terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Vitor Serpa diz que nomeação de Pedro Proença foi insensata


É o melhor árbitro português e, indiscutivelmente, um dos melhores árbitros do mundo. Não é, nem poderia ser, infalível. Não é, nem poderia ser, insensível. 

É estranho que neste mundo do futebol sempre se exija tanto aos árbitros e tão pouco a todos os outros. 

É ainda mais estranho que não se perceba que os árbitros de futebol, especialmente em Portugal, estão sujeitos a influências e pressões com as quais têm de saber lidar. 

Parafraseando um desbocado e banqueiro da nossa praça, a ideia que as pessoas, em geral, têm dos árbitros de futebol é que eles devem aguentar tudo e calar. 

Devem aguentar mais do que têm aguentado, porque mesmo que se queixem do carrego que lhes pesa nos ombros, alguém surgirá para dizer «ai aguentam, aguentam!». 

Os benfiquistas já tinham a convicção de que Proença é um árbitro maldito. Pode o homem afirmar até a sua filiação de benfiquista que não lhe perdoam o lance que, segundo eles, deu o título ao inimigo. 

Há momentos assim no futebol e não se pode pedir que o tempo devolva racionalidade. Para sempre aquele lance e aquela decisão será lembrada. 

Ora não terá sido, de todo, muito sensato nomear Proença para o jogo da Madeira. Pode entender-se que a lógica foi a de que o jogo tinha tudo para ser pacífico e que era um bom momento para a normalização das relações entre o Benfica e o árbitro. Azar dos Távoras. 

O jogo complicou-se quando menos se esperava que se complicasse e Proença mandou dois benfiquistas para a rua. 

O primeiro por razões óbvias, o segundo - pelo que se pôde ver no estádio e na transmissão televisiva - sem qualquer motivo razoável. 

Proença não queria ficar ligado à imagem de querer limpar a sua consciência, o que, à partida, não lhe consentia imparcialidade.» 

- Vitor Serpa, jornal A Bola, 12 de Fevereiro de 2013

1 comentário:

  1. "...que não lhe perdoam o lance que, segundo eles, deu o título ao inimigo."

    Se tivesse sido UM só (mas têm sido tantos os 'jeitinhos' do PP, como a falta de memória dos 'Serpas' !)...
    e talvez ninguém pusesse em causa a sua hombridade!

    Ao que parece os 'Serpas' deste País, têm tanto receio de 'mexer' na ferida - talvez pelo exemplo do Marinho Neves - que nem tentam desinfectá-la, quanto mais ajudar à sua cura.

    Algum 'Serpa' pôs em causa (e bastava comparar o modo como o árbitro procedeu à análise do terreno, no dia anterior em Alvalade) o adiar do jogo em Setúbal?

    E houve algum dos 'Serpas' que assistiu, a questionar a entrada de uns quantos frangos assados, para o clube da CosaNorte, antes mesmo de o PP se ter prontificado à farsa?

    E houve ou haverá algum 'Serpa' com coragem suficiente para questionar a quem de direito LPFP das 'razões de força maior' que permitiram a disputa desse jogo, em data para lá do regulamentado, em mais 2 (duas) semanas?

    Enquanto os 'Serpas' deste País continuarem a beber água, enquanto lhes vão assobiando às orelhas, este pobre futebolzeco nacional, continuará 'doente' ...

    entregue aos 'bichos'!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!