segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Luís Sobral arrasa e humilha Jorge Jesus por defender um adepto da policia em Guimarães


No início dos anos 90 (1992, creio), estagiário em «A Bola», fui enviado a Fernão Ferro para fazer uma reportagem com o Amora. A equipa da margem sul do Tejo ia jogar na segunda divisão, justificava algumas colunas, no fundo de uma página.

Lembro-me de chegar ao hotel onde estavam a estagiar, dizer quem era e ser convidado para almoçar com a equipa. Rui Maside era a figura, Jorge Jesus o treinador. Devo ter falado com ambos, não me lembro. Só me recordo de me sentar à mesa e ouvir Jesus dizer algo do género os jornais dão pouco importância a estes clubes, deviam falar mais em nós. Para Jesus, o futebol começava ali perto, na Amora.

Jesus, de resto, parece duvidar que exista sobre a terra alguém que saiba mais de futebol do que ele. Uma recolha nem por isso exaustiva do que disse ao longo da carreira é prova do que escrevo.

No entanto, como todos já perceberam menos o presidente do Benfica, Jesus é exatamente como os outros treinadores. Tem as suas ideias, empata, ganha e perde. Às vezes até um pouco mais do que era suposto, tendo em conta o que se gasta com o plantel do Benfica.

Ver Jesus a agarrar polícias e adeptos, fora de si, pode parecer um pouco de mais. Mas no essencial é aquilo mesmo: ele é que sabe. Se for para defender os adeptos (como diz), que se afaste até a autoridade.

Por vezes, durante alguns períodos, a estrutura de comunicação do Benfica consegue fazer crer que Jesus nem é bem aquilo. Consegue, no fundo, mantê-lo controlado. O meu pai conseguia o mesmo com o nosso primeiro carro, um Fiat 127 já com alguma idade. Com dedicação, removia a ferrugem, lixava as partes expostas e voltava a pintar, na esperança de que ele não nos deixasse mal na próxima subida.

Jesus é aquilo. Por mais que o pintem, ele é o treinador que acha que o futebol começa na Amora. Se for ele a sentar-se no banco, claro.

Portanto, não serei eu a confessar-me muito surpreendido com as imagens do final de jogo em Guimarães. Até porque já vi pior, em diversos jogos de distrital. Aquilo foi um momento distrital, só que transmitido na televisão, colocado no youtube e posto a circular pelo mundo. Uma vergonha, sim.

Jesus é ainda o treinador que à quinta jornada aproveita uma conferência de imprensa para colocar pressão sobre os árbitros. Também não me surpreende, embora aqui já não encare a coisa com tanta leveza. Ver Jesus a sacudir polícias ainda compro. Ouvi-lo questionar a verdade desportiva e pressionar árbitros, a ver se consegue chamar-nos estúpidos, já não me diverte.

Devo no entanto admitir que ainda gostei menos de ver Paulo Fonseca ir no jogo. Eu sei que Paulo Fonseca é treinador do FC Porto, um clube que pratica este jogo há décadas. Mesmo assim. Mesmo assim esperava que resistisse um pouco mais e não retirasse espaço ao presidente.

No meio destas confusões, Leonardo Jardim perdeu dois pontos mas ganhou crédito. Aprecio o trabalho do madeirense e sua forma de estar e comunicar. E nunca tinha visto um treinador de um grande reconhecer o óbvio: eles são os mais beneficiados com os erros de arbitragem. Mesmo que numa jornada ou outra (como é o caso desta) pareça que não.

Por tudo isto, não posso concordar mais com Marco Silva.

PS: Apesar do que escrevi acima, é evidente que Jesus deve ser castigado. Não esperem é que seja o Benfica a criticar o seu treinador. Por alguma razão Vieira fez um museu: foi para colocar lá os valores centenários do clube. No fundo, coisas que passaram de moda.

-Luís Sobral, Mais Futebol

22 comentários:

  1. Luis Sobral é uma paineleira que anda por aí como serviçal dos corruptos...bast ver que o Bimbo da Costa atirou um osso sobre a Benfica TV e Luis Sobral foi a primeira faxineira a executar as tarefas que lhe tinham sido encomendadas...

    Jornalismo cobarde não é jornalismo...é cumplicidade!

    E só com olho por olho e dente por dente é que estas paineleiras irão perceber...quando tiverem que olhar para trás sempre que saem á rua...

    ResponderEliminar
  2. Mais um filho da puta dos muitos k pululam nos jornalecos cá do burgo, acima de tudo não passa de isso mesmo,um rato de esgoto...

