sexta-feira, 4 de outubro de 2013

João Querido Manha e o Benfica actual: Talvez já não haja esperança para este doente



Luís Filipe Vieira já passou várias vezes por crises semelhantes às que o Benfica vive hