terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nuno Santos deixa criticas a Bruno Carvalho por dizer que não conhece Rui Costa

 

Quando Bruno de Carvalho foi eleito presidente do Sporting, há pouco mais de meio ano, as dúvidas eram muitas. A maior parte eram legítimas, mas o o novo líder dos leões enfrentou também o preconceito de uma certa casta que tinha dominado o Sporting durante largo tempo e que, por outras razões, continuava - e continua - a ter uma forte influência em importantes meios de comunicação social.

Bruno de Carvalho já cometeu erros e injustiças - conheço com detalhe alguns casos - mas qualquer pessoa de boa-fé, seja de que clube for terá hoje de fazer um balanço altamente positivo do seu trabalho. Embora sem o brilhantismo que certa imprensa (mais papista que Papa...) relata, Bruno de Carvalho arrumou bem a casa, organizou as contas refazendo a inevitável ligação com a banca, meteu um certo baronato na ordem e fez uma aposta clara e consistente na formação para dar corpo ao futebol do Sporting. Não sei, neste último caso, onde começa a convicção e termina a necessidade, mas o facto é que o futebol do clube tem hoje uma identidade e, mais importante, ganha jogos correndo em pista própria para o título. Pelo menos é o que estes primeiros tempos parecem dizer.

Mesmo sendo externas à formação, as duas principais figuras da equipa - o treinador, Leonardo Jardim, e o goleador, Montero - encaixaram na perfeição neste modelo e materializam, cada um na sua área, um clube novo e muito diferente da tristeza, e por vezes vergonha, do passado recente.

Não sei qual é o passado profissional ou a experiência de vida de Bruno de Carvalho - e posso ser eu a estar mal informado - mas, com crédito indiscutível do seu lado, daqui sugiro ao presidente do Sporting que seja mais cauteloso nalgumas questões porque, na maioria das vezes, quanto maior é a subida... maior é a queda. Há muitos casos - no futebol mas não só - que estão aí para o confirmar. Ele, que tinha feito uma boa gestão do conflito com o FC Porto, foi agora simplesmente desastroso quando se referiu a Rui Costa. Por muito que ache que isso venha a dar-lhe ainda mais popularidade junto dos adeptos, Bruno de Carvalho não deve ser insultuoso com Rui Costa - uma figura de primeira linha do futebol em Portugal e que, em geral, é respeitado pelos adeptos de todos os clubes, precisamente por ter uma atitude correta. Foi sempre assim durante a sua carreira de futebolista. Aliás, brilhante carreira.

O dirigente do Benfica disse o que tinha a dizer - e bem, julgo eu - mas o presidente do Sporting não tem de estar de acordo com ele. Fica-lhe é mal dizer que não sabe quem é Rui Costa. Com trabalho feito em muitas áreas, Bruno Carvalho, até pela sua idade, pode protagonizar uma mudança de ciclo no tipo de dirigente desportivo que temos há décadas em Portugal. Será capaz? Eu aposto que não, mas estou disponível para dar a mão à palmatória. 

- Nuno Santos, jornal Record, 8 de Outubro de 2013

1 comentário:

  1. o parvinho do BC até se esqueceu que os dois Rui Costa são do Benfica e os dois foram campeões do mundo por Portugal...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!