sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Leonor Pinhão: As leis do futebol a sério e a feijões


De todos os estádios construídos propositadamente para o Euro 2004, confesso que, até ao passado sábado, só conhecia o Estádio da Luz. Agora também conheço o Estádio do Algarve porque fui lá ver o Benfica-Nice, um joguinho de Verão que começou muito animado, graças sobretudo às prometedoras agitações causadas por Lima e por Markovic na confundida defesa dos franceses, ao ponto de dar por bem empregue o dinheiro do bilhete.

Durou pouco, no entanto, o prazer do público. Coisa de meia-hora, apenas. Isto porque o árbitro, rigorosíssimo, entendeu ser merecedora de castigo máximo e de expulsão uma acção atabalhoada de Artur que terá atirado ao chão um adversário na sua área.

O árbitro foi pronto a mostrar o cartão vermelho ao guarda-redes do Benfica e Jorge Jesus também não pensou duas vezes. Tirou de campo Markovic para que Paulo Lopes pudesse substituir na baliza o infortunado Artur. E ali terminou o gáudio da significativa assistência porque Markovic, no esplendor dos seus 19 anos, é aquele tipo de jogador que leva gente aos estádios.

Foi, com certeza, em ensaio útil para Jorge Jesus ver a sua equipa jogar uma hora inteira com menos um em campo, lutando para segurar a magra vantagem de 2-1 e não descurando as oportunidades para dilatar o resultado a seu favor, o que poderia muito bem ter acontecido pela forma como o Benfica, mesmo em inferioridade, mandou no jogo.

Assim que Markovic abandonou o relvado, muito aplaudido como fez por merecer, apeteceu-me pedir ao árbitro a devolução de, pelo menos, o custo de meio bilhete. No entanto, nem todos os espectadores do Benfica-Nice terão pensado assim tão mesquinhamente.

- As leis são para se cumprir em jogos a sério ou em jogos a feijões - logo ouvi dizer, judiciosamente, a um consócio de bom senso.

E, assim, fui levada a concordar com a decisão do árbitro, ainda que contrariada. O jogo perdeu muito do seu interesse, é verdade, mas não dei o dinheiro por deitado à rua porque com menos que ver no relvado havia oportunidade para melhor apreciar o dito Estádio do Algarve.

Trata-se de um imponente mono com velas, plantado num ermo que não serve nem a população farense nem a louletana e que, incluindo as derrapagens dos seus custos de construção, custou uma fortuna ao erário público em nome do inquestionável «desígnio nacional» em que se transformou ideologicamente a organização do Europeu de 2004 pelo nosso país.

Perante a obscenidade de semelhante desperdício enfunado, que terá feito glória dos seus promotores e construtores, passou imediatamente incólume a decisão do árbitro de expulsar Artur a meio da primeira parte, estragando o espectáculo ao roubar-lhe um artista.
- Leis são leis, em jogos a doer ou em jogos a brincar!
Isto é que é ser bom cidadão.

No dia seguinte, 600 quilómetros mais a Norte, voltou a acontecer coisa semelhante. No jogo de apresentação do FC Porto com o Celta de Vigo, ficou provado que, a doer ou a brincar, há leis que serão sempre leis do Estádio do Dragão.

Os campeões nacionais averbaram a sua enésima vitória nesta pré-temporada. Foi um triunfo tangencial de 1-0 com um golo de Jackson Martínez que partiu de posição irregular à vista desarmada, legalmente sancionada pela bandeirola de serviço.

O jogo terminaria em grande espectáculo e com 11 de cada lado. 
No Dragão, leis são leis. E que árbitro idiota se atreveria a expulsar Kelvin - o herói do último campeonato - por se ter atirado em pontapés às canelas do Nolito que ainda tresanda a Benfica?

Leis são leis. Não se brinca em serviço. Isto é estrutura.


-Leonor Pinhão, Jornal A Bola

9 comentários:

  1. OH Travesti Pinhao, ainda te doi o minuto 92 ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deves ser mais um "BIMBALHAO" que achas que a tua equipa ainda ganha algo seriamente, sois a ralé do futebol mundial e que tristeza, já só ganham com golos off- side e como se isso nao chegasse ainda batem nos colegas de profissao, sois e sereis sempre conhecidos como o clube "CORRUPTO" que tudo compra com "PUTAS, GUITA E VIAGENS"! enfim: SOIS UNS TRISTES DO CARALHO!!! TCHAU BIMBO E VE LÁ NAO TE ESQUECAS DE TE AJOELHAR QUANDO VIRES O "AVO CANTIGAS", PERCEBESTE ANDRADE?

      Eliminar
    2. Oh anónimo das 18:10.... se não fosses um mentecapto de um grande filho da puta (... sim, porque lá para os teus lados nem sequer é nem insulto nem tão pouco palavrão) O QUE GOSTARIAS SE SER .... Seu grande boi

      Eliminar
  2. E fala-se em porto e o cheiro a merda atraí logo esses anonimos da treta. Idiotas masoquistas que seguem tudo o que é do Benfica para poder debitar umas idiotices...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NAO DUVIDES: fala-se em "PORCOS" e cheira logo a "MERDA", que queres tu que "DEBITEMOS?" quando é só com o clube do "ALEIXO" que estas coisas acontecem, já nao bastava roubar ás escondidas, agora tmb. já o fazem ás vistas de todos os que com voces colaboram, o que vale é que a pilha do "papa" nao vai durar sempre e depois vamos ver como é, se sao assim tao bons ou se deixa de existir as leis do clube do "FREIXO" nos jogos destes. PERCEBESTE AZEITEIRO DO CARALHO?

      Eliminar
  3. Este deficiente anónimo das 18.10, só podia ser do F.C. PORKOS para vir a um bloque de benfiquistas mandar bocas, interna-te que pode ser tarde e não teres cura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e o das 18.22 é outro ATRASADO MENTAL que ainda nao percebeu que quando se fala em porcos, cheira logo a "MERDA"!!

      Eliminar
  4. eu habituei-me a ver a LEONOR PINHAO sempre a defender o BENFICA, mas nunca "parcial" e por isso mesmo nutro por ela simpatia é ao contrário de um sr. de nome MIGUEL SOUSA TAVARES que sempre que escreve é sempre a prestar "vassalagem" ao "avo cantigas" e aos porcos e sempre a atacar o "GLORIOSO BENFICA",

    ResponderEliminar
  5. Uma forma simples , e soberba de exemplificar a realidade dos nossos arbitros. Pura palhaçada o que se passou no norte , ou seja quando a vergonha não tem mesmo vergonha nenhuma , e pasme-se não se preocupam ão menos em disfarçar.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!