sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Quando Jesus recuperou Guttman


Bela Guttman, o mais mítico dos treinadores do Benfica, justificou a perda do título nacional de 1962 com o facto de a equipa estar muito focada na Taça dos Campeões, que acabou por ganhar. 

"O Benfica não tem rabo para duas cadeiras", disse na altura o húngaro, num vernáculo que podia ter saído da boca de Jorge Jesus e cujo espírito o treinador de hoje veio recuperar quando afirmou que o favorito à conquista do título nacional será, entre Benfica e Porto, o que primeiro for eliminado da sua competição europeia.

Vítor Pereira já afirmou que não concorda, que é possível manter a equipa focada nas duas frentes. E acho que o treinador postista tem razão. Aliás, atrever-me-ia até a dizer que até Jesus acha que Vítor Pereira tem razão e que o que disse, a desvalorização pública que tem feito da Liga Europa, não é mais do que a desresponsabilização prévia para a eventualidade de vir a dar-se mal. 

E fá-la na Liga Europa e não em relação ao campeonato por uma razão muito simples: a prova da UEFA pode perder-se numa só noite, a pedir justificação, ao passo que o campeonato se perde ou ganha em muitas partidas, com a evidente diluição de responsabilidade por todas elas.

Jesus quer ganhar as duas coisas - aliás, quererá ganhar as quatro, pois também está ainda em competição na Taça de Portugal e na Taça da Liga.

A eliminação do Leverkusen, com duas vitórias, mostrou a superioridade benfiquista face aos alemães e a medição de forças que aí vem, com um Bordéus que não foi assim tão superior ao Marítimo na fase de grupos, significa que este Benfica é favorito a chegar aos 1/4 de final. 

E, se aí chegar, já não vale a pena dizer que a Liga Europa não é um objectivo, que o cheiro do sucesso chegará para focar qualquer equipa.

-António Tadeia, Facebook

3 comentários:

  1. Tirando desta vez está sempre de acordo com os andrades.

    ResponderEliminar
  2. Tadeia ... vai-te encher de moscas! Vitor Pereira é um professor de educação fisica e um produto fabricado pela "maquina" de propaganda corrupta, jesus apesar da inexperiencia nestas lides da alta competição já leva uns anos a virar frangos; uns dizem o que lhes mandam outros dizem o que sabem...depois veem estas andorinhas tapar o sol com a peneira! Nada que uma pessoa realista nao esteja à espera. Merda de jornalistas!!! FDX onde andam os homens com colhões???

    ResponderEliminar
  3. Chelsea em 2011-12, Milan 2006-07, Liverpool 2004-05 e Milan 2002-03... foram campeões europeus e não foram campeões nacionais...

    E o que dizer do Atletico Madrid que venceu a liga Europa e que nem sequer consegue o acesso à champions??

    O Porto foi condenado por corrupção por jogos num ano em que foram campeões europeus... assim é fácil esticar a manta... e principalmente quando o Porto pode jogar quando quer e os outros não. Quando o Porto de Mourinho ganhou a liga Europa e jogava nas quintas, no campeonato jogava sempre à segunda ou terça. Este ano o Benfica joga na quinta e é obrigado a jogar no domingo...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!