, até porque não acredito que sportinguistas e portistas deixem de ver esses grandes jogos, só porque são transmitidos pelo canal televisivo de um dos seus crónicos adversários. 

E se, debaixo do regime de austeridade a que quase todos estamos sujeitos, este novo quadro de consumo obrigue portistas, sportinguistas e adeptos de outros clubes a deslocarem-se para as casas dos benfiquistas para assistirem aos jogos (sem pagar), talvez se possa ambicionar, no mínimo, a um maior entendimento e convivência entre simpatizantes de clubes rivais, o que seria muito bom para uma maior disseminação do "espírito desportivo" e do fair play...

Temos, portanto, uma nova realidade, que colocou em causa, finalmente, o monopólio da Olivedesportos. Sabem os leitores mais atentos, e aqueles que me seguem com maior regularidade nos comentários públicos, da minha oposição à fermentação dos efeitos deste monopólio.

O regime limitou-se a aproveitar aquilo que o deixaram fazer (os clubes, o Estado e a Banca), mas é bom de ver que, com o passar do tempo e com a acumulação de prejuízos na área do futebol profissional, o "oliveirismo" transformou-se numa espécie de grande "central de influências", com clara prevalência não apenas nos clubes (mesmo até no Benfica), mas também na FPF, na Liga e no tecido político-partidário. O Benfica, considerando a dimensão da sua marca, não só não ganhou nada - no plano financeiro - comparativamente a outros emblemas, como foi no engodo de uma certa dialéctica que teve o condão de proporcionar diversas vantagens ao FC Porto. 

A hegemonia do FC Porto foi construída em cima do tapete da Olivedesportos. Mérito (até certo ponto) do FC Porto e da Olivedesportos e demérito do Benfica, que cumpriu o papel de "mulher enganada" durante muitos e longos anos.

Sou a favor do sistema de centralização dos direitos televisivos, através da Liga ou de uma outra solução tutelada pelos clubes, e, portanto gostaria que a concorrência se estabelecesse através de mecanismos mais amplos e mais plurais. Não sendo possível, este cenário que ora se coloca, da Benfica TV x Sport TV, é bem melhor do que a perpetuação do monopólio. Mas este cenário, sendo melhor do que o anterior suscita desde logo muitas ínterrogações, sobretudo a quem não é do Benfica ou não vê o futebol de uma forma absolutamente unilateral.

A questão que vai ser mais discutida tem a ver com o tratamento das imagens e com os critérios editoriais subjacentes à (não) apresentação dessas imagens, as quais podem ser decisivas para classificação dos árbitros e também para a aplicação de castigos, na esfera disciplinar. Dirão os benfiquistas e os seus responsáveis que isso já acontece com a Sport TV. Mesmo aceitando esse facto como (meio) verdadeiro, o Benfica tem aqui uma oportunidade de ouro para não fazer aquilo que tanto criticou no passado, uma vezes com razão, outras vezes sem ela...

Em caso de polémica - e o assunto tem tudo para suscitar amplas polémicas...- quem vai assumir o papel de regulador? A Liga? A FPF? A ERC? Parece-me claro que está tudo à espera que impere o bom senso dos responsáveis do Benfica. E... se não houver bom senso?

A primeira jornada da Liga 2013/14 concentra a maior parte dos jogos para este domingo, à tarde. É uma boa notícia, que privilegia a vontade da maioria dos adeptos. O futebol deve ser defendido como um desporto para a família e os jogos, na medida do possível, sem esquecer as condicionantes europeias, devem ser realizados ao fim de semana. O Sporting de Bruno de Carvalho defende esse princípio e o Benfica, dono dos seus direitos, forçou a estreia na Luz (para o campeonato), no domingo, 25, às 17.45, frente ao Gil Vicente.

O "oliveirismo" não deu tréguas em relação a esta matéria: usou e abusou dos calendários, de sexta a terça-feira. Em nome da suposta protecção do "negócio". Um certo negócio. Sem nenhum respeito pelo consumidor. 

- Rui Santos, jornal Record, 17 de Agosto de 2013

9 comentários:

  1. Rui Santos começa a dar uma cambalhota...mas ainda o vamos dar mais cambalhotas. Então defendia a verdade desportiva com imagens televisivas e agora as imagens da BenficaTV já são suspeitas? Se tem algo a dizer que o diga depois e não fale antes pois o que se pretende é condicionar quem vai fazer os comentários nas transmissões da BenficaTV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a benfica tv ate linhas de fora de jogo ja manipulou. se uma televisao ou jornal fala bem do slb e ignora o fcp é imparcial dizem voces. se da as verdades ja é do porto.. voces falam de corrupçao quando o unico clube com corrupçao provada é o vosso, basta ver todos os arbitros que foram irradiados em portugal. foi facto, em jogos do titulo a roubalheira foi tao grande que alterou a verdade desportiva. dai a irradiaçao. o ultimo ate um automovel recebeu dias depois do slb fcp

      Eliminar
  2. As imagens da Benfica-TV servem do mesmo modo que serviam as da SPORCA-TV.

    Tenho a certeza que a Benfica-TV nunca, mas nunca fará linhas tortas e oblíquas nos foras de jogo.

    Para mim, a estocada de lagardere no chulo mamão, vale uma catrefada de títulos.

    ResponderEliminar
  3. "O tratamento das imagens". Que tal haver regras bem definidas? Sabem o que é, senhores da "equidade desportiva" quando o assunto é Benfica? Ou agora vão dizer que as transmissões (número de câmaras e repetições) num Porto-Benfica ou num Benfica-Sporting é igual ao de um Olhanense-Gil Vicente? Mas é claro, AGORA (Benfica TV) é que o descubriram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois esse é um grande argumento a atirar à cara desses hipócritas. Quando a "Soporto Tv" fazia tudo quanto queria das imagens ninguém se inflamava. Agora, qual "p*tas sérias" é que se lembram. Isto em psicologia poderá ser explicado. Queixam-se nos outros dos seus próprios delitos.

      Jorge Silva

      Eliminar
  4. Este gajo sabe do que fala,esta a pensar no FC Olivedesporto

    ResponderEliminar
  5. Grande descoberta! De manipulações de imagem sabe a SporTV, daí o receio.

    ResponderEliminar
  6. A diferença entre um cagalhão iluminado e o paneleiro do rui, o cagalhão brilha mais de resto a merda é mesma!

    ResponderEliminar
  7. A verdade desportiva, que tanto procuram, nunca vai singrar com isto da Benfica-TV . Se acusam a Sport-TV de ser tendenciosa o que é a Benfica-TV com os seus comentadores tão profissionais que mais parecem ter sido pescados do tasco mais próximo?
    Aprendam que a hegemonia do Futebol Clube do Porto tem a haver com a sua superioridade dentro do campo e com uma gestão exímia fora dele.
    Deixem as desculpas para o não ganharem de lado e enfrentem as coisas de acordo com a realidade. Serem os coitadinhos de Portugal já chateia.
    Mas até compreendo, afinal de contas, perderam tudo aos 92, 5-0 , 1-2, campeões sem luz, com rega, etc...
    A inveja é lixada meus amigos, nem todos podem ser o melhor clube e o clube com mais títulos de Portugal e do século XXI .

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!