sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vieira não pode levar o Benfica novamente à falência


Luís Filipe Vieira teve de se expor a sério, saindo mais uma vez em defesa do treinador, mas conseguiu estancar os ataques que Jorge Jesus sofria a torto e a direito após um início de época meio trôpego. As vitórias após o dérbi ajudaram e o Benfica parece prestes a entrar em velocidade cruzeiro se a deslocação a Guimarães assim o permitir e essa for a vontade do incómodo Rui Vitória, que ainda ontem à noite goleava na Liga Europa. Mas se o grande problema do clube até agora parecia apenas desportivo, temendo-se a falência dos métodos de JJ perante jogadores que se mostravam cansados de tanto excesso, agora sabemos que o presidente encarnado se debate com outro tipo de questão, curiosamente semelhante à que atormenta todos os portugueses devido à triste gestão dos políticos que temos: o endividamento excessivo.

Os números apresentados no Relatório e Contas de 2012/13 são preocupantes e somados à inexistência de encaixes financeiros no último mercado podem tornar-se seriamente gravosos. Claro que estes mesmos números dependem sempre de quem os lê e da seriedade colocada na questão, mas num país como Portugal, apresentar um passivo de 440,5 milhões de euros, quando se encaixaram 51,5 milhões em transferências só pode ser preocupante, por muito que surjam nos próximos dias vozes da situação a jurar o contrário. 

Afinal, entre compras e vendas os encarnados até tiveram uma variação positiva de 11,5 milhões, provando que o desvario de contratações a que assistimos nos últimos anos se aguenta e até dá lucro. O pior é que mesmo assim o passivo aumentou em 3,4 milhões. 

Dramático mesmo o facto de se ter investido agora mais 30 milhões no reforço da equipa sem que se tenha vendido um jogador, ou seja, sem que se tenham realizado encaixes significativos, que disfarcem uma vez mais o défice de exploração que atormenta o clube. No fundo, sem entrar na espiral negativa em que o Sporting caiu, o Benfica vive hoje também ligado à máquina que a banca alimenta até ao dia em que a torneira fechar. 

É mais complicado que aconteça na Luz e o drama ainda não é tão grande, mas se Vieira não quer ficar na história como o presidente que recuperou o Benfica para depois o levar à falência novamente, então algo terá de mudar. Domingos Soares de Oliveira é o homem que lidera financeiramente o clube e não terá ficado certamente muito satisfeito com a ausência de vendas este defeso. 

A solução está a ser trabalhada, sendo de prever novo empréstimo obrigacionista ou duas ou três vendas de pedras nucleares até junho próximo. Porque ainda há tempo. 

- Bernardo Ribeiro, jornal Record, 20 de Setembro de 2013

16 comentários:

  1. Sem querer comentar a veracidade da gravidade da situação financeira, mas qual é o valor do activo geral do clube neste momento? é que não conta olhar só ao passivo... para o Benfica sobreviver o Activo tem de ser maior que o passivo, e é isso que me parece. Mas caso me queiram dar esses dados agradecia.

    Viva o Benfica!

    JohannesDee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O activo neste momento encontra-se em 416M logo abaixo do passivo, logo estamos neste momento em falencia tecnica o que por si so nao è nada bom......para ajudar a festa cm a passagem na totalidade da benficatv para a sad pro ano a SAD reduz o passivo e o benfica clube nao......obg LFV.....

      Eliminar
    2. O activo neste momento encontra-se em 416M logo abaixo do passivo, logo estamos neste momento em falencia tecnica o que por si so nao è nada bom......para ajudar a festa cm a passagem na totalidade da benficatv para a sad pro ano a SAD reduz o passivo e o benfica clube nao......obg LFV.....

      Eliminar
  2. Sobre o passivo creio que os valores serão verdadeiros e em relação aos activos os valores apresentados,partem de uma avaliação que pode estar inflacionada e sendo assim,é muito difícil saber quando é que uma SAD está em falência.
    De uma os Benfiquistas sabem que o seu Clube gasta acima das suas possibilidades e se não reduzir custos muito em breve,pode entrar em bancarrota a não ser que um homem das Arábias invista milhões de euros na SAD.

    ResponderEliminar
  3. Sobre o passivo creio que os valores serão verdadeiros e em relação aos activos os valores apresentados,partem de uma avaliação que pode estar inflacionada e sendo assim,é muito difícil saber quando é que uma SAD está em falência.
    De uma os Benfiquistas sabem que o seu Clube gasta acima das suas possibilidades e se não reduzir custos muito em breve,pode entrar em bancarrota a não ser que um homem das Arábias invista milhões de euros na SAD.

