segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Rui Santos: Qual é a utilidade de Rui Costa no Benfica?


Afinal, qual é a utilidade de Rui Costa no Benfica? 

Um extraordinário ex-jogador não consegue níveis de excelência similares como dirigente. Porquê? Por culpa própria ou por falta de autonomia? Ou por uma questao de "gestão de poderes", uma vez que entre Vieira e Jesus, duas personalidades com características muito próprias, não sobra espaço para mais ninguém? Ou será que o Benfica está a pagar agora a Rui Costa aquilo que Rui Costa prescindiu no seu regresso ao Benfica, independentemente da avaliação das competências enquanto director e administrador?...

Ter sido um grande jogador de futebol provoca um grande fascínio nos adeptos e aumenta a tolerância sobre quem, como é o caso de Rui Costa, desempenha agora funções directivas, exactamente no grande clube da Luz. Não há, contudo, muitos exemplos de excelentes jogadores que se tenham transformado em melhores técnicos ou dirigentes, em comparação com o desempenho enquanto atletas de alta competição.

Nem Di Stéfano, nem Garrincha, nem Puskas, nem Pelé, nem Bobby Charlton, nem George Best, nem Eusébio, nem Maradona nem Gullit, nem Van Basten nem Ronaldo nem Zidane atingiram noutras funções no futebol a preponderância e o reconhecimento público que alcançaram, enquanto eméritos executantes. Há os casos distintos de Platini (presidente da UEFA), Beckenbauer (presidente honorário do Bayern), Hoeness (presidente do Bayern), Rummenigge ("chairman" do comité executivo, também do Bayern), mas, sem embargo de reconhecer que todos atingiram posições de relevância enquanto dirigentes, nada se compara ao brilhantismo que alcançaram enquanto futebolistas: Há ainda o caso de Guardiola. Muito bom jogador (sem ter sido fora de série), que se transformou num treinador de "top", com uma carreira fantástica no Barcelona (aproveito para sublinhar o peso de ex-grandes jogadores, transversalmente, na estrutura actual do Bayern). Sem esquecer, obviamente talvez o caso de maior sucesso de um nome que foi um jogador de excelência, capaz de estender essa excelência ao cargo de treinador (campeão europeu ao serviço do Barça): Johan Cruijff!

Quando Rui Costa regressou ao Benfica ainda para jogar, em 2006, os encarnados recuperaram as recordações deixadas pelo Maestro, durante 3 épocas, no começo da década de 90. E cedo se começou a gerar a ideia que Rui Costa poderia ser, a prazo, presidenciável. Como se viu, nem todos os ex-grandes futebolistas dão excelentes presidentes ou mesmo directores. Uma coisa é certa: Rui Costa foi um executante de eleição, mas ainda não se percebeu o que vale enquanto dirigente. Porque, neste aspecto, a sua permanência na Luz vem sendo muito errática, com altos e baixos e aquilo que de mais seguro se pode dizer a este respeito é que Rui Costa, enquanto dirigente, continua a ser uma... promessa adiada.

Essa imagem de ex-jogador presidenciável talvez tenha provocado algum deslumbramento inicial no próprio Rui Costa, como director-desportivo (2008), mas talvez o tenha prejudicado na mesma medida, uma vez que os holofotes chegaram a estar centrados na sua figura, mais do que para o presidente, Luís Filipe Vieira. Por outro lado, quando Jorge Jesus entra na Luz e consegue de imediato o título de campeão nacional, que já fugia ao Benfica há 5 e... 16 anos, o protagonismo transferiu-se todo para Jorge Jesus, o que concorreu para que Luís Filipe Vieira recuperasse as rédeas do regime presidencialista. Rui Costa iniciou então um período de ocaso e reclusão, de acordo com a conjuntura e só volta a ser falado como alguém com alguma preponderância na estrutura depois de Jorge Jesus (e Vieira) terem falhado, por muito pouco, a reconquista do título nacional. Coisas de conjuntura, um tanto ou quanto caprichosas. Ficámos a saber por LFV, numa entrevista televisiva, a influência de Rui Costa na preparação desta época, designadamente na contratação dos jogadores sérvios. O que significa que LFV quis tornar clara a responsabilidade efectiva de Rui Costa naquilo que já aconteceu e vai acontecer nesta época de 2013/14...

