terça-feira, 10 de setembro de 2013

Fernando Guerra arrasador com Jorge Jesus: Projecto de Vieira com Jesus é uma ilusão


Há três anos, a seguir a ter ganho o único campeonato no consulado de Jesus, ainda os foguetes estrelejavam e já o Benfica acusava irremediável atraso na classificação apenas com quatro jornadas realizadas (nove pontos). Acabou a 21 de distância do FC Porto e... nada aconteceu, porque havia um projeto.

Hoje, depois de tudo ter perdido na temporada anterior, verifica-se ligeira melhoria na medida em que, à mesma quarta jornada, no pior dos cenários a diferença para o rival nortenho estanca nos oito pontos. Embora com simpáticas perspetivas de se manter nos atuais cinco ou até menos, o que será um passo em frente na consecução de tal projeto que, sem rodeios de linguagem, pretende devolver ao emblema da águia as conquistas desportivas que o promoveram a clube do mundo. 

A intenção é boa, corre é o risco de ser só isso enquanto, como em todos os projetos, não se corrigir o que tem de ser corrigido e não se mudar o que deve ser mudado.

Sobre o assunto, defendo uma posição, antes expressa diversas vezes, que vale tanto como a de qualquer leitor que fizer o favor de me ler: Jorge Jesus devia ter sido substituído imediatamente a seguir ao título nacional em 2010, por se ter esgotado naquele momento o espaço de intervenção em que se tem destacado ao longo da sua carreira, o chamado efeito de choque, peculiar ao nível da motivação do relacionamento e do diálogo, mas por período necessariamente curto. 

Assim que é recuperada a estabilidade, Jesus desaparece em consequência daquilo que julgo ser uma evidência: a sua dificuldade em enquadrar-se numa lógica de continuidade.

Vieira está convencido do contrário, acredita num projeto com Jesus, como declarou em recente entrevista à Benfica TV. O problema é que esse projeto é uma ilusão. 

Existe, sim, mas não com Jesus, embora o presidente benfiquista insista em tentar demonstrar o contrário. Está no seu direito, claro que o deve fazer, atrevendo-me eu, porém, a sugerir-lhe avaliação prévia dos custos de semelhante obstinação, a começar pelo inacreditável vencimento do próprio treinador, passando pelo esforço financeiro que tem sido dirigido para o futebol e pela excelente política de aquisições que conduziu à formação de plantéis de enorme qualidade. 

O deste ano, então, é impressionante, mesmo amputado de laterais à altura e ferido por aquele desequilibrado modelo tático de loucas correrias, sem posse nem circulação de bola e castrado na capacidade de pensar o jogo... no jogo.

Ninguém pode acusar Luís Filipe Vieira de não ter dado tudo o que é preciso para se alcançar o sucesso no futebol: condições de trabalho invulgares, contas em dia, praticantes de imenso valor. Nada falta, a não ser vitórias e títulos. 

Julgo que Jesus esbanjou oportunidades que todos os colegas de profissão desejariam e... nunca vão desfrutar. De falhanço em falhanço, tem revelado a sua impreparação para níveis de exigência competitiva tão elevados. 

Apesar disso, o castigo sofrido foi a renovação de contrato em obediência ao tal projeto disfarçado de sonho... até à derrota final, quando o divórcio se tornar inadiável. De aí que o despertar para a realidade se preveja doloroso. Como foi isto possível?...

Tento compreender a angústia de Vieira, o chamado sofrer para dentro, ao ver a sua prendada e mimada equipa ser humilhada na final da Taça de Portugal por um Vitória de Guimarães competente, cercado por graves dificuldades e a contar os cêntimos para sobreviver com dignidade. 

Naquele instante, acredito que o presidente benfiquista bateu no fundo do poço: e agora?, ter-se-á interrogado. 

Desistir, nunca! Outra dose de ânimo, coragem, sacrifício e investimento: eis o fantástico plantel do Benfica! 

Jesus está obrigado a ser campeão, digo eu, à custa de demasiado dinheiro. Há por aí gente bem mais em conta, com ideias mais interessantes e mais capazes. 

Que percebe depressa as diferenças entre o que é trabalhar num clube que luta pelo quinto lugar e noutro para quem o segundo já significa derrota. Jorge Jesus vai para a quinta época na Luz e continua a assobiar para o lado: pensa estar acima da instituição que principescamente lhe paga. Estranho, não é?...

