segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Rui Santos ataca Vieira: "Não consegue ter mão no Benfica"


É nestas alturas que se percebe que, por muito que tente, Luís Filipe Vieira não consegue ter mão no Benfica. Está mal rodeado, não tem ninguém que se faça ouvir e a quem dê ouvidos, pela sua autoridade moral.

Um dos problemas de muitos agentes do futebol profissional é que partem do princípio que os seguidores do mais belo espectáculo do Mundo são gente estúpida.

O ‘capitão’ do Benfica, Luisão, protagonizou em Dusseldorf, num jogo de preparação e de apresentação do Fortuna perante o seu público, uma situação a todos os títulos lamentável.

Um ‘capitão’ de equipa tem um estatuto que lhe permite entrar em diálogo com o árbitro, mas com desportivismo e sem excessos. Não há ‘protecção dos colegas’ que legitime qualquer tipo de comportamento agressivo perante elementos da equipa de arbitragem ou adversários. Um ‘capitão’ de equipa, exactamente por ser o ‘capitão’, tem de estar preparado para assumir as responsabilidades. Não serve apenas para reivindicar, com base nesse estatuto, melhores condições contratuais.

Pior do que o comportamento de Luisão, que agrediu Christian Fischer (o defesa benfiquista correu vários metros em direcção ao árbitro e não refreou totalmente a corrida porque não quis, provocando o impacto), foi a reacção do Benfica, não apenas aquela que se seguiu à interrupção do jogo -- com Jorge Jesus e vários jogadores a troçarem... --, mas a que se tornou institucionalmente mais grave, protagonizada pelo director-geral António Carraça.

No futebol português -- não é só no Benfica... -- instituiu-se a regra de ‘defender o indefensável’, sob pena de os protagonistas serem apelidados de ‘ingénuos’ ou ‘totós’. É a cultura do chico-espertismo que abunda em Portugal, não apenas no futebol, mas sobretudo no futebol.

Vimos, todos, que Luisão agrediu o árbitro (é claro que poderia ter sido uma agressão brutal, que não foi, para convencer a facção mais musculada das turbas...), mas António Carraça e a máquina de propaganda do Benfica, que A Bola projecta hoje com toda a força na sua primeira página (Javi Garcia a dizer que ‘Luisão é um exemplo para todos’), querem fazer-nos crer exactamente o contrário.

É isto -- como eles costumam dizer... -- defender os superiores interesses do Benfica?

Não me parece. Para Carraça, provavelmente, o árbitro não deveria estar ali, deveria ter-se desviado de Luisão, e parece inconcebível não lhe ter pedido um autógrafo. A UEFA e a Federação alemã deveriam instaurar um inquérito a Fischer por não ter exibido estofo para aguentar a investida do internacional brasileiro.

Luís Filipe Vieira tem de entender que a representação do Benfica não está apenas sobre aqueles que seguem o Benfica por todo o lado e que são incondicionalmente do Benfica, aconteça o que acontecer. Defender os interesses do Benfica é muitas vezes reprovar as atitudes e comportamentos daqueles que colocam em causa a imagem e a reputação do próprio Benfica. E se LFV não entende isso em ano de eleições correrá o risco de se desgastar e suscitar o aparecimento de alguém que aproveite esse desgaste.

O treinador e os jogadores podem fazer o que bem lhes apetece que haverá sempre um director diligente a proteger-lhes as costas. Não é assim que o Benfica se distingue dos outros. É assim que o Benfica se confunde, negativamente, com aqueles que critica.

Em condições normais, Luisão será castigado. E, sem Luisão, o Benfica destapa um outro problema que decorre da forma atabalhoada como tem reconstruído o plantel: muitos jogadores para a frente, poucos (em qualidade) para trás. Com todo o respeito por Miguel Vítor e Jardel, não é bem a mesma coisa...

O Benfica dá claramente uma imagem de descontrolo... ainda antes de o campeonato começar. Não, as pessoas do futebol -- mesmo que tenham clube... -- não devem ser tratadas como gente estúpida.


-Rui Santos, site Relvado

13 comentários:

  1. Este lagartão mente com quantos dentes tem na boca. O Luisão não agrediu ninguém!

    Mas está em boa companhia, em companhia dos antis que devem estar todos orgulhosos por verem um gajo como o Rui Santos a funcionar como caixa de ressonância dos dislates daqueles.

    O dinheiro opera milagres, até cria alianças com os inimigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O QUE ELE DIZ PARA MIM
      VALE TANTO COMO ZERO

      ANTI-BENFIQUISTA

      O QUE ELE DIZ:

      "Não, as pessoas do futebol -- mesmo que tenham clube... -- não devem ser tratadas como gente estúpida."

