sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Carlos Barbosa da Cruz fala de capitães e compara Mário Coluna a... Rolando


Lembro-me de capitães que defendiam com serenidade e firmeza os seus jogadores e eram considerados, casos do Mário Coluna no Benfica ou do Rolando no FC Porto. 

Este padrão de comportamento, por efeito de mimetismo, acabou também por ser protagonizado pelo Benfica a partir de certa altura, em particular pelo seu capitão, Luisão. 

Mesmo antes do episódio Fortuna Dusseldorf, o Luisão já se tinha evidenciado com frequência, pelo destempero e exagerada teatralidade dos seus protestos. 

Independentemente de se saber se o Luisão escorregou, empurrou ou quis empurrar o sr. Chrístian Fischer a questão que se coloca é o estado de espírito de quem faz com visível estardalhaço, um sprint de mais de 20 metros para vir falar com o árbitro. Só podia acabar mal, pelo menos pelos padrões alemães... 

Eu acho que a FIFA se arrisca a ficar farta destes excessos à portuguesa, desde o Abel Xavier no Euro'2000, ao João Pinto no Mundial Coreia/Japão'2002, ao Zequinha, que tirou em 2007, um cartão da mão do árbitro, no Mundial de sub’20 no Canadá, etc. 

Será então da maior oportunidade que a Liga tivesse a iniciativa de promover uma autorregulação em matéria do relacionamento dos capitães com os árbitros e outros agentes desportivos no campo, estabelecendo-se um conjunto de boas práticas que todos se comprometeriam a aceitar. 

E não é difícil, basta por exemplo fazer como se faz em Inglaterra ou em Itália.» 

- Carlos Barbosa da Cruz, jornal Record, 23 de Agosto de 2012

8 comentários:

  1. Benfica Sempre!!!

    http://panorama-c.blogspot.pt/2012/08/manifesto-anti-vieira.html

    http://panorama-c.blogspot.pt/2012/06/benfica-sempre.html

    http://panorama-c.blogspot.pt/2012/08/os-adeptos-compareceram-o-benfica-nao.html

    ResponderEliminar
  2. Independentemente da história do árbitro e do seu teatro rasca, o tentar comparar Luisão a Coluna tudo bem (dois grandes capitães, cada um na sua época), mas comparar Coluna com aquela aberração do andebolista rolando é de rir à grande e à francesa. Um tipo sem nível ser comparado ao grande capitão Luisão é já de rir, então comparar a Coluna passa das marcas possíveis e imagináveis. É ofender literalmente gente de bem com caceteiros, fingidores e falsos.
    Mais um retardado ao serviço de quem lhe paga, no caso, o careca frustrado Alexandre Pais.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele coitado ouviu falar em MÁRIO COLUNA ,comparar com rolandos ou luisões , meu DEUS . . .
      MÁRIO COLUNA foi só o maior capitão de todos os tempos do GLORIOSO e de certeza que não estou sózinho com esta opinião .
      O " ajuntador " de letras bolsou . . . deixá -lo coitado , na sua santa ignorância.

      Eliminar
  3. Comparar o Rolando ao Coluna? Está tudo dito quanto ao que "escreveu"!

    ResponderEliminar
  4. Fico triste por perceber que a cultura desportivqa no nosso pais praticamente não existe... e, meus caros...como Benfiquistas que são têm obrigação de ser muito mais do que simples fala barato!!! O referido Rolando é defesa central, representou as cores do porto, foi capitão de equipa, mas...a sua tonalidade de pele não era bem a mesma que a do actual :) foi jogador dos corruptos entre 1963/64 e 1975/76! Obviamente, e visto que naquele tempo nao havia fruta limitou-se a ganhar uma Taça de Portugal 1967/68 ao serviço dos azuis. Tudo o resto (ou quase tudo) foi levado para casa pelo Maior de Portugal!

    Toca a acordar para a vida!!!!

    ResponderEliminar
  5. Rui Dias eu não tenho que saber se houve um rolando antigo nos corruptos. Liguei-o ao novo, se houve outro, olhe, sou do SL Benfica, sei mais ou menos todos os jogadores do meu clube, dos outros, que saibam os seus adeptos.
    Fala-barato por isso, pense no que diz antes de falar. É que do que gosto na vida sei eu, do que os outros gostam é com eles.
    Passar bem!

    Miguel

    ResponderEliminar
  6. A mim parece-me que está a falar do rolando de hoje e não desse outro que para aí alguem fala... O de hoje foi, ou é ainda capitão, o outro não faço ideia, nem ouvi falar.

    Rammstein

    ResponderEliminar
  7. pois e as peitadas as cuspidelas e as ameaças dos jogadorers do scp essas facam na memoria obscura da sua mente seu aldrabão ,não

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!