quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

António Magalhães e as estatísticas dos jogos Braga-Benfica


Benfica e Sp. Braga defrontaram-se 23 vezes nas últimas dez épocas. 

A vantagem é das águias: 11 vitórias contra 5 dos minhotos, registando-se 7 empates. As diferenças deste total são contrabalançadas pelo equilíbrio que se verifica a outros níveis. 

Por um lado, nos duelos em Braga: 5 triunfos dos guerreiros, 3 dos encarnados e outros tantos empates. 

Por outro, nas provas a eliminar: em 2010/11 , Benfica e Sp. Braga cruzaram-se na Taça de Portugal (vitória do Benfica na Luz) e nas meias-finais da Liga Europa (apuramento do Sp. Braga após vencer 1-0 e beneficiar do golo marcado fora, 1-2).

Se este ano o Benfica consegue impor-se com uma época mais positiva (a vantagem de 18 pontos sobre o seu rival na Liga acentua essa realidade), o certo é que o embate desta noite reúne os requisitos indispensáveis para um desfecho imprevisível. 

O facto de valer uma final eleva o jogo para um patamar de emoção que, deseja-se, tenha a devida correspondência em campo. Por isso, falar em desgaste e cansaço torna-se conversa desadequada a um momento que, por si só, apela à superação.

Superação é também a expressão certa para descrever o número de golos que regista o campeonato português à 20.ª jornada. Temos normalmente o hábito de criticar o nosso futebol, sobretudo em termos de produção de golos. Ora, esta é a época mais profícua das últimas dez (!): 449 golos marcados. 

Reparem bem na evolução dos últimos 5 anos: 355 (em 08/09), 378 (09/10), 395 (10/11) e 420 (11/12). Esta temporada, apontaram-se mais 29 golos do que à mesma jornada do campeonato passado, proporcionando uma média de 2,8 golos por jogo - registo ao nível das melhores ligas das "big 5" e superior aos campeonatos de Itália e França.
- António Magalhães, jornal Record, 27 de Fevereiro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!