quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Vítor Serpa: Melhor comentário sobre Joseph Blatter foi de Jorge Jesus



Jorge Jesus foi lapidar na sua curta declaração sobre a despropositada atitude do presidente da FIFA na sua cena trágico-cómica sobre a comparação entre Messi e Ronaldo. Disse o técnico do Benfica: «O presidente tem de perceber que as vedetas no futebol são os jogadores.»


Nada do muito que entretanto foi dito, especialmente na velha Ibéria, me pareceu tão equilibrado, tão verdadeiro e tão assertivo. Tanto mais que Jesus tocou na ferida aberta de Blatter: uma profunda sede de protagonismo, uma quase descontrolada tentação pelo palco.

Criado em lume nem sempre brando pela figura patriarcal de João Havelange aquele que era, apenas, um desconhecido coronel do exército de um país desmilitarizado, tornou-se no braço armado do brasileiro que comandou e transformou a FIFA num género de Vaticano do futebol, um estado dentro de um estado. 

Blatter foi um secretário-geral particularmente ativo, conheceu e viveu o sistema da organização e isso foi-lhe crucial na hora de disputar a cadeira de presidente a Lennart Johansson, o então presidente da UEFA. 

Na cadeira presidencial, Blatter tornou-se um homem de enorme poder e não falo apenas de futebol. Usou-o com inteligência e com óbvios e notáveis proveitos, mas nunca perdeu a sedução pelo protagonismo. É um homem de vaidade pura. Um homem que, um dia, em Las Vegas, vi desafiar o grande comediante Robin Williams. O americano destroçou-o pelo ridículo.

Há quem diga que Blatter tem os tempos contados como presidente da FIFA. Pelo caminho da sua inquieta presidência foi, de facto, deixando demasiados inimigos. Não me parece que este lamentável incidente seja decisivo. 

Platini é que gostaria que sim. 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 31 de Outubro de 2013

3 comentários:

  1. este homem agora todos os dias guinxa?Calate um bocado caralho

    ResponderEliminar
  2. Oh Serpinha, tu estás maluco da cabeça tens passado a vida a marrar com o JJ e agora vens elogia-lo? Já na ultima cronica o teu amigo F. Guerra veio elogiar o Vieira. Será que as Vendas da Bola tem vindo a decair como se fala por aí? Agora queres agarrar outra vez os Benfiquistas? Já vens tarde Oh Serpinha. Vai-te encher da moscas..........

    ResponderEliminar
  3. quero la saber do ronaldo,,, viva ao benfica,,,,,,,,,nao esqueci os gestos ele fez pros socios do benfica quando jogou no estadio da luz ,,,,,,os portugueses estao ofendidos por ser o ronaldo ou por ser um portugues?se blatter estivesse gozar com o fabio coentrao ou 1 jogador do gil vicente ninguem se preocupava,,,

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!