terça-feira, 29 de outubro de 2013

Nuno Santos: Canais de TV dos clubes portugueses são opções de risco



Em Portugal já tínhamos uma televisão de clube que era um Ovo de Colombo porque, ideia até ver brilhante, comprou alguns dos direitos mais apetecidos – como a Liga Inglesa – e fez sombra ao canal de desporto monopolista, a SportTV, há muito instalado no mercado; em Portugal já tínhamos uma televisão de clube que o é sem o ser, visto que pelo meio da programação desportiva e das entrevistas mais desejadas apresenta programas de entretenimento e noticiários regionais num modelo misto que, sendo e parecendo híbrido, tem tido boa aceitação. Ora, como se tudo isto não bastasse vamos agora ter uma terceira televisão de clube – as duas primeiras são de Benfica e FC Porto, a que segue é do Sporting – que tendo um modelo mais convencional, de transmissões de modalidades do clube e debates quer ter estúdios em três locais diferentes e meios ambiciosos mas tudo com valores que, mesmo em tempo de crise, não podem ser verdadeiros.

Em todo o mundo – e estamos a falar do primeiro mundo futebolístico –, os canais de clube surgiram com dois objetivos – divulgação da marca e dos seus interesses comerciais e corporativos e criação de comunidade. Em Portugal, apesar de os responsáveis pelos clubes portugueses conhecerem bem e terem visitado em muitos casos os canais estrangeiros, decidiram fazer quase tudo ao contrário e nalguns casos tomar verdadeiras opções de risco. A mais temerária é a da Benfica TV. Os responsáveis do projeto dirão hoje que ele já é sustentável e que será rentável (atenção, são dois conceitos diferentes) no futuro. Não tenho dados que me permitam aferir se é verdade ou não, mas tenho Domingos Soares de Oliveira, que lidera o projeto, na conta de um gestor sério e rigoroso, o que não é um detalhe. A opção que o clube fez por ficar com os jogos no seu canal, a par da compra da Premier League, permitiu-lhe também alguns importantes negócios além-fronteiras, onde a marca Benfica tem peso. O problema que existia, quer de direitos de transmissão quer de conflito de horários, será resolvido com o aparecimento de um segundo canal, ao que sei já aprovado pela Entidade Reguladora.

Será este negócio para continuar? Se perguntarmos aos responsáveis do Benfica, eles dirão que sim, fazendo o que lhes compete, mas existindo players internacionais que têm como atividade comprar, gerir e emitir desporto não devemos afastar a hipótese de um dia destes – num ano não muito distante – algo ser diferente na oferta desportiva da televisão em Portugal.

-Nuno Santos, jornal Record

11 comentários:

  1. O Nuninho está a ver o tacho a fugir. Numa coisa tem razão, fosse o canal do clube lagarto ou do putedo e não teria futuro; o do SL Benfica pelo que sei já tem cerca de 210 000 assinantes e é temerário? A sporka tv é que está em grande, mas a perder assinantes.
    Tome mas é um kompensan que isso talvez passe!

    ResponderEliminar
  2. Hipóteses:

    a) Ignorância.
    b) Avença.
    c) TPM.
    d) Azia.
    c) Todas as anteriores.

    ResponderEliminar
  3. O Nuninho deixou o rabo de fora. No canal do Benfica este aziado não mete os pés!

    ResponderEliminar
  4. Nuno Santos,

    Tal como ontem pedi aos seus colegas João Querido Manha e Rui Santos, peço-lhe que pense pela sua cabeça e não que "discurse" o que o fcp lhe manda. Sempre o vi como um jornalista sério, competente e imparcial, mas com este artigo, tudo o que construiu ao longo da sua carreira, aos meus olhos e se calhar de muitos mais, deita abaixo todo o seu profissionalismo.
    Ao ler o seu artigo, só me dá uma ideia: O senhor está com medo de ficar sem emprego, e como tal, vem "chorar" por o Benfica ter deixado de alimentar os mamões da Oliverdesportos. Diz «decidiram fazer quase tudo ao contrário e nalguns casos tomar verdadeiras opções de risco.» Não tem qualquer fundamento esta opinião, visto, como em cima é referido por outros adeptos neste artigo, o canal BenficaTV tem já metade dos assinantes que a sport tv tinha, teve, durante anos. Isto com a crise, porque no meu caso não posso despender 10 euros, uma insegnificância em relação ao que a Oliverdesportos pede, porque estar desempregado, como muitos.
    Deixe de lado o medo que tem do "sistema", e ponha em prática o que aprendeu no curso de jornalismo. Deite a cabeça na almofada em descanso todas as noites por ter sido, mais um dia, um profissional exemplar. Olhe os seus filhos e resto de família sem se sentir falso.
    O Benfica não é perfeito, todos têm telhados de vidro e pés de barro, mas temos de avaliar os factos, e o que se constacta é que desde meados dos anos 90 do século passado a impresa e autoridades são cúmplices do fcp e em particular de pdcosta. Ninguém investiga casos relacionados ao clube corrupto (Casagrande, final das taças dos campeões e intercontinental 1987, o "suicídio" na torre das antas, Ismaylov, etc, etc), se fosse o Benfica, o país parava, e quase que aposto que voçê era daqueles que ia ter, e aceitava-o, um programa relacionado com isso. O macaco madureira e resto da tropa são invenciveis? Não, tal como o sistema implantado por essa escumalha. Staline, Hitler, Ceauşescu, Franco, Salazar, Videla e muitos mais também cairam e deixaram os segredos revelados. Não leve a mal esta verdade que vou dizer, mas voçê faz parte dessa escumalha que alimenta o "sistema". Se não quer ser reconhecido como tal, volte a ser o que antes foi. Um conselho de uma pessoa que só tem o 9º ano, pobre, mas honesto, sincero e sem hipócrisias! Olhe, se calhar por ser assim é que não consigo emprego para ter a BenficaTV.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Sempre o vi como um jornalista sério, competente e imparcial,..."