    ResponderEliminar
  4. A curto prazo, não se dá por ela, pois o Benfica gera muito dinheiro. Mas a longo prazo é preocupante, pois aos 440 milhões da SAD há que somar ainda os 160 milhões do Clube. Ou seja, são mais de 600 Milhões.

    Isto, quando vemos o MU dar lucro, o RM dar lucro, o Barcelona dar lucro, o Bayern dar lucro.

    Das duas uma, ou é mal gerido, ou alguém anda a safar-se à custa do clube.





    ResponderEliminar
  5. As contas são obviamente péssimas e terão de ser melhoradas... todavia... alerto que mesmo para um leigo como eu, certos factos do mundo financeiro actual são inegáveis, por ex:

    É substancialmente diferente um particular estar falido... porque deve 2 euros e só tem 1... do que um clube ou empresa mundial... dever 2.000.000 e só ter 1.000.000!

    A economia gere -se de forma algo perversa e inerentes a um clube como este, está uma imensidão de pessoas e empregos directos e também indirectos... uma massa que pode mexer com os números do próprio país.
    Num caso como o Benfica nenhum banco poderá deixar de o apoiar... porque se não o problema explodiria nas suas mãos, sendo totalmente improvável poderem receber a verba emprestada ( até porque alguns bens não terão um valor real comercial compatível com o atribuído como é o caso dos estádios ou mesmo dos passes de jogadores vendidos em situação de falência que se desvalorizariam ).
    Paralelamente o desemprego gerado abalaria toda a economia nacional... digamos que... os Bancos criaram um problema para eles próprios e de impossível resolução e nem mesmo o governo ( qualquer que seja ) quererá algum dia uma bomba dessas.
    Registo também que se a situação fosse verdadeiramente dramática e não estivesse relacionada com o grande investimento e possível grande retorno da Benfica TV... dificilmente não teriam sido vendidos vários jogadores porque propostas interessantes existiram para muitos e isso é inegável.

    ResponderEliminar
  6. O portista Bernardo Ribeiro só não comenta como é que um clube várias vezes campeão nos últimos anos, com acesso regular à liga dos campeões, e com vendas brutais também aumenta o passivo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito passam a vida a sonhar com o Porto. O FCP é o bicho-papão. O B R é do Sporting assumido e nunca o negou. Por isso deixem lá o FCP em paz.

      Todas as empresas, todos os clubes já o sabemos, têm Activo e têm Passivo. A questão aqui, é a gestão do clube, que segundo diz o CM já vai no 5º ano seguido a dar prejuizo. E a questão aqui é que o Passivo do FCP está controlado. Nem metade é do do SLB. Ao passo que o Passivo do Benfica é uma fuga para o abismo. Claro que não se nota a curto prazo. Mas daqui a 2/3 anos pode levar à falência. Pode!

      Assim que, por favor não metam neste filme o FCP que não é para aqui chamado. O FCP compra caro, vende caro, gasta caro, e certamente muita gente se safa: desde Dirigentes, Empresários, Comissionistas, Intermediários, etc., etc. Ninguém o nega.

      Por exemplo:

      O FCP ia comprar o Danilo por 10 milhões e como o Benfica tentou intrometer-se no negócio, obrigou o FCP a pagar 13 milhões. A esse valor ainda teve que pagar mais comissões e prémios de assinatura. Total que o FCP pagou - 17 Milhões !!!

      Mas, basta vender por 20 para ter lucro.

      E, sobretudo, comprou caro o Danilo, mas tem um Def. Direito bom que ajuda o FCP a vencer Tri-Campeonatos!!!

      Este um exemplo, para alguns pitosgas tirarem as rumelas, as palas, abrirem a pestana e conseguirem ver...

      Querem outro exmplo?!

      Moutinho - o FCP comprou-o por 11 milhões e ainda deu mais 6 milhões ao Sporting, total 17 milhões. Mas a seguir vendeu-o por 25 milhões.

      E no entretanto o Moutinho ajudou o FCP a ser Tri-Campeão, a vencer a Liga Europa !!!

      A isso chama-se gestão de activos... coisa que no SLB não sabem fazer, ou então fazem mas só para alguns terem lucro, tirarem vantagem, mas não o clube!!!

      O clube cada vez está mais endividado.