- Fernando Guerra, jornal A Bola, 10 de Setembro de 2013

10 comentários:

  1. "Há por aí gente bem mais em conta, com ideias mais interessantes e mais capazes. "

    Haver há... estão é todas na APAF!

    ResponderEliminar
  2. Ó Fernando Guerra deixe o homem paz, falou no jogo da taça, mas não falou do golo que foi marcado em fora de jogo,e dos cartões que os jogadores do Benfica começaram a levar depois de estarmos a ganhar e os do Guimarães nada, a 1ª jornada levamos com o mesmo arbitro, em Alvalade levamos com o arbitro do penalty e expulsão em paços e mais....
    Ó Fernando fale mas é pela verdade desportiva ou tem também medo de ser ameaçado?

    ResponderEliminar
  3. falar do golo em fora de jogo ñ leva a nada a equipa do benfica nesse dia gozou com os seus simpatizantes mesmo que houvesse + un ou 2 golos em fora de joga nunce se poderia agarrar a essa desculpa, porque o problema naquele jogo foi a gritante falta de atitude aquele tipo de exibições lá + para o norte são raras por isso é que ganham mais apesar de levados ao colo quando é necessário.

    ResponderEliminar
  4. MAS O HOMEM DIZ A VERDADE E DEPOIS AINDA É OFENDIDO! FORAM OS ARBRITROS QUE METERAM O RODERIC NO DRAGÃO, FORAM POR CAUSA DOS ARBÍTROS QUE EMPATAMOS COM O ESTORIL E COM SORTE, O BENFICA NO FINAL DA TAÇA NÃO JOGOU NADA FOI PORCAUSA DOS ARBRITROS, PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER, SO TEMOS 4 PONTOS NO CAMPEONATO É PORCAUSA DOS ARBRITROS? Continuem assim e o Porco vai ganhado e o JORGE JEGUM COM 4 MILHÕES NO BOLSO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FORAM SIM OS ARBRITOS QUE DERAM O CAMPEONATO AO PORTO
      QUEM DIZ O CONTRARIO É ADEPTO DA FRUTA, o tal que tem concelheiro espirtual, Recebe em sua casa arbritos com todo tipo de problemas :
      - FALTA DE DINHEIRO
      - Problemas familiares (conjugais)
      - Diarreia provocada pela fruta e chocolate
      Nem vou enumerar mais´TEMOS DE TÊR PACIÊNCIA PARA ATURAR ALGUNS QUE SE DIZEM BENFIQUISTAS
      DOS CORRUPTOS É DE ESPERAR TUDO

      Eliminar
  5. Os filhos da puta falantes, grilos amestrados iluminados pela corrupção da madalena, vão continuar a debitar merda.
    Filhos da puta

    ResponderEliminar
  6. Até que enfim que vejo alguém que pensa como eu. JJ devia ter saído quando ganhou o título. Por isso desde 2010 contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que voltei ao Estádio da Luz.
    Treinadores mais competentes que Jesus e mais baratos há-os a pontapé, mas ele é o mestre da táctica e está em 7º na Uefa.
    Para muitos benfiquistas o problema é só e exclusivamente as arbitragens e não aceitam os erros próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAIS UM SABIXÃO VAI SER CANDIDATO A PRESIDETE, TEM A SOLUÇÃO.
      Tende vergonha, ÁTÉ AO MINUTO 92 NO CAMPO DOS CORRUPTOS ERA UMA ÉPOCA PERFEITA,VINDES AGORA COM TEORIAS E TRETAS QUE MAIS PARECEIS ENCOMENDAS.
      O CAMPEONATO FOI-NOS ROUBADO PELOS ARBRITOS E ENTREGUE AOS LADRÕES QUE ERAM DUPLAMENTE BENEFICIADOS.
      SOU SÓCIO E ACEITO SIM AS OPÇÕES MENOS BOAS (erros), NÃO ACEITO SER ROUBADO DESCARADAMENTE PELOS MESMOS.
      ATÉ AS PUTAS CONFIRMARAM OS FAVORES E OS SERVIÇOS AOS ARBRITOS QUEREIS AGORA BRANQUEAR COMO TEEM FEITO OS MAGISTRADOS (MAFIA)

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!