domingo, 29 de setembro de 2013

Vítor Serpa e os erros da arbitragem: O Benfica tem toda a razão


Vamos por partes: em matéria de queixas, o Benfica tem toda a razão. 

O FC Porto garantiu três pontos através de um penalty que tornou ridícula a arbitragem de Pedro Proença e no golo de empate do Belenenses a interpretação do árbitro foi algo abusiva, uma vez que o critério mais adequado teria sido anular o golo por fora de jogo. Daí que a revolta que Luís Filipe Vieira mostrou seja atendível e até justificada. 

Percebe-se que num campeonato em que os principais candidatos não perdem muitos pontos, qualquer ponto oferecido por erros grosseiros de arbitragem pode fazer a diferença e pode ser decisivo.

Vieira tem ainda mais razão quando admite que a equipa esteve longe de ter sido competente no jogo com um Belenenses que, antes pelo contrário, foi competentíssimo.

Bem vistas as coisas, o presidente do Benfica terá sido até demasiado condescendente com a sua equipa. A verdade é que o Benfica, mais do que incompetente, foi indolente, desleixado, pobre de espírito. 

Não é justo que não se assinale alguma responsabilidade do Belenenses, que fez um jogo muito inteligente, mas nada nem ninguém poderá esconder a miserável nota artística da equipa de Jorge Jesus que não teve um mínimo exigível de qualidade competitiva.

Ao contrário do Sporting e do Braga. Cada qual com seus argumentos e jogando segundo as circunstâncias do jogo. Os minhotos cedo perderam um jogador e fizeram pela vida; o Sporting soube aproveitar para se chegar à frente. Já é segundo, está, apenas, a dois pontos do FC Porto (poderiam estar em igualdade não fosse a espalhafatosa prenda de Proença) e tem legitimidade para continuar a fingir que a luta pelo título nunca será com ele, não deixando, obviamente, de espreitar essa cada vez mais plausível oportunidade.

Uma nota final para assinalar que, como quem não quer a coisa, o Estoril já está colado ao Benfica. 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 29 de Setembro de 2013

7 comentários:

  1. Só faltou ter a coragem de referir que o Benfica foi prejudicado em todas as jornadas e que o porto e o sporting têm sido por oposição beneficiados em todas.
    Uma realidade estatística altamente improvável... ou seja é evidente que o campeonato português é uma mentira e a comunicação social tem de deixar de servir de forma submissa o « polvo »!

    ResponderEliminar
  2. Não custa admitir que o Sporting também prejudicado com o Rio Ave, tendo sempre em conta que teve grandes ajudas com o Benfica.
    Já custa admitir o prejuízo do Porto com o Estoril porque jogou com um jogador a mais, aquele que viria a intervir no penalti.
    Do Benfica é que é só prejuízos e muitos: em todos os jogos, mesmo nos que ganhou.

    ResponderEliminar
  3. Estes erros de arbitragens, de facto já beneficiaram e prejudicaram o rendimento desportivo de todos os clubes, mas quando analisamos somente dados objetivos de um elevado numero de jogos, podemos constatar se estatisticamente existe alguma tendência ou não, que favoreça um clube em detrimento doutro.

    Ao contabilizarmos todos os penaltis e expulsões efetivamente assinalados pelos árbitros nos últimos anos, e o seu efeito na pontuação, comparativamente conseguimos retirar conclusões de uma forma objetiva, da influência arbitral direta dessas decisões na alteração dos pontos acumulados por cada uma das equipas candidatas ao titulo.

    O critério utilizado é o de identificar todos os pontos acrescentados pelo F.C. Porto, Benfica, Braga e Sporting que resultem diretamente de um último golo de penalti ou após uma expulsão, ou seja dependentes duma decisão arbitral relevante no jogo.
    Veja esses dados no Blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt, na etiqueta DADOS ACUMULADOS ENTRE 2008 E 2013 (150 Jogos), conseguirá obter uma comparação estatística dos dados acumulados das últimas 5 épocas.

    Veja a seguinte pagina:
    http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Dados%20acumulados%20entre%202008-2013%20%28150%20jogos%29

    ResponderEliminar
  4. Esta colagem do papa croquetes ás declarações do LFV tem muito que se lhe diga...

    As estatistica das vendas ainda são o melhor indicador...

    ResponderEliminar
  5. José Albino Ferreira de Oliveira, residente no lugar Calvário , freguesia de Escariz concelho de Arouca, foi o fiscal de linha que não viu o fora de jogo de 3m no golo do Beleneses nem a Penalti a favor do BENFICA.
    Este Sr ZÉ BINO,RUELA DE ESCARIZ é corrupto (fcp) assumido assim como sua familia.
    Roubou-nos 2 pontos a favor dos da fruta

    ResponderEliminar
  6. Por favor! O sistema está corrompido!
    COMO MUDÁ-LO?
    Não vejo ninguém dentro do cluble com vontade para isso!
    O PRESIDENTE O QUE FÁZ? NADA!
    Sinceramente,isto está a ficar muito triste.
    Saudações Benfiquitas.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!