    ResponderEliminar
  3. Engraçado è ver esse sr(e mais uns quantos) esquecer-se que adelino caldeira agrediu um presidente de uma federacao neste mmo dia.....mas cm è o amigo do dono ja nao convem falar muito disso......

    ResponderEliminar
  4. Este Filho da Puta só escreve por encomenda.
    Cheira-se ao longe o ódio que ele tem ao BENFICA e a quem o serve.
    O ÓDIO AO BENFICA E OS CORNOS TORCIDOS E RETORCIDOS TURVAM-LHE A VISÃO!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Volto a repetir a minha opinião, JJ não possui valores suficientes para estar à altura do Benfica, como técnico principal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tu não tens o mínimo de categoria para escrever aqui e temos que aturar as tuas baixas teorias!

      Eliminar
  6. A crónica de um porco filho da puta!
    Não te surpreende as imagens do caldeira corrupto porque não as mostraram, não é filho da puta.

    ResponderEliminar
  7. valores do Benfica? O Benfica não é um seminário! Fartos de ser roubados, agredidos e outras coisas mais e ainda vêm com os valores? da-se...

    ResponderEliminar
  8. Este salpico de esperma ficou desvairado cm a vitoria do Benfica. Foi tão evidente que nem fala do jogo. Nem dos roubos da arbitragem ao Benfica.

    ResponderEliminar
  9. É bom ver as "Putas ofendidas" a expressar o seu desgosto. Adoro ler a merda que o sobralinho escreve, mostra bem o que lhe vai na alma. Espero que um dia sejas tu, monte de esterco, a ser abusado pela polícia.

    ResponderEliminar
  10. O QUE SE PASSOU EM SETUBAL E NO ESTORIL COM O Porco Corrupto, Caldeira e Antero Herdeiro não te da jeito que seja noticia

    ÉS UMA ENCOMENDA CORRUPTA

    ResponderEliminar
  11. luis sobral nao passa de um filho da puta , mas uma coisa é certa , jj fez mais uma vez triste figuar e meteu se em complicaçoes , alem dele o benfica .
    sera que o benfica nunca mais tem um dirigente ( que seja crescidinho e tenha voz de comando ) no banco ? carraças ? sheu ? por mais respeito que tenha pelo sheu e pelo seu passado e admire a sua postura e educaçao sheu nao controla nadinha enfim .

    ResponderEliminar
  12. Este merdas de jornalista só sabe beber o leitinho dos bicos que faz á escumalha do fcp (pinto pedófilo da costa, garrido, antero, guarda abel, etc, etc).
    Quando o mourinho era treinador do fcp passava a vida a chorar quando perdia e pensava, pensa, que sabe tudo do futebol, mas como foi treinador do fcp é o maior!
    Vai é beber mais leitinho que ainda vais ser a putinha do sistema.
    saudações!

    ResponderEliminar
  13. Não há semana em que este Sobral não fale do Benfica. O pior é vê-lo a omitir outros acontecimentos para a sua retorcida tese...

    ResponderEliminar
  14. È caso para dizer, é tudo contra Amora..

    ResponderEliminar
  15. este filho da puta corrupto azul merece morrer de cancro e hoje

    ResponderEliminar
  16. Não sendo o único, parece revelar um espírito agastado com os armazéns e contentores de putas q o rodeiam onde são mais serias q este avençado desonesto

    ResponderEliminar
  17. este energúmeno e troglodita azul vive num pais das bananas caso contrario ia ter de dar muitas explicações ao tribunal e as casas de saúde ,pois trata-se de um doente mental...

    ResponderEliminar
  18. A paródia de jornalismo profissional continua. Este tipo que aprendeu a escrever um argumento com 500 caracteres sem erros de gramática e que afirma ser jornalista aproveita-se do espaço de opinião que lhe concedem para exibir a sua mentalidade medíocre - sem qualquer pudor, assim à descarada,próprio de um mete-nojo. O seu comentário ao acto do JJ é a demonstração mais execrável de racismo social. Poderia ter ficado pelo disparate de todo o tamanho que foi o acto do JJ (que o foi), para condená-lo poderia ter dito que foi vergonhoso (porque o foi), mas não. Esta criatura vomitou todo um chorrilho de preconceitos de classe para denegrir um indivíduo particular e o seu comportamento. Aliás, esta atitude relativamente ao JJ não é de agora. Havia que esperar que o nosso treinador cometesse um verdadeiro disparate(com consequências para o futuro da época ainda imprevisíveis) para, esta gente medíocre, finalmente despejar o que verdadeiramente odeiam nele - não é o homem. É a «Amora» que há nele. Não é a pessoa, é a «distrital» que há nele. A mentalidade deste tipo não é a excepção, é a regra!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!