quarta-feira, 25 de setembro de 2013

António Tadeia: A inflexão de Vieira


Luís Filipe Vieira explicou ontem, à CM TV, a lógica por trás das opções de gestão do Benfica. E não pode dizer-se que elas não façam sentido: na pior das hipóteses pode alegar-se que não tenham sido propriamente opções.

A escolha era clara: ou se reforçava a equipa e ampliava a dívida, ou se amortizava a dívida às custas de um enfraquecimento da equipa. Vieira seguiu a primeira via, teve o acordo da banca e acerca disso nada há a dizer. 

A SAD é gerida de dentro para fora e é assim que deve ser. Só que o caminho é o inverso do defendido pelo mesmo Luís Filipe Vieira até há bem pouco tempo. 

Na sequência do título, em 2010, o treinador falou em ganhar a Liga dos Campeões, mas Vieira aconselhou prudência. Tinha razão. Em 2011, a época retumbante do FC Porto levou o presidente benfiquista a apontar o dedo à euforia e à megalomania em que o clube caiu após a festa do campeonato.

Tinha razão. Há um ano, após transferir Javi Garcia e Witsel, veio defender a austeridade. "Vender e baixar a massa salarial, mesmo que isso signifique sacrificar a nossa competitividade", disse, em discurso na Casa do Benfica de Almada. E também tinha razão.

É por isso que fica pelo menos lugar para a dúvida se a inflexão revelada ontem é estratégica ou apenas fruto das circunstâncias, da ausência de propostas realmente aliciantes pelos seus jogadores. 

E isso, porém, nem interessa muito. Não tanto como o efeito que a identificação da vitória na Champions como objetivo pode vir a ter na equipa e em Jorge Jesus. Que a pressão vai aumentar, é claro. Se jogadores e treinador estarão à altura de dar razão ao presidente, só depois se verá. Mas que parece ser mais difícil que venha a ter razão desta vez, lá isso parece.

-António Tadeia, Facebook

5 comentários:

  1. Ontem na Correio da Manada Tv foi mais do mesmo.

    Pura venda da Banha da cobra cuspideira.

    Tipo dar palha aos asnos, ou milho às gayvotas.

    Até a treta de dizer que é o melhor plantel dos últimso 30 anos.

    QUANDO há 4 anos com Di Maria, David Luiz, Ramirez, Coentrão, Javi Garcia,
    Aimar, Saviola, Nuno Gomes, e até Luizão e Cardsoso 4 anos mais novos... o
    plantel era bem melhor!!!!!

    E esta época, só não vendeu ninguém porque ninguém apareceu para pagar um preço
    correcto.

    E qual investimento, qual carapuça, SE a maior parte dos jogadores vireram por empréstimo
    e nem do clube são!!!!!

    Só treta, só blá, blá, blá e a maralha engole sem mastigar.



    Até o Markovic é emprestado por um Fundo sem Fundo !!!!











    ResponderEliminar
  2. Este cagado dos pombos só deita abaixo. Nunca o ouvi ou li nada dele a fazer uma critica positiva ao Benfica ou à sua direcção.
    Considero-o um inimigo.

    ResponderEliminar
  3. Isso do Benfica ter investido tanto quanto se consta na imprensa irá ser provado a seu tempo. O Ola John também tinha custado 9 milhões de euros...
    Quanto ao melhor plantel dos últimos 30 anos, eu concordo. O anónimo iletrado do FC Porto fala nesses nomes todos porque eles saíram do Benfica e demonstraram o valor noutros clubes de ligas mais fortes. Quando aqui jogavam era mais um que se recusava a valorizá-los. O Nico, Enzo, Siqueira, Matic, Fejsa, Djuricic, Markovic ou Lima nada devem a Di Maria, Ramires, Coentrão, Javi Garcia,
    Aimar, Saviola ou Nuno Gomes. O Luisão e Cardozo com mais 4 anos em cima não faz grande diferença, pois nunca foram jogadores de arranque. Até nisso falha na análise. Mais uma. O David Luiz é hoje um jogador feito, no Benfica era muito bom, mas disparatava com algumas subidas e não tinha concentração durante 90 minutos. Garay é melhor central. Ele e o Mangala são os melhores centrais da Liga.

    -> Tadeia recusa-se a elogiar o Benfica. É uma incapacidade de quem ferve muito pelo FC Porto. Podia aprender com o Bruno Prata a disfarçar melhor...

    ResponderEliminar
  4. Mais um porco alternadeiro com diarreia mental!
    Fala da tua mãe, ela é que deve ferver nalguma casa de alterne

    ResponderEliminar
  5. Bem, para falares da Mãe dos outros, é pq nao podes falar da tua...sabemos lá porquê???
    És parvo todos dias...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!