      TAMBEM SE APLICA A ELE
      PORQUE DEVE PENSAR QUE SE DIRIGE A ESTÚPIDOS

      NÃO, CARO AMIGO
      O POVO JÁ O TOPOU HÁ MUITO

      Eliminar
  2. É pá dar credito ao desacreditado Rui Santos é que não...não voltes a sular página do teu Blog com essa "Senhora". Tu tés crédito ela é que não. Sabes da crónica Nú e Crú que ele escrevia n'a Bola? E o porquê de ser corrido com pontapés no traseiro do Jornal? Sabes porquê regressou agora, mesmo sem audiência na SIC? Um dia de conto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boss, isso é que era interessante que contasses para todos nós partilharmos. No fim de contas, um gajo infame como ele que passa a vida a mandar abaixo o nosso clube merece que contemos tudo o que sabemos sobre eles.

      Eliminar
  3. HOJE PROPOSITADAMENTE VI A SIC NOTICIAS
    COM O SENHOR RUI SANTOS A COMENTAR ÀS 23HORAS

    VOLTEI A VER O LANCE
    LUISÃO TOCA COM O PEITO NO APINTADOR
    MAS O TOQUE NÃO ERA SUFICIENTE PARA O ARTISTA
    CAIR COMO CAIU. SE REPARAREM, O ARTISTA ENTRE O
    CONTACTO E A QUEDA, DEIXA PASSAR UM INTERVALO DE TEMPO. APÓS ESSE INTERVALO DE TEMPO RESOLVE CAIR,
    LEVANTANDO OS DOIS BRAÇOS EMPOLANDO A SITUAÇÃO E FINGINDO UMA VIOLENTA AGRESSÃO.
    OU SEJA, A QUEDA NÃO FOI UMA CONSEQUÊNCIA DO CONTACTO, PORQUE SE O FOSSE, ELE TERIA CAÍDO IMEDIATAMENTE, REDONDO.
    A QUEDA FOI UMA CONSEQUÊNCIA DA DECISÃO DELE CAIR

    ELE PENSOU ISSO DURANTE AQUELE LAPSO DE TEMPO.
    (SE FOSSEMOS ADVOGADOS DE DEFESA PEGARIAMOS NISTO)

    E COMO HOUVE AQUI UMA GRANDE TEATRADA E CONSIDERANDO QUE FOI FEITA POR UM JUIZ, O RESULTADO SÓ PODERIA SER O FIM DA SUA CARREIRA DE APINTADOR

    SE FOSSE UM JOGADOR A FAZER ISSO LEVAVA UM AMARELO POR SIMULAÇÃO. O QUE O APINTADOR FEZ FOI UMA GRANDE SIMULAÇÃO. UMA TEATRADA

    SE O ARTISTA FOSSE UM HOMEM COMO DEVIA SER, PRIMEIRO NÃO CAÍA E SEGUNDO MOSTRAVA UM AMARELO AO LUISÃO.

    ESTE APINTADOR SE TIVESSE SOFRIDO UM "ATROPELAMENTO" IGUAL AO QUE SOFREU O SAVIOLA NO ANO PASSADO NO RIO AVE, PELA COSTAS, SEM ESTAR A CONTAR, (SEM TER SIDO PENALTI PARA O SENHOR GENRO DO GARRIDO!!!!), CERTAMENTE TERIA CAÍDO COM TRIPLO MORTAL, GRITADO POR SOCORRO, FINGINDO-SE INANIMADO, E SOLICITARIA UM HOSPITAL DE CAMPANHA PARA O RELVADO E UM BATALHÃO DE BOMBEIROS, COM 30 AMBULÂNCIAS E MATERIAL DE DESENCARCERAMENTO.

    UM APINTADOR RIDÍCULO
    UM PALHAÇITO DESQUALIFICADO


    MAS PIOR FOI HOJE ASSISTIR À PRESTAÇÃO
    DAQUELE SENHOR PEQUENINO QUE COMENTA POR LÁ.

    SE ELE TEM O DIREITO DE DIZER O QUE QUER
    TAMBEM QUEM O OUVE TEM O DIREITO
    DE PENSAR SOBRE O QUE ELE DIZ E EMITIR OPINIÃO

    JÁ O SEGUIMOS HÁ MUITOS ANOS
    PARA NÓS O SOMATÓRIO DAS SUAS INTERVENÇÕES
    DIZ-NOS QUE ESTAMOS PERANTE UM ANTI-BENFIQUISTA

    ELE PODE NEGAR
    MAS É A NOSSA IDEIA
    ELE FIQUE COM A OPINIÃO DELE
    E NÓS FICAMOS COM A NOSSA

    ENTRE OUTRAS PÉROLAS
    ELE INSINUOU QUE ESTE CASO PODE TER HIPOTECADO
    O FUTURO DO BENFICA NA LIGA DOS CAMPEÕES E NO CAMPEONATO, PORQUE OS APINTADORES VÊEM ESTAS CENAS E POR ISSO PODE FUNCIONAR UM ESPÍRITO CORPORATIVO (ELE NÃO DISSE ESTA PALAVRA MAS QUASE)DO QUAL O BENFICA SAIRIA PREJUDICADO