O Benfica está a pagar agora a Rui Costa aquilo que Rui Costa prescindiu no seu regresso à Luz? Não será talvez um acerto de contas contratual, mas é o reconhecimento (do lado dos encarnados) de uma decisão, em tempos, aparentemente sentimental. A pergunta faz todo o sentido porque nunca Rui Costa revelou desconforto em ser uma espécie de "rainha de Inglaterra" no Benfica.

Parece óbvio, no entanto, que o Benfica ainda não encontrou a melhor forma de compatibilizar, sem hipocrisias, as pedras angulares do seu futebol. E já houve tempo e oportunidade(s) para isso... 


- Rui Santos, jornal Record, 26 de Outubro de 2013

8 comentários:

  1. Qual o papel do Rui Costa no Benfica?
    - Enrabar curiosos!

    ResponderEliminar
  2. Faz o mesmo que tu boi santos,faz figura de palhaço

    ResponderEliminar
  3. Rui Santos,
    Tal como pedi a João Querido Manha, espero que leia os comentários daqui, e que fale a verdade e não o que pdcosta lhe pede.
    Fala de Rui Costa como se só tivesse sido um grande jogador. Então diga-me lá quem trouxe Aimar, Saviola e outros do mesmo gabarito para o Benfica? O lfvieira? Não seja hipócrita e presunçoso, fale a verdade e sem medo. Deixe de lado o seu anti-benfiquismo, o seu real clube, e pratique o que lhe ensinaram no curso de jornalismo! Passa a vida a elogiar o fcp pelas contratações e aproveitamento dos jogadores, mas nunca o ouvi a criticar pdcosta por "encostar" jogadores de selecção, por exemplo Rolando, e em relação ao Benfica é o prato nosso de cada dia!
    Tenha coragem para ser sincero e não um pau mandado!
    Quanto ao Rui Costa, de facto o seu papel devia ser de maior relevo, mas tal como apontei, o que disse em relação a vitor baia, paulinho santos, joão pinto, etc, etc? Nada de nada! Sobre o clube corrupto nada fala, por medo? Por não lhe dar os 15 minutos de fama, já que o Benfica é que os dá? Tal como muitos pseudo-comentadores, miguel guedes, guilherme aguiar, eduardo barroso, bruno prata, etc, etc, só vivem do anti-benfiquismo! Jornalismo é algo que não sabem e não conhecem, tal como honestidade e sinceridade! Não coloco os pseudo-comentadores benfiquistas como exemplos, mas ao menos falam e criticam o Benfica, ao contrário de todos os outros em relação aos seus clubes.
    Só mais uma pergunta: Quando vê, e faz-o de certeza, os jogos do nosso campeonato e depois os programas de peixarada que têm como tema central o futebol, concorda com o trabalho jornalistico exercido pelos seus "colegas", sejam do fcp, scp ou SLB? Eu teria vergonha e sentiria-me injustiçado, dar canudos aquela gente é falta de respeito por aqueles que o querem para na verdade o exercerem!

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  4. Excelente, resposta!!!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  5. Rui Santos a sua utilidade já sabemos. Um palerma a fingir que gosta da verdade desportiva, mas depois mostra tudo ao contrário ao lamber a bunda aos corruptos do clube das putas. Azeiteiro!

    ResponderEliminar
  6. Uma personagem manhosa,rasteira e miseravel,um idiota vaidoso que adora protagonismo e um homem de pilha pequena que andou ano passado agoirar Portugal,a seleção e o seu odio de estimação o Paulo Bento ...agoiros a dizer que dificilmente nos iamos qualificar,que no grupo da morte ia ser so derrotas...e quando estivemos a um passo de estar na final,o rasteiro santos de pilha pequena não foi capaz de dar o braço a torcer,ao inves disse que secalhar foram as criticas dele que ajudaram a seleção,seleção essa que tem dado grandes alegrias aos portugueses neste seculo.

    E anda ressabiado desde então..ele anda mortinho que a desgraça nos bata á porta,para ele poder aparecer na sua cadeirinha a dizer que afinal ele tinha razão. È este tipo de pessoas que valem zero,menos que merda. Vejo como sempre vi todos os programas e debates desportivos,menos o dele pois nao suporto olhar para aquela cara de parvo,que até quando fala as suas besteiras parece que esta alucinar.
    Agora inventaram um programa novo,o play off,que mais não seja,por estar la o Sr.Toni eu gosto de ver,embora o rasteiro tambem faça parte desse programa,mas tirando isso de mim este rasteiro nao levava nem um centimo

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!