Se o Benfica tivesse escorregado no domingo (o que não aconteceu por um minuto), alguns benfiquistas culpariam Pedro Proença – que, ao expulsar Matic e Cardozo na jornada anterior, os afastou do jogo com a Académica. E que falta eles fizeram!
Mas não vou por aí. Prefiro sublinhar a importância que Cardozo e Matic, sobretudo o segundo, têm nesta equipa do Benfica. Pergunto: o que sucederá se Matic se lesionar e ficar vários jogos afastado? A equipa renderá metade ou nem isso. E se o FC Porto já é o principal candidato ao título, sê-lo-á ainda mais.
Neste momento, o FC Porto está mais forte fisicamente e tem uma vantagem (pouco referida) sobre o Benfica: as bolas aéreas. Dispõe de um ótimo batedor de livres e cantos (João Moutinho) e de dois magníficos cabeceadores: Mangala e Jackson Martínez. No jogo com o V. Guimarães, em dois cantos consecutivos, eles arrumaram o jogo. Ora, o Benfica é um desastre nas bolas paradas. Não tem bons batedores nem bons cabeceadores. Mesmo Cardozo, sendo alto, não joga bem de cabeça, pois salta muito curvado.
Mas, atenção! Se o Benfica sem Matic é muito mais fraco, o que acontecerá ao Porto se perder Jackson Martínez? Ele tem quase metade dos golos da equipa. Sem ele, o FC Porto perderá a gazua que muitas vezes abre as balizas adversárias.
Vistas assim as coisas, o desfecho do título depende muito de dois jogadores excecionais: Matic e Martínez. Se um ou outro ficarem de fora (por lesão ou por castigo), desequilibram-se os pratos da balança a favor do rival.
O FC Porto é hoje favorito. Mas, se perder Jackson, o favoritismo passa inteirinho para os lados da Luz.
-José António Saraiva, jornal Record
O Benfica já conseguiu ganhar um jogo sem Matic.
ResponderEliminarVamos ver se o Porto caso por qualquer motivo não possa utilizar o Martinez consegue ultrapassar os obstaculos.
Mas sim , concordo plenamente consigo.