sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Carlos Daniel: A pré-época engana


Comenta-se a pré-época como se de algo definitivo se tratasse. É um erro e bastaria consultar as capas de jornais de qualquer Verão para o comprovar. Há jogadores condenados que serão destaques e uns quantos endeusados que nunca vão sair da prateleira das promessas. O teste a sério é quando as vitória valem pontos e as derrotas fazem mossa. As pré-épocas são o contrário do algodão: enganam.

O FC Porto está de novo na pole position mas há exagero na vantagem atribuída, seja porque não está garantida a continuidade de Mangala, Fernando e Jackson - uma espinha dorsal -, porque substituir Moutinho não é um estalar de dedos, porque há uma mudança de sistema para assimilar e porque o bom rendimento inicial de Varela e Licá não ilude a necessidade de um extremo de qualidade extra como seria Bernard.

É verdade que o FC Porto de Paulo Fonseca surge mais ousado além de igualmente eficaz, mas não é um jogo tão desequilibrado como o da Supertaça que permite conclusões definitivas. Em sentido contrário, de valorização imediata do plantel, chegou Quintero que, ou muito me engano, vai ser melhor do que James.

No Benfica, e devido a dois desaires de pré-época, a maioria dos adeptos está numa onda negativa. Há razões para isso, embora mais ao redor da equipa do que nela própria. O limite do absurdo é questionar, neste momento, a continuidade do treinador. O destino de Jesus está ligado ao destino de toda a época e, obviamente, ao do presidente. Vieira, que insistiu em Jesus, tem de resolver de vez o problema Cardozo e fazer mesmo tudo para não deixar sair Matic. Quanto a Jesus, deu em Nápoles os primeiros sinais de que procura, finalmente, um novo rumo táctico, com mais equilíbrio a meio campo, mas foram sinais desvalorizados porque há demasiada gente a ver mais resultados do que jogos.

O Sporting vive dias atípicos, com expectativas empurradas para baixo pelo realismo da gestão mas puxadas para cima pelos primeiros sinais da equipa. Leonardo Jardim começou por dar organização e o leãozinho até já arranha, mas não há nada mais perigoso do que ver o Sporting como candidato ao título.

Claro que há indicadores positivos de Montero, Jefferson e até Carrillo, e mais duas notáveis descobertas - Ruben Semedo e William Carvalho - no filão de Alcochete, mas o caminho apenas começou. É mais uma fase Cérelac, como diria Domingos, enésima vítima da passagem demasiado rápida do 8 ao 80 na casa do leão.

-Carlos Daniel, Diário de Noticias

4 comentários:

  1. Como Benfiquista consciente que sou, devo confessar que quem tem um presidente como o nosso(Sr. LFV) néao pode fantasiar muito....

    Porque quem faz essas promessas e não as cumpri .....

    «Acabou o descarregamento de jogadores» LDV 23 Fev 2008

    «Vamos continuar a surpreender muita gente com alguns resultados que muita gente não espera«, LFV 23 Fev 2008

    «O Benfica não vai participar na Taça da Liga» – LFV em 19-05-07

    «Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica» – LFV em 28-02-07

    «Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo» – LFV em 29-04-2006

    «Vamos ser campeões doa a quem doer» – LFV em 04-10-2005

    «Queremos ser campeões europeus» – LFV em 16-07-05

    «Só o Benfica enche estádios» – LFV em 16-07-05

    «Vamos arrasar pela Europa fora» – LFV em 17-04-05

    «Vocês já me conhecem um pouco, não sou homem de protagonismo. Sou um homem discreto.«Entrevista a O JOGO 18/10/2003

    «Nos próximos três anos resolveremos todos os problemas do Benfica. Não faço promessas aos sócios«. Luís Filipe Vieira, in A Bola

    «Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo» – 19-04-2003

    «É possível termos meio milhão de sócios em 2003.» Outubro 2002

    «O objectivo é termos 500 mil sócios daqui a três anos.» Outubro 2003

    «Se o benfica não tiver 300 mil sócios até Outubro demito-me» – LFV em 02-06-05.

    «Duzentos mil sócios até Junho do próximo ano é o objectivo» – LFV em 06-09-07.

    »O clube voltou a ser dos mais representados na Selecção. Tem seis jogadores e todos portugueses» – Filipe Vieira em 30-5-2004.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom ver pessoas realistas e conscientes. O verdadeiro Benfica necessita de "sangue" novo e "batido" no futeluso, não de negociatas e comissões entre empresarios e dirigentes.

      Eliminar
  2. Ora bem,estivemos recentemente 4 anos atras do sporting,pelo meio ouve um campeonato,depois vivemos 3 anos de autentico pesadelo,por isso secalhar este ano vai ser assim assim..talvez ate sejamos campeoes,o pneus cimento limitada vai ser o maior,e depois vamos andar outra vez 3 anos a servir de bombos da festa

    ResponderEliminar
  3. A Leonor Pinhão conhecida benfiquista em tudo o que diz está certo.O defeso foi muito mau com todos os problemas com jogadores e indefinição do plantel.Sobre as promessas de LFV elas foram perdidas com o andamento das coisas,mas a gente Benfiquista tem obrigação de cobrar pois sente-se enganada.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!