sexta-feira, 23 de agosto de 2013

António Magalhães: Há problemas de gestão no Benfica que nem as belas palavras de Vieira resolverão

 

Ao fim do primeiro jogo, Luís Filipe Vieira “desceu” ao balneário. O alerta de perigo lançado pela derrota no Funchal obrigou o presidente do Benfica a dar um abanão. À equipa e ao treinador, porque não foi apenas uma questão de atitude que falhou no jogo com o Marítimo.

Não vale a pena insistir na ideia de que este cenário era previsível depois de tudo aquilo que aconteceu entre as finais perdidas pelo Benfica na última época e o passado domingo. As hesitações, as indefinições, os caprichos e os resultados registados na pré-época elevaram o risco da equipa, de Jesus e de Vieira. Um fracasso no arranque do campeonato, faria acionar o alarme. Assim aconteceu.

Agora que chegámos a esse momento, só há uma forma de evitar que o fogo alastre, sob pena de até aqueles que se julgavam a salvo das chamas poderem também sair queimados: ganhar os jogos e ganhá-los bem. Antes disso, porém, Vieira irá tomar uma posição pública. Obviamente, espera-se que a entrevista traduza a mensagem de exigência a que o Benfica está obrigado a corresponder, ao mesmo tempo que resultará num voto de confiança em Jesus. Não pode ser de outra maneira.

Sobram, porém, problemas de gestão, os quais as belas palavras e provavelmente nem sequer as vitórias conseguirão resolver assim com tanta facilidade. Há vários dossiês que continuam em aberto e que já deveriam ter sido fechados há muito tempo. Nalguns casos, a “ditadura” do mercado define timings que não estão em sintonia com os desejos dos clubes, mas a verdade é que o Benfica não pode andar todos os anos à espera que a lotaria lhe saia no último dia, ficando depois sujeito aos recursos disponíveis e à criatividade do seu treinador.

Peguemos no caso de Matic e nos efeitos que a sua saída pode ter, muito para além de aspetos técnicos e financeiros. Com um bloco sérvio tão numeroso, a intervenção de Matic, por aquilo que ele representa como ponto de equilíbrio e ponte de relações, seria fundamental. Com a sua partida não haverá até o risco de o plantel benfiquista balcanizar-se? Ora aqui está mais um desafio à capacidade de gestão de Jesus e do seu grupo.


-António Magalhães, jornal Record

5 comentários:

  1. mais uma besta a zurrar sem saber o q diz ..

    ResponderEliminar
  2. problema é falta de transparência na sua gestão" RECORD"...
    q esta em falência, e vai ter de despedir mais avençados da escrita.

    Há problemas no record e você assobia pro lado ,você e mesmo uma pessoa desonesta , mude de disco ou mude de opinião e rápido.

    ResponderEliminar
  3. Debaixo de fogo ele é mais genuino, mais natural, mais autêntico. Fui visitá-lo e fazer-lhe perguntas incómodas. Ele, Luís Filipe Videira, presidente dos «Diabos Vermelhos», não teve medo e disse o que lhe ia na alma:



    __O que pensa do futebol?

    __Julgo que a melhor definição é aquela que os ingleses usam quando se referem ao estádio do Manchester United, «Teatro de Sonhos». Eu acrescentaria mais: pode ser também ,nas tardes e noites negras, um «Teatro de Pesadelos»...

    __Acha que o futebol é alienante, uma forma de ocultar os reais problemas da sociedade?

    __Para alguns, poderá ser. Para a grande maioria creio que não. Gostam do futebol, como se aprecia a música, a literatura, a arte em sentido amplo. A arte é alienante? Claro que não. Contudo reconheço que em certas circunstâncias, algumas pessoas poderão refugiar-se no futebol, como se fosse uma evasão, um alheamento temporário da realidade. Sobretudo quando a realidade é dura e tristonha...

    __Qual a sua relação com a Verdade Desportiva?

    __Tenho uma excelente relação com ela. Às vezes ouço algumas escutas telefónicas de um processo que ficou famoso e fico perplexo como é que essas pessoas ainda andam neste universo. «Lembra-se do que fizemos por si no verão passado?», isto dito por um dirigente a um árbitro é digno de um romance. O que estará por trás daquilo é de uma dimensão tão tenebrosa que me coibo de fazer mais comentários. E aquela:«eles não conseguiam sequer chegar à área, o que é que eu podia fazer?!», isto dito por um árbitro que não conseguiu dar o tal «jeito» ambicionado pelo outro interlocutor- Enfim, a Verdade Desportiva anda tão vilipendiada por alguns que não compreendo como é que ainda se permitem emitir juizos de valor sobre outros, dar-se ares de árbitros de elegâncias morais, de paladinos da verdade e da justiça...

    __Acha que essas pessoas deviam ter sido sancionadas?

    __É óbvio que sim. Até pelo senso comum, pela própria imprensa séria e íntegra, que deveria ser porta voz desse senso comum. Contudo, o que se nota, é um calculado e calculista desprezo pela verdade, um apagamento cúmplice dessa realidade podre, promovendo-se até quem elogia esses comportamentos e essas pessoas. Há quem seja a favor da corrupção e justifique tudo isso dizendo que é a moeda corrente neste país!

    __Acha que é verdade a corrupção inundar quase todos os segmentos da sociedade? Não acha legítimo aceitar e pactuar com ela como forma de sobrevivência?

    __Respeito e dou valor à ética, aos valores da honra, da verdade, do escrúpulo, embora me possam achar fora de moda. Mas usar métodos diabólicos (como fazer depósitos nas contas de árbitros para os incriminar...) não é com os «Diabos Vermelhos»... Nós somos diabólicos no sentido lírico do termo: infernizamos os adversários em campo, no relvado, na luta frontal e honesta, nunca na secretaria, nos bastidores, no submundo da arbitragem...

    ResponderEliminar
  4. Bem, vou apenas dizer duas palavras muito simples. Como não acredito nos jornalistas do Record e até deixei de comprar o jornal, por isso não vou comentar isto.

    ResponderEliminar
  5. Qual é o objetivo da Benfica Tv?
    -Ganhar bastante mais do que lhe era proposto pela SportTV.
    -Enfraquecer a Sport TV (SportTV FCP/SCP),menos clientes ,menos dinheiro a distribuir pelos Dragartos.
    -Não sermos penalizados com as imagens que só mostram o que lhes interessa (anti-Benfica).
    -Obrigá-los a baixar os preços de assinante.
    -E nós se queremos ser GRANDES é IMPERATIVO que deixemos de pagar a Sport Tv(os jogos fora veem-se em casa de um amigo,café,internet ou outro local...não podemos ir em grupo com a sportv live(SportTv ZERO).
    -Jogos do Benfica sempre ás 15/16 horas de forma a enchermos o Estádio,e fazer dele o Inferno da luz para as equipas contrárias e para os árbitros.
    Se estivermos unidos,podemos ser 300.000/400.000,e ai com mais 5€ mês(eles baixam o preço e nós subimos)podemos deixar de vender os nossos craques,mais tarde ou mais cedo começamos a ganhar e e ninguem nos pára,este ano vão querer deitar-nos ainda mais abaixo com as arbitragens do costume e nos jogos fora vão mostrar tudo e mais que puderem,mas quando dinheiro começar a ter de ser reduzido por aquelas bandas,o império da corrupção e dos avençados jornalistas,irá desmoronar-se... e estes PAPAGAIOS...vão acabar por ficar a falar sozinhos,ou...a escrever para eles



    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!