      Eliminar
  7. mas voçes devem ser é parvos ou o raio que vos foda,até eu que tenho pouco mais que a 4 class percebo um bocado disto,ou seja,nos temos passivo,mas tambem temos activo certo?? ENtão é facil,quando o passivo rebentar pelo tecto,vende se o activo,fica mos sem estadio,podemos ir jogar pra tapadinha,ficamos sem centro de estagio podemos treinar na praia em cascais,ficamos sem jogadores nao faz mal elles sempre nao ganham titulos e nao,que se foda

    E depois disto tudo ainda por cima nao chega,cada um vai ter que ir por o cu a render na esquina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em linguagem prosaica é mesmo assim. O clube nunca acabará. Mas, certamente que descerá em todos os níveis.

      É como alguém habituado a andar de Mercedes, passar de um momento para o outro a andar de Metro!!!

      É claro que o Clube nunca irá acabar. Outros virão para depois arrumar a casa. Mas que anda alguém a servir-se do Clube anda !!!

      O JJ leva mais de 300.000 por mês.

      O Garay leva 250.000 por mês.

      E até o Moniz leva mais de 120.000 por mês

      Quanto não levará o Bieira?! Hum, hum...

      Tudo isto sai caro. Tudo isto é má gestão!!!



      Eliminar
  8. É ,POR ESSES E POR OUTROS NAS MESMAS CIRCUNSTÂNCIS, QUE O BENFICA ESTÁ COMO
    ESTÁ!
    HAJA ALGUÉM COM BOM SENSO QUE PONHA TRAVÃO A TODA A ESSA SITUAÇÃO.
    ESSES, ESTÃO PARA SE SERVIR DO BENFICA, E NÃO AO CONTRÁRIO!
    QUE SURJA ALGUÉM COMPETENTE E QUE PONHA UM PONTO FINAL EM TUDO ISSO POIS ESTA DIREÇAO JÁ NÃO SERVE.
    ABRAM, OS OLHOS BENFIQUISTAS!
    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS.

    ResponderEliminar
  9. eu li o titulo e não li mais nada pois este titulo demonstra uma ignorância ridícula e sensacionalista. O desconhecimento da realidade para se falar em falência não tem palavras, muito menos o grau comparativo que aquele "novamente" acarreta. Simplesmente degradante...

    ResponderEliminar
  10. Você precisa desesperadamente de um empréstimo?
    Você foi negado um empréstimo do seu banco ou qualquer instituição?
    Precisa de ajuda?
    Precisa de um empréstimo para pagar contas ou comprar uma casa?
    Quer ter seu próprio negócio e você precisa de um empréstimo para o seu
    demandas financeiras?
    Contacte-nos hoje para o seu empréstimo. Estamos dispostos e capazes de ajudar em qualquer negócio ou empréstimo pessoal.
    A oferta está disponível em taxa de juros acessíveis de 3%.
    Candidato interessado? deve entrar em contato conosco
    via E-mail: klinsmannpetersonloanfirm@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Você precisa desesperadamente de um empréstimo?
    Você foi negado um empréstimo do seu banco ou qualquer instituição?
    Precisa de ajuda?
    Precisa de um empréstimo para pagar contas ou comprar uma casa?
    Quer ter seu próprio negócio e você precisa de um empréstimo para o seu
    demandas financeiras?
    Contacte-nos hoje para o seu empréstimo. Estamos dispostos e capazes de ajudar em qualquer negócio ou empréstimo pessoal.
    A oferta está disponível em taxa de juros acessíveis de 3%.
    Candidato interessado? deve entrar em contato conosco
    via E-mail: klinsmannpetersonloanfirm@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Você está em qualquer tipo de dificuldade financeira? Você precisa de um empréstimo para
    limpar suas dívidas? É um homem de negócios ou mulher que pretende expandir a sua empresa ? oferecemos empréstimo de todos os tipos de indivíduos, empresas e cooperar corpos que estão em necessidade de um empréstimo a uma baixa taxa de juros de 3% contato conosco hoje para um verdadeiro empréstimo via e-mail :
    garrycoleman_loanoffice@yahoo.com

    FORMULÁRIO DE EMPRÉSTIMO DE APLICAÇÃO

    Nome : ___________________________
    Apelido : ____________________________
    Sexo: _______________________________
    Estado civil : _______________________
    Endereço de contato : ______________________
    Código Cidade / CEP : ______________________
    País: ______________________________
    Data de Nascimento: ________________________
    Montante necessário como Empréstimo : ________________
    Empréstimo Duração : ________________________
    Renda Mensal Renda / ano : _________
    Profissão: ___________________________
    Finalidade para Empréstimo : _____________________
    Telefone: ________________________________
    Fax : __________________________________
    você tem um passaporte , carteira de motorista, carteira de identidade ou qualquer forma de identificação ?
    Você fala Inglês ?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!