      O caro Michael pode ter viso isso mas eu não! Imparcial é que ele nunca foi, nem será!

      Ele faz parte do "sistema", e isso é do mais óbvio que existe.

      Eliminar
    2. O Michel está a ser ingénuo. Se dirigisse essa mensagem a outro jornalista, eu compreenderia-o, mas está a fazê-lo a um homem que acedeu imagens da RTP para a polícia identificar os cidadãos que estiveram nas manifestações contra os estapafúrdios cortes do Estado. Quando o verniz estalou, o Nuno saltou fora da RTP. Ele não esperava a traição, mas que a mereceu, mereceu.
      Pense nisto quando se referir ao Nuno Santos, um jornalista que não tem nada de ingénuo quando é para se curvar...

      Jorge Santos.

      Eliminar
  5. Excelente post o do Michael, 100% de acordo.

    ResponderEliminar
  6. Jorge Santos,

    É Michael e não Michel.
    Ingénuo? Acho que você não está bem a ver as coisas. O Nuno Santos pode ter sido o cavaleiro herói nessa senda que mencionou, mas referente ao artigo, ele está a avaliar erradamente o negócio da BenficaTV. Tal como você, avaliando a defesa que faz dele.
    Um clube, como muitos, é chulado, é a melhor defenição, por uma empresa que não tem qualquer respeito, não só pelo valor do negócio, como no serviço prestado. Um bom exemplo disso são, eram, as transmissões dos jogos do Glorioso. Os lances mais polémicos que eram prejudiciais ao Benfica nunca eram tratados correctamente, Nomeadamente, só existia repetições de dois ângulos, quanto muito, do mesmo lance, e nunca esclarecedore, era mesmo uma raridade quando a havia. Quanto a outros clubes, fcp, scp, a procura de repetições era esgotada ao máximo, e sempre em beneficio, já o contrário, chegaram, e chegam a não o fazer.
    Agora pergunto-lhe: você, como benfiquista, penso, é contra, e acha arriscado, o clube ter conseguido os seus direitos desportivos para coloca-los em prática no seu canal? Canal que não só defende o Benfica, como, até ao momento, não oculta lances polémicos em beneficio do "patrão" nos jogos transmitidos.
    Foi neste contexto que me derigi ao jornalista Nuno Santos. Se rever o meu comentário, irá encontrar a seguinte citação: «Sempre o vi como um jornalista sério, competente e imparcial, mas com este artigo, tudo o que construiu ao longo da sua carreira, aos meus olhos e se calhar de muitos mais, deita abaixo todo o seu profissionalismo.»
    Ou seja, com esta opinião, Nuno Santos passa a ser o traidor de si próprio. Porquê? Porque enveredou pelo mesmo caminho que toda a impresa segue desde que o Benfica ficou com os direitos desportivos, em que a critica fácil, sem lógica, e com receio por todos os poros aparece sem fim. Quando antes teve uma atitude, ao aceder «imagens da RTP para a polícia identificar os cidadãos que estiveram nas manifestações contra os estapafúrdios cortes do Estado.», louvável e integra!
    A verdade é que este acto/vitória do Benfica assusta muita gente, pois a SportTV está sujeita a que futuramente mais clubes irão seguir a linha do Benfica, O scp vai, ao que tudo indica, criar o seu canal, e os clubes que não têm possibilidade de tal, todos os não grandes, poderão vender os direitos á BenficaTV, como já acontece com alguns, ou ao canal do scp, e até mesmo a outro canal não controlado pelo oliveira.
    É nesta base que critiquei, e critico o Nuno Santos, tal como outros que seguem a mesma "filosofia". O desemprego aumenta para os comuns trabalhadores, e para aqueles que sempre mamaram á conta dos clubes, agora vêm o rabo apertado!
    Não sei se concorda, mas a verdade é que tenho razão no que falei, agora e antes.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  7. Nuno Santos é do meu curso, Ele optou por ficar em Portugal e eu segui para o estrangeiro.
    Nuno chegou a Director de Informação mas ninguém sabe como. Ou melhor, sabe, mas não pretendem falar com (ainda) medo de represálias.
    Numo Santos subiu atropelando tudo e todos. De tanto atropelar, espalhou-se ao comprido a ponto de se "prostituir", manchar a carreira e ficar com o futuro na corda bamba.
    A depreciação que faz do pioneirismo da BTV, logicamente, foi encomendada e também porque sabe que jamais terá qualquer oportunidade naquela televisão.É o despeito no seu auge.
    Se fosse um profissional isento, teria pensado duas vezes antes de se "entregar".

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!