sábado, 23 de março de 2013

Grandeza impressionante: Benfica tem nome de rua na Cidade do México



Se está na rua do Club Benfica, não faltam soluções. Pode seguir para a rua Santos ou em sentido contrário, em direção à San Lorenzo. Tem ainda a pequena rua UDA Dukla, algo como um beco, se quiser atalhar para a Ajax.

Na colónia Arboledas del Sur, na Cidade do México (capital do país), é assim. Os clubes de futebol estão por todo o lado.

Ninguém sabe ao certo de onde veio a ideia. Naquelas artérias, encontram-se o Real Madrid, o At. Bilbao ou o Partizan de Belgrado, para além de vários emblemas do continente americano. E o Benfica, representado como Club Benfica.

O bairro está localizado a escassos metros do mítico Estádio Azteca, inaugurado em 1966. Os nomes das ruas remontarão a essa época, percebendo-se melhor algumas escolhas.

Os maiores nomes dos anos sessenta

A diminuta calle UDA Dukla é o melhor exemplo. Um clube famoso da antiga Checoslováquia, apoiado pelo registo comunista, que viveu o seu período áureo entre os anos 40 e 80.

Venceu por quatro vezes consecutivas (entre 1961 e 1964) a Internacional Soccer League, realizada anualmente nos Estados Unidos da América. Daí a popularidade no México. Entretanto, perdeu fulgor.

Quem vive agora em Arboledas del Sur não recorda a história. «Já há muitos anos que é assim, desde que me lembro. Não conseguimos saber de onde veio a ideia, mas terá sido já nos anos sessenta», dizem-nos da escola do Cruz Azul, localizada no bairro.

Curiosamente, ali estão representados vários emblemas mexicanos mas não o próprio Cruz Azul. «É verdade, é estranho. Há a rua do Atlas, do América, do Atlante, do Necaxa, mas não do Cruz Azul. Ou por rivalidades, ou porque o Cruz Azul só ganhou títulos na primeira já perto dos anos 70», explica ao Maisfutebol Edgar Boico, da Escuela de Fútbol Cruz Azul Acoxpa, localizada na rua Vasco da Gama.

«Talvez tenha, sido os próprios habitantes

A Secretaría de Desarrollo Urbano y Vivienda de México (Seduvi) também não tem respostas para o enigma. «Não temos um registo histórico sobre o aparecimento desses nomes nas ruas. Talvez tenha sido uma decisão dos próprios habitantes das ruas, em acordo com os construtores da altura. Já se chamam assim há muitos anos», explica Katia Méndez.

Sobram escassas dúvidas, ainda assim. De qualquer forma, aquele bairro residencial, com algumas casas degradadas e pouco comércio, foi ganhando notoriedade por força dessa inusitada escolha.

Uma curiosidade mais: não há clubes ingleses, italianos, alemães ou franceses na lista.

Na colónia Arboledas der Sur, encontram-se as ruas de emblemas europeus como Real Madrid, Bétis de Sevilha e At. Bilbao (Espanha), Benfica (Portugal), Ajax (Holanda), Partizan de Belgrado (Sérvia) e o UDA Dukla (Rep. Checa), atualmente conhecido como FK Pribram.

Depois surgem os clubes brasileiros (Flamengo, Botafogo, Vasco da Gama e Santos) e os argentinos (Boca Juniors, River Plate, Racing Club, San Lorenzo), para além dos mexicanos. Mais dois chilenos, dois peruanos, um de Paraguai, Costa Rica e Uruguai.

O monstro Azecta e a rua do Club Benfica

Respira-se futebol por todo o lado. Não se estranha. As ruas terão nascido a par do imponente Estádio Azteca, o palco das finais dos Mundiais de 1970 e 1986. Tinha capacidade para 130 mil espectadores, entretando reduzida para pouco mais de 100 mil. Ainda assim, um monstro.

A umas centenas de metros, a rua Club Benfica. Umas poucas dezenas de metros, várias casas e uma oficina de automóveis. Quem lá mora preocupa-se com outras coisas, por estes dias, desde o saneamento básico à violência regular na capital mexicana. Fica a curiosidade.


-Noticia retirada do site do Mais Futebol

2 comentários:

  1. tb há um bairro em São Paulo e no RJ chamado Benfica, tb no ceará há um museu local chamado Benfica, no sul da Austrália existe um pub de nome Benfica, a palavra Benfica é bastante comum. a palavra nao o clube! isso de sitios usarem a palavra nada quer dizer, já pareces um lagarto que se agarra a qualquer coisa para engrandecer o clube, deixa-te disso!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo 23 de Março de 2013 à0 16:31

    Podias ter feito um esforço e lido o post!
    Evitavas fazer figura de urso!

    Ainda estás a tempo!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!