sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O "farol" que o treinador deve ser está tão apagado como naquele fatídico Domingo no Jamor


Desde a derrota de Domingo que o universo benfiquista não acalma. É difícil, para não dizer impossível. Ao consultar as declarações múltiplas que se foram produzindo, oriundas das várias "trincheiras", dá para perceber que o ambiente está perto do irrespirável. E pode complicar. É que o problema, antes de ser desportivo, é político.

Convém lembrar que Jesus continua no Benfica porque Luis Filipe Vieira assim o quis. O (triplo) desastre da temporada anterior, os joelhos assentes no relvado do estádio do rival, a contestação (muito) visível ao treinador no Jamor, a opinião de grande parte dos seus parceiros de direção, enfim, nada demoveu o presidente. Não sei se o "fantasma do Dragão" tem algo a ver - diretamente - com a renovação do técnico (e, se tiver, Vieira nunca o admitirá), mas a verdade é que Jesus assinou por mais dois anos um novo contrato de luxo e, além disto, ficou com uma capacidade de intervenção acrescida.

Vieira sabia que a aposta era de elevado risco e que esta opção jamais poderia ser desligada dele próprio. Parecia evidente que o ciclo tinha terminado e que só circunstâncias extremamente favoráveis poderiam operar uma viragem na nova época. Acontece que, entre uma temporada e outra, as condições tornaram-se quase surreais.

O exemplo do caso-Cardozo - que já era caso no fecho e que continua caso no início, com cerca de três meses de novela pelo meio - é a demonstração mais gritante de como se pode aumentar a confusão sem necessidade alguma. E o sai-não-sai de vários jogadores (que lá continuam) é outra forma elucidativa de como ficar dependente dos últimos dias de mercado pode ser um factor de instabilidade.

Assim, o que se passou na Madeira é uma consequência natural. Uma consequência, não a causa. A equipa encarnada esteve tão desconexa com o Marítimo como tinha estado com o V.Guimarães. Até parece que um jogo se seguiu ao outro, sem tempo para acertos ou mudanças de estado de alma. Quer dizer : o "farol", que o treinador deve ser, está tão apagado agora como esteve naquele fatídico domingo no Estádio Nacional.

Portanto, que fazer? Vieira está refém da promessa de não repetir o que fez a Fernando Santos. Sim, não despediu Jesus à primeira jornada, mas nada garante que não o faça mais adiante. Só que, se chegar a este ponto, é porque a situação ainda está pior do que nesta altura. Por outro lado, sair-lhe-à incomparavelmente mais caro do que quando abdicou do atual selecionador da Grécia. Além disto, tem a relação Jesus/Cardozo para gerir, sabendo que, mesmo com desculpas televisivas e multas pesadas, ter os dois no balneário jamais voltará a ser o mesmo.

Tudo indica - os sinais para tal apontam - que o presidente encarnado nada fará até ao final do mês. Porque o mercado só fecha nessa altura e porque, coincidência feliz para Vieira, também só no fim de agosto estarão esgotadas as três jornadas cruciais para uma decisão (Marítimo, Gil Vicente e...Sporting). Pode ser que o líder da Luz acredite no melhor dos cenários, o que passaria por triunfos de Jesus nas duas rondas imediatas e por uma proposta "aceitável" por Cardozo. Seria uma saída do beco em beleza.

O pior é se a tendência se mantém. Já se percebeu que, se Vieira não tiver a felicidade de tudo lhe correr na perfeição, em qualquer outro cenário, acabará por lidar com um tormento o resto da época. Com ele próprio sob escrutínio.

-Mário Fernando, Blog Jogo Jogado

6 comentários:

  1. É faróis, falta disto e daquilo, mas do que se passou em Setúbal nem um pio.
    Jornalistas isto? Não, apenas canetas de aluguer nas suas últimas tiradas de desespero. Sabem que o desemprego está próximo e então é disto todos os dias. Atrasados mentais são os benfiquistas que ainda gastam dinheiro em papel higiénico de péssima qualidade. Para isto prefiro limpar às mãos que o meu cu merece mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jornalistas que fazem parte do grupo de criminosos que persseguem o BENFICA
      .V. Setúbal - FC Porto: Delegado da Liga denuncia agressão por parte de elementos portistas.
      onde o delegado da Liga de Clubes Luis Baptista Rodrigues terá sido agredido por um dos elementos da comitiva azul-e-branca, cenas essas, garante o diário, testemunhadas pela equipa de reportagem de A Bola.
      FALEM DISTO E DO CAPELA

      Eliminar
  2. Este tem o farol no traseiro para o Oliveiredo e pinto da bosta saberem onde pôr a "caneta" a custo de muito Viagra, digo, putas, dinheiro, ameaças e ofensas corporais.

    ResponderEliminar
  3. O que se chama a alguém que não sabe que se continuar a conduzir vendado vai cair no precipício? A menos que o saiba e seja esse o objectivo .... Infelizmente começo a convencer-me disto!

    ResponderEliminar
  4. O que se chama a alguém que não sabe que se continuar a conduzir vendado vai cair no precipício? A menos que o saiba e seja esse o objectivo .... Infelizmente começo a convencer-me disto!

    ResponderEliminar
  5. "O que se chama a alguém que não sabe que se continuar a conduzir vendado vai cair no precipício?"

    Chama-se: Seismilhoesum!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!