quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pedro Santos Guerreiro: Vieira tem prometido muito mais do que aquilo que dá aos Benfiquistas


Uma jornada não é nada e, no entanto, pode ser tanto. O primeiro fim de semana desta época já deu para pôr a cabeça de Jorge Jesus no cepo, lançar suspeitas para cima da arbitragem do FC Porto e pasmar com o Sporting. O verão passou num instante.

A grande notícia é o arranque do Sporting. Podemos encontrar mil razões para desvalorizar o feito, da fragilidade do Arouca à sorte em alguns lances, mas é como dizer que o crescimento do PIB no dobro do que se esperava não foi uma coisa boa. Claro que foi. E claro que este Sporting mostra o que não mostrava há anos: garra. Falta-lhe consistência, ritmo, banco, essas coisas todas, mas Bruno de Carvalho e Leonardo Jardim começam bem e merecem aplauso. Assim seja: que haja alegria e Sporting a sério neste campeonato em vez da tristeza listada de verde dos últimos anos.

O FC Porto beneficiou com a arbitragem mas mereceu ganhar. Não há muito mais a dizer: a equipa parece certa como um relógio suíço, eficaz como uma máquina alemã e endiabrada como uma festa sul-americana.

A má notícia é a do Benfica. A tolerância era muito baixa, depois dos três desaires finais (num final inexplicável) da última temporada. Luís Filipe Vieira já deve ter mandado lavar o chicote e Jorge Jesus já deve ter as costas frias, porque a derrota na Madeira destapou de imediato todos as feridas que, como é agora evidente, as férias não curaram. O Benfica não jogou mal: joga mal; a equipa não estava num dia mau, estava como está sempre, deslaçada; e o problema Cardozo é, provavelmente, o problema balneário. Jesus não está ainda arrumado, mas é bom que perceba que está a ser arrumado. E da mesma maneira que a vitória da equipa de Leonardo Jardim é a vitória de Bruno de Carvalho, a derrota de Jorge Jesus torna-se na derrota de Luís Filipe Vieira.

Os adeptos gostam tanto de ganhar e amam tanto os seus clubes que perdoam tudo da sua memória quando as coisas voltam a correr bem. Veja-se a euforia dos sportinguistas, que têm sido torturados nos últimos anos. E veja-se a exigência dos benfiquistas, que têm dado tanto ao clube que, na verdade, vai prometendo muito mais do que dá.

-Pedro Santos Guerreiro, jornal Record

6 comentários:

  1. ele cimento cumpre sempre,qualquer dia vai fazer taças de cimento tambem

    ResponderEliminar
  2. O sporting é a comedia de Portugal.Mas no entanto ganhou exatamente o mesmo numero de titulos que nos neste seculo,e pasmem se,tambem esteve numa final da uefa,o braga tambem la esteve,alias ate nos eliminou para la chegar.

    Depois deixa ca ver,andamos 4 anos seguidos a ver navios,a ficar atras da comedia de portugal,e ate ficamos em 4 lugar. Tambem parece que ouve ali uma epoca em que na fase de grupos da uefa,ganhamos 1 ponto,levamos 5 do olimpiacos e perdemos em casa com o metalist.

    Depois veio um fogaxo,fomos campeões,secalhar não deviamos ter sido,para citar alguem que todos conhecemos.

    Depois foram 3 anos de pesadelos,começou logo na supertaça,estendeu se ao dragão onde levamos 5, Vieram ser campeões ao nosso estadio,passado 2 semanitas vieram la dar reviravolta pra taça,e tambem ganharam a taça uefa numa final em que podiamos ser nos a disputa la.Ah,e ficamos a 20 e tal pontos,isto para quem diz que ao menos lutamos ate ao fim.

    Ano seguinte,tinhamos 5 pontos de avanço,e acabamos por perder o campeonato.

