quarta-feira, 2 de outubro de 2013

José António Saraiva: Pedro Proença protagonizou mais um erro caricato


Já é difícil falar a sério das arbitragens de Pedro Proença em Portugal. Ele pode ser o melhor árbitro do Mundo, mas não é com certeza o melhor árbitro português.

Um dia o meu pai foi à Alemanha para tratar um problema de saúde. Falaram-lhe de um médico célebre, que vivia em determinada rua. Lá chegado, o meu pai perguntou onde era o consultório do dr. Tal, e ouviu esta resposta: “Mas por que vai a esse médico? Aqui na rua há um muito melhor.” Quando ouço falar do “melhor árbitro do Mundo”, recordo sempre esta história.

Na sexta-feira, Proença protagonizou mais um erro caricato, que nem a introdução das novas tecnologias poderia evitar. Nem no Burkina Faso um árbitro teria coragem para inventar um penálti tão inverosímil.

Estas arbitragens tendenciosas e que decidem resultados (as quais não são, reconheça-se, um monopólio de Pedro Proença) têm duas consequências importantes.

Primeira: as equipas que jogam contra o FCPorto retraem-se na disputa da bola na área, jogam a medo, sabendo que qualquer queda de um jogador portista pode ser fatal.

Segunda: o FCPorto acaba por ganhar sempre, porque ou ganha por mérito ou porque o árbitro ajuda. E isto tem uma terrível consequência: retira imprevisibilidade ao futebol português. Mesmo quando a vitória parece ir calhar ao Benfica (como nas duas últimas épocas) o FCPorto acaba sempre por vencer, por demérito alheio ou com ajudas. A ideia de que não pode haver surpresas é talvez a principal razão que afasta as pessoas dos estádios.

Voltando a Proença, não percebo o que vai naquela cabeça. Perante a evidência de ter beneficiado o FCPorto no passado, devia ser mais cauteloso. 

Mas não é. Talvez ache que, por ter o rótulo de “melhor árbitro do Mundo”, ganhou um estatuto de impunidade que lhe permite fazer o que quer. Mostra a sua “coragem” marcando penáltis fantasma que, como o de sexta-feira, resolvem jogos. 

E Pinto da Costa, absolvido no Apito Dourado, ri na tribuna e chama palavrões aos circunstantes, perante o gáudio da sua corte.

-José António Saraiva, jornal Record, 2 de Outubro de 2013

10 comentários:

  1. GATUNO SEM VERGONHA, O LUGAR DESTE CRIMINOSO É JUNTO DOS MESMO CADASTRADOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E onde estão esses cadastrados?????
      Em liberdade....

      Eliminar
  2. FOI PENA QUANDO LHE FORAM A CRAMALHEIRA, NÃO E LEVAREM AO PONTO MAIS ALTO DO COLOMBO E POLO A VOAR
    MORTE AOS CORRUPTOS

    ResponderEliminar
  3. Gostem ou não, José António Saraiva é agora mesmo um dos melhores cronistas a escrever sobre desporto em Portugal. Isto:
    "(...) Segunda: o FCPorto acaba por ganhar sempre, porque ou ganha por mérito ou porque o árbitro ajuda. E isto tem uma terrível consequência: retira imprevisibilidade ao futebol português. Mesmo quando a vitória parece ir calhar ao Benfica (como nas duas últimas épocas) o FCPorto acaba sempre por vencer, por demérito alheio ou com ajudas. A ideia de que não pode haver surpresas é talvez a principal razão que afasta as pessoas dos estádios.
    Voltando a Proença, não percebo o que vai naquela cabeça. Perante a evidência de ter beneficiado o FCPorto no passado, devia ser mais cauteloso."

    Se conseguirmos pensar que Fernando Gomes, presidente da FPF, queria credibilizar o futebol português é de rir...

    ResponderEliminar
  4. A excelência em forma de artigo, feita de honra e jornalismo à antiga, com coragem e visão.
    Um hino à imparcialidade e um lição de integridade moral a todos os aprendizes de comunicação social que por aí gravitam de forma submissa e assalariada ao poder corrupto.

    ResponderEliminar
  5. PEDRO PROENÇA, CANALHA

    Benfiquista de nascença
    ( Diz-se até associado ),
    O canalha do Proença,
    Só nos tem prejudicado.

    De carácter miserável
    Tu roubas o GLORIOSO,
    Pensas que és intocável
    Mas hás-de morrer, tinhoso.

    Sabes roubar muito bem,
    Mas no Céu está alguém
    Que te vai dar a resposta.

    De facto, não és eterno,
    Já tens lugar no inferno,
    Juntinho ao pinto da costa.


    ( Abel Beirão Mendonça )

    ResponderEliminar
  6. MAIS UM? O GAJO FAZ LITERALMENTE OS RESULTADOS DOS JOGOS AOS CORRUPTOS E SEM VERGONHA ALGUMA NA CARA!

    Calvin

    ResponderEliminar
  7. O Proença, como empresário de uma fábrica de molas, julga que pode esticar a "mola" até ao màximo sem haver rotura... pode ser que mais cedo ou mais tarde a coisa rebente e tenha alguns dissabores!

    ResponderEliminar
  8. Será que ainda não acreditam no Benfiquisno de José António Saraiva? se o homem falar nos nossos defeitos é logo acusado de ser Anti-Benfiquista.

    ResponderEliminar
  9. O Pedro Proença é um caso de estudo, nas últimas 6 épocas arbitrou 14 jogos do Porto, tendo assinado 13 decisões favoráveis ao Porto (penaltis ou expulsões), como é lógico, o Porto aproveitou esses penaltis e expulsões a favor para acrescentar diretamente mais 9 pontos com essas decisões arbitrais favoráveis.

    O incrível é quando analisamos as 4 últimas épocas e constatamos que:
    A liga Zon Sagres é claramente disputado em condições arbitrais favoráveis para 1 clube, sendo que inversamente o seu principal rival é o maior penalizado com decisões arbitrais desfavoráveis (Penalti ou Expulsão contra).

    Só para terem uma ideia nas últimas 4 épocas nas condições regulamentares 11 contra 11 e sem qualquer efeito direto de um último golo de penalti o Benfica teria conquistado 279 pontos e o Porto 277 pontos, efetivamente sem nenhuma influência direta pontual das decisões arbitrais o rendimento desportivo das duas equipas foi muito semelhante em 120 jogos, repito em 120 jogos! Nestes 4 épocas o Porto só conseguiu ficar com 3 dos 4 títulos de campeão, porque foi-lhe permitido acrescentar mais 22 pontos diretamente com influência arbitral que o Benfica. Assim, nos resultados finais oficialmente homologados o Benfica acabou acumulando 285 pontos e o Porto 305 pontos.

    As decisões arbitrais são realmente determinantes para o sucesso na Liga Zon Sagres, em todos os anos analisados a equipa que beneficiou de um saldo maior de decisões arbitrais favoráveis (Penalti e Expulsões) acabou sendo o campeão dessa época.
    Podem consultar os dados estatísticos das últimos 5 anos no blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!