quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bagão Félix: FC Porto faz de BCE e Benfica de Comissão Europeia

 

A troika chegou a Portugal esta semana para a oitava e nona avaliações do nosso programa de austeridade, tecnocraticamente conhecido por programa de ajustamento.

Pegando em troika (ou triunvirato, que é mais português) e em ajustamento, no nosso campeonato de futebol também aí temos a normalidade de ver o Sporting juntar -se ao duo Porto/Benfica. Claro que, neste caso, ainda estamos nas primeiras avaliações, mas tudo leva a crer que a nossa futebolística troika está de volta.

O Porto faz de BCE. Não facilita, como é sua imagem de marca. Ortodoxo, rigoroso, disciplinado, injecta ou esteriliza liquidez com planeamento adequado e de vistas largas.

O Benfica faz de Comissão Europeia. Mais heterodoxo e tendo de fantasia o que o monolítico BCE tem de monotonia. Fala muito, tem um discurso a várias vozes, nem sempre coincidente. Multou os sérvios que, na Portela, tomaram um táxi para casa, tal qual a Comissão da União multa industriais de galináceos por as gaiolas não terem a medida certa.

Benfica e Porto têm uma acrescida vantagem: podem ir directamente aos mercados, leia-se Liga dos Campeões.

Ao contrário do Sporting que, todavia, com a ajuda e os condicionalismos impostos por um doméstico FMI bancário, está a conciliar, com aparente eficácia, o objectivo de saneamento financeiro com o crescimento e o emprego de jogadores portugueses. 

Na troika política, o novo representante do FMI mudou e chama-se agora Subir Lall. No Sporting, o treinador pode deixar de ser Leonardo e passar a Subir Jardim.

Sem desconsideração pelo Braga, temos de volta o esplendor do nosso histórico triunvirato. Para durar? Aguardemos pelas próximas avaliações. 

- Bagão Félix, jornal A Bola, 18 de Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!