    ELE DISSE
    E DISSE MAIS QUE UMA VEZ
    DANDO ATÉ A SENSAÇÃO
    QUE QUASE OS LEMBRAVA
    NÃO FOSSEM ELES ESTAREM DISTRAÍDOS
    OU NÃO DAREM IMPORTÂNCIA AO CASO

    DEU A SENSAÇÃO DE QUE MAIS DO QUE DAR UMA OPINIÃO
    ESTAVA A FORMULAR UM DESEJO

    SE NÃO FOI, PARECIA
    SE NÃO FOI TENHA MAIS CUIDADO COMO FALA
    PARA QUE OS TELESPECTADORES NÃO PENSEM ASSIM

    E DEPOIS ISTO É CURIOSO
    CRITICOU O LUISÃO E O BENFICA
    QUE NÃO ESTIVERAM BEM
    QUE PREJUDICARAM A IMAGEM DO BENFICA

    MAS QUANTO À HIPOTÉTICA REAÇÃO DOS APINTADORES
    ESTILO REAÇÃO CORPORATIVA (ELE NÃO DISSE ESTA PALAVRA)NÃO TUGIU NEM MUGIU

    OU SEJA
    SE ELE TIVESSE UM DISCURSO COERENTE
    ATÉ PODERIA TER DITO

    O LUISÃO ESTEVE MAL
    MAS PIOR ESTARÃO OS APINTADORES
    SE PROCURAREM VINGANÇAS

    ISO É QUE ERA

    AGORA ESTAR ALI A LEMBRÁ-LOS

    Ó MEU, ESTAMOS A TOPAR-TE


    MAS FICAM PARA MEMÓRIA FUTURA OS SEUS COMENTÁRIOS

    ResponderEliminar
  4. O Rui Santos é um bom barómetro da mediocridade que se instalou na crítica desportiva cujos expedientes confundem sempre as palavras subserviência e sobrevivência. E, ainda por cima, é chato. penso que, neste caso, uma imagem valerá mais que mil palavras http://osdiastranquilos.blogspot.pt/2012/08/num-relance-olho-para-o-lado-e.html

    ResponderEliminar
  5. Rui Santos tem razão...no clube das imagens abaixo é que as coisas estão controladas e...programadas...

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=G_aeg4g11Rw

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lN7SKLlOVf4

    http://videos.sapo.pt/AAqK9l2NTmzQ32MbhJ9Z

    http://www.youtube.com/watch?v=iLpgst6hll8


    E além disso no caso deste clube o Rui Santos mete a cauda entre a peida sempre que algum dos jogadores deste clube atira uma bota ao árbitro, agride seguranças ou dão peitadas aos avençados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=TvdkkVsEnYc

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. Começou uma nova campanha anti-Benfica, na época passada foi a descoberta dos bloqueios por parte do Victor Pereira, depois de ele falar a atitude dos árbitros mudou.

    Esta época depois do que se passou na Alemanha, qualquer toque dos jogadores do Benfica no árbitro vai dar motivo para polémica, vamos ver se não começam a mostrar amarelos e vermelhos por tudo e por nada.

    Em relação ao Rui Santos, não se pode e não se deve dar valor ao que ele diz. Ele no final do campeonato disse, que em caso de dúvida os árbitros decidem sempre a favor do Porto, mas que mesmo assim o Porto era um justo vencedor.

    Quando ele diz que vimos, todos, que Luisão agrediu o árbitro, está a mentir com todos os dentes que tem na boca. Eu não vi qualquer agressão, vi um árbitro a querer ter protagonismo e a simular uma agressão.

    ResponderEliminar
  7. postagem com pouco interesse. nao se deve dar protagonismo a pessoas que sejam anti-benfica, logo este artigo desse rui santos nao deveria ser publicado.
    mais uma vez, uma situaçao em que o luisao nao agride ninguem é aproveitada para dizer mal do luisao, do treinador, dos dirigentes e principalmente do presidente...
    sera por causa das eleiçoes em outubro???

    ResponderEliminar
  8. Tendo visto repetidamente no You Tube a infeliz e pouco sensata intervenção do Luisão, - que não aprovo! - de pelo menos 2 ângulos diferentes, vou aqui expressar a minha opinião.
    Quem, como estes asquerosos plumitivos, nesta situação tenta impor e consegue apontar a Luisão uma possível agressão, não passa de um bardamerdazeco que pouco ou nada tem de benfiquista.

    ResponderEliminar
  9. Não é por acaso que ao ver esta aberração na sicn mudo logo de canal.
    Perder tempo a ouvir esse "coiso" não é para mim.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!