quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

José António Saraiva diz que o título depende de 2 jogadores: Matic e Martinez


Se o Benfica tivesse escorregado no domingo (o que não aconteceu por um minuto), alguns benfiquistas culpariam Pedro Proença – que, ao expulsar Matic e Cardozo na jornada anterior, os afastou do jogo com a Académica. E que falta eles fizeram!

Mas não vou por aí. Prefiro sublinhar a importância que Cardozo e Matic, sobretudo o segundo, têm nesta equipa do Benfica. Pergunto: o que sucederá se Matic se lesionar e ficar vários jogos afastado? A equipa renderá metade ou nem isso. E se o FC Porto já é o principal candidato ao título, sê-lo-á ainda mais.

Neste momento, o FC Porto está mais forte fisicamente e tem uma vantagem (pouco referida) sobre o Benfica: as bolas aéreas. Dispõe de um ótimo batedor de livres e cantos (João Moutinho) e de dois magníficos cabeceadores: Mangala e Jackson Martínez. No jogo com o V. Guimarães, em dois cantos consecutivos, eles arrumaram o jogo. Ora, o Benfica é um desastre nas bolas paradas. Não tem bons batedores nem bons cabeceadores. Mesmo Cardozo, sendo alto, não joga bem de cabeça, pois salta muito curvado.

Mas, atenção! Se o Benfica sem Matic é muito mais fraco, o que acontecerá ao Porto se perder Jackson Martínez? Ele tem quase metade dos golos da equipa. Sem ele, o FC Porto perderá a gazua que muitas vezes abre as balizas adversárias.

Vistas assim as coisas, o desfecho do título depende muito de dois jogadores excecionais: Matic e Martínez. Se um ou outro ficarem de fora (por lesão ou por castigo), desequilibram-se os pratos da balança a favor do rival.

O FC Porto é hoje favorito. Mas, se perder Jackson, o favoritismo passa inteirinho para os lados da Luz.

-José António Saraiva, jornal Record

1 comentário:

  1. O Benfica já conseguiu ganhar um jogo sem Matic.
    Vamos ver se o Porto caso por qualquer motivo não possa utilizar o Martinez consegue ultrapassar os obstaculos.
    Mas sim , concordo plenamente consigo.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!