    Ano seguinte,tinhamos 4 pontos de avanço,e acabamos por perder o campeonato outra vez,ainda por cima calha nos sempre ser os bombos da festa.
    E ainda tivemos tempo,para passado 8 anos,finalmente chegar ao jamor,apenas para fazer as figuras tristes que toda a gente viu...

    E pronto meus amigos...O Benfica é isto,um clube de tolos varridos,doentes mentais a quem tudo lhes acontece,e os jaquinzinhos bate palmas,ainda defendem com unhas e dentes. Toca a oferecer 4 milhões ao Judas que se ajoelha no dragão feito parvo e siga pra bingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que entendi o senhor é benfiquista e bem se realmente o é tenho a dar-lhe os parabens pois, apesar de eu ser portista, acima de tudo gosto de ver bom futebol e adorei ver o senhor admitir os erros crasos que o bemfica tem cometido, admiro pois isso é um ato raro por parte de qualquer adepto... Eu, apesar do meu fanatismo pelo porto, penso que o benfica ja merecia começar a fazer boas escolhas e atrocar de staff a comecar pelo presidente presuncoso e hipocrita que tem pois o gajo demonstra que pelo clube ou mesmo pelo futebol tem pouco gosto. Voces ja mereciam um benfica melhor e com mais garra. Quanto ao cardosi, toda ou a maior parte das pessoas estao contra ele mas n se lembram das grandes resoluçoes que ele senpre fez em campo.

      Eliminar
    2. Pelo que entendi o senhor é benfiquista e bem se realmente o é tenho a dar-lhe os parabens pois, apesar de eu ser portista, acima de tudo gosto de ver bom futebol e adorei ver o senhor admitir os erros crasos que o bemfica tem cometido, admiro pois isso é um ato raro por parte de qualquer adepto... Eu, apesar do meu fanatismo pelo porto, penso que o benfica ja merecia começar a fazer boas escolhas e atrocar de staff a comecar pelo presidente presuncoso e hipocrita que tem pois o gajo demonstra que pelo clube ou mesmo pelo futebol tem pouco gosto. Voces ja mereciam um benfica melhor e com mais garra. Quanto ao cardosi, toda ou a maior parte das pessoas estao contra ele mas n se lembram das grandes resoluçoes que ele senpre fez em campo.

      Eliminar
    3. Pelo que entendi o senhor é benfiquista e bem se realmente o é tenho a dar-lhe os parabens pois, apesar de eu ser portista, acima de tudo gosto de ver bom futebol e adorei ver o senhor admitir os erros crasos que o bemfica tem cometido, admiro pois isso é um ato raro por parte de qualquer adepto... Eu, apesar do meu fanatismo pelo porto, penso que o benfica ja merecia começar a fazer boas escolhas e atrocar de staff a comecar pelo presidente presuncoso e hipocrita que tem pois o gajo demonstra que pelo clube ou mesmo pelo futebol tem pouco gosto. Voces ja mereciam um benfica melhor e com mais garra. Quanto ao cardosi, toda ou a maior parte das pessoas estao contra ele mas n se lembram das grandes resoluçoes que ele senpre fez em campo.

      Eliminar
    4. Pelo que entendi o senhor é benfiquista e bem se realmente o é tenho a dar-lhe os parabens pois, apesar de eu ser portista, acima de tudo gosto de ver bom futebol e adorei ver o senhor admitir os erros crasos que o bemfica tem cometido, admiro pois isso é um ato raro por parte de qualquer adepto... Eu, apesar do meu fanatismo pelo porto, penso que o benfica ja merecia começar a fazer boas escolhas e atrocar de staff a comecar pelo presidente presuncoso e hipocrita que tem pois o gajo demonstra que pelo clube ou mesmo pelo futebol tem pouco gosto. Voces ja mereciam um benfica melhor e com mais garra. Quanto ao cardosi, toda ou a maior parte das pessoas estao contra ele mas n se lembram das grandes resoluçoes que ele senpre fez em campo.

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!