quinta-feira, 7 de março de 2013

Bagão Félix diz que sucesso da Benfica TV é bom para a verdade desportiva


Já aqui escrevi sobre a decisão corajosa de o Benfica cortar com o protectorado monopolista dos direitos televisivos, com assinaláveis implicações no coração do sistema. Sabemos agora mais: que a Benfica TV vai sair do seu casco e transformar-se num canal pago. E que já assegurou os direitos da Liga Inglesa para as próximas épocas. Uma estratégia sedutora e certeira, dada nos propósitos e bem delineada nos pressupostos. Mas contendo uma não negligenciável dose de risco, sobretudo pelo momento do seu arranque. Tempos de retracção económica, de rarefacção do mercado publicitário, de desemprego, de diminuição do rendimento familiar. 

Li que o valor mensal de assinatura do canal não será superior a 10 euros. Partindo deste valor, 200.000 assinantes darão uma receita anual de 24 milhões de euros, montante superior ao oferecido pelo actual detentor de direitos e não considerando as receitas com publicidade.

Há risco de não se atingir tão rapidamente este número de assinantes? Sim. Primeiro, porque assinante quer dizer famillas ou estabelecimentos e não pessoas individuais, o que torna o objectivo mais difícil. Segundo, porque apesar de uma mais rica e diversificada oferta, o canal continuará a ser visto como hostil pelos adeptos dos rivais. Terceiro, porque a subscrição da Benfica TV não implica necessariamente que se saia de outros operadores (jogos do SLB fora de casa ou na Europa e outras competições), pelo que o custo pode ser cumulativo para os assinantes, pese embora a provável desvalorização e preço da Sport TV. 

Se tiver êxito – como espero - é bom para o meu clube... e para a verdade desportiva.» 

- Bagão Félix, jornal A Bola, 7 de Março de 2013

3 comentários:

  1. Ele passou ao lado de um importante factor que e a publicidade que agora passa a ser do Benfica.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica ao dar este passo, sob o ponto de vista teórico, acertou no porta-aviões da Olivedesportos!
    Terá feito um estudo de mercado e chegado á conclusão que os picos de audiência coincidirão com a mostra de alguns jogos do campeonato inglês e, como é óbvio,com os jogos do nosso GLORIOSO!
    Na prática estou convencido de que muito dificilmente os 24 milhões de euros, correspondentes a 200.000 assinaturas, serão atingidos.
    Sei que há muitos Benfiquistas, é o meu caso, que não têm a SporTv e mudarão para a Benfica TV, nem que isso implique a mudança de servidor e a propósito digo que seria importante que a TV Benfica não fosse apenas produto da MEO e fosse também difundida através da ZON.
    Mesmo assim a esmagadora maioria dos assinantes não benfiquistas da SporTv, manter-se-ão naquele canal, uma vez que nunca irão assinar um canal de um clube! Dizem-me amigos meus, que a seguir ao BENFICA o maior clube português é o ANTI-BENFICA e por muito que nos custe, nenhum desses adeptos se inscreverá no "inimigo"! Eu, pessoalmente, não me estou a ver, com toda a franqueza, a ser assinante do canal Sporting, nem que todos os dias transmitissem bailado ou ópera.
    Perde, garantidamente, a SporTv, não sei é se entre os nossos adeptos conseguiremos atingir as 200.000 assinaturas, que o mesmo é dizer, se o BENFICA vai ganhar com a mudança.
    No que diz respeito á publicidade o mercado se não está saturado para lá caminha e a crise tem-se encarregado de fazer diminuir substancialmente os canais abertos onde, obviamente, a publicidade será mais cara.
    Tem pois razão o Dr. Bagão Felix ao "receitar" caldos de galinha para esta operação e estou com ele quando deseja êxitos a esta operação!

    Vasco Augusto Rodrigues da Gama

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o comentário anterior, mas mesmo que não se façam os mesmo valores que a Sport TV oferecia, compensa certamente o rombo que isto vai significar no dito "sistema". Além disso a Benfica TV ainda pode tentar comprar os jogos fora, negociando directamente com os outros clubes, ou estou errado?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!