sábado, 24 de agosto de 2013

Luís Sobral diz que Vieira não seria 1ª opção para substituir Cardozo


Vi apenas a primeira parte da entrevista de Luís Filipe Vieira à «Benfica TV», que coincidiu, em parte, com o programa «Maisfutebol» na TVI24. Por isso não farei qualquer abordagem genérica, comento apenas o que vi e li transcrito em diferentes jornais online, a começar pelo Maisfutebol.

1. O objetivo da primeira parte da entrevista era claro: retirar pressão antes do jogo de domingo em casa. Apesar de o adversário não inspirar particular receio, o momento é mau, depois da derrota na Madeira e da contestação a Jesus. O ambiente está pesado, Vieira tentou desanuviá-lo, com um discurso que aparentava firmeza. 

Três ideias básicas: sabemos qual foi o problema na Madeira, está identificado e resolvido (deu a entender que tinha ido ao balneário falar com os jogadores); mudar de treinador é um erro, lembram-se de Fernando Santos (algo que já repetiu muitas vezes); não se preocupem com o Cardozo, é assunto resolvido e na segunda-feira já estará a treinar. 

As mensagens eram certas, a entrega foi razoável. Ao voltar a falar em ofertas para o paraguaio, no dinheiro que terão de pagar se o quiserem, o presidente do Benfica revelou que no fundo o seu desejo é receber o preço justo e deixar sair a bomba-relógio. 

Só não o fará se não puder. Tudo somado, creio que terá convencido os adeptos benevolentes (que são muitos, como se tem visto nos últimos anos) e colocado a dúvida nos restantes. Objetivo cumprido, pelo menos no imediato. Se o golo não aparecer logo, o público esperará um pouco mais.

2. A entrevista servia também para falar sobre mercado. 

Pelo que li, Luís Filipe Vieira confirmou um nome e abordou alguns dos processos do Verão. 

Pizzi: apesar de dizer que nada percebe de futebol, garantiu que estará no plantel do próximo ano. Não sei como pode garantir tal coisa. Os que estão no plantel vão piorar? Vão sair? O Benfica parará de comprar extremos no estrangeiro? 

Roberto: este é um daqueles casos em que a história piora cada vez que alguém com responsabilidade se pronuncia sobre o tema. 

Fariña: 40 por cento do custo está pago. Logo, com mais dois empréstimos semelhantes o Benfica começa a ganhar dinheiro com o argentino. Mas um clube de futebol pode ser isto, por mais estratégico que possa ser o Dubai?

3. Rui Costa foi um nome referido na entrevista. As explicações de Luís Filipe Vieira sobre a estrutura do futebol foram frágeis. Talvez porque ao longo dos anos o presidente tenha oscilado entre o «não sei nada de futebol» e o «para o ano estarei mais próximo do futebol». Se de facto Rui Costa é, como disse Vieira, fundamental na estrutura isso poderá ser uma boa notícia. Veremos na próxima semana. Ou na próxima entrevista.

4. Por último a Benfica TV, o fantasma Olivedesportos e a herança. Percebo o entusiasmo do presidente do Benfica com o estádio, o museu, a televisão. Concordo que a ideia de colocar os direitos televisivos na Benfica TV é original, arriscada, demonstra coragem e abre uma nova frente de negócio. Ao fim destes anos todos nem o crítico mais distraído poderá dizer que Luís Filipe Vieira não sabe negociar, não sabe construir, não é capaz de liderar um clube.

Claro que é, claro que tem sido, claro que o Benfica é hoje muito diferente do que era há década. E claro que os números, sobretudo os conseguidos na Europa, nos dizem que também na frente desportiva as coisas melhoraram. 

O erro de Vieira é achar que deve ser avaliado por isso e que essas coisas dos títulos são um detalhe. Não são. E, má notícia, não é ele quem escolhe a forma como a história o julgará. 

Por enquanto, com apenas dois títulos numa década (mais o tempo com Vilarinho), Vieira é um daqueles avançados que precisam de muitos remates para fazer um golo. Não estaria nos primeiros nomes da lista para substituir Cardozo. Mas o paraguaio não sai, não é?

-Luís Sobral, Mais Futebol

14 comentários:

  1. Entrevista clara como a água, a campanha de alguns escribas de pasquins continua.

    ResponderEliminar
  2. Diz que apenas viu parte da entrevista mas não se conteve em comentá-la e em destilar o habitual ódio ao Benfica. Este e outros que escrevem e têm tempo de antena andam numa campanha descarada contra o Benfica. O facto de podermos mudar o futebol português está a deixá-los preocupados. Provavelmente esta época só precisaremos de vender um jogador enquanto o Porto já vendeu 2 e parece próximo de vender o Jackson Martinez. Isso quer dizer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Pior que anti benfiquistas são benfiquistas anti benfiquistas!

    ResponderEliminar
  4. lUIS SABRAL FILHO DA PUTA.NEM FALA MAIS DO SL BENFICA,MERDA PORTISTO.

    ResponderEliminar
  5. COMPLETAMENTE DE ACORDO COM O MIGUEL MARQUES....

    POBRE CLUBE O MEU, ..COM ADEPTOS DESSES.....

    ResponderEliminar
  6. Os Vieiristas um dia ainda vão levar no focinho se continuam a defender o Vieira acima do Benfica...farto!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 1º lugar Cabrão petardeiro que se preze é sempre anónimo. Em 2º, já se viu que a Dona Vaselina escorre por essa peida gay depois de muito seres enrabado.
      Cabrão invertebrado!

      Rammstein

      Eliminar
  7. Qual é o objetivo da Benfica Tv?
    -Ganhar bastante mais do que lhe era proposto pela SportTV.
    -Enfraquecer a Sport TV (SportTV FCP/SCP),menos clientes ,menos dinheiro a distribuir pelos Dragartos.
    -Não sermos penalizados com as imagens que só mostram o que lhes interessa (anti-Benfica).
    -Obrigá-los a baixar os preços de assinante.
    -E nós se queremos ser GRANDES é IMPERATIVO que deixemos de pagar a Sport Tv(os jogos fora veem-se em casa de um amigo,café,internet ou outro local...não podemos ir em grupo com a sportv live(SportTv ZERO).
    -Jogos do Benfica sempre ás 15/16 horas de forma a enchermos o Estádio,e fazer dele o Inferno da luz para as equipas contrárias e para os árbitros.
    Se estivermos unidos, estes PAPAGAIOS...vão acabar por ficar a falar sozinhos,ou...a escrever para eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PAREBANS BELO COMENTÁRIO
      Esse criminoso maior acionista do fcp e propritários da sportv esta preocupado, pensa que a BENFICA TV vai fazer o mesmo que os da fruta teem andado a fazer nestas ultimas decadas.
      SERÁ QUE NÃO HÁ JORNALISTAS SÈRIOS E SEM MEDO ?
      Que isenção tem um batoteiro destes quando transmite jogos do seu clube o qual é o maior acionista com 21% ele e irmão

      Eliminar
  8. Eles estão mesmo muito preocupados eheheh, como já não conseguem directamente, tratam de envenenar os Benfiquistas para lhes fazerem o serviço.

    ResponderEliminar
  9. Este luis sobral e de um anti benfiquismo , que ja cansa Não faz muito tempo dizia que no benfica ninguem explicava nada , agora nada esta bem na mesma.Haja paciencia lollllllllll

    ResponderEliminar
  10. Não viu a entrevista, mas comentou pràticamente tudo. Se a tivesse visto escreveria um livro com umas centenas de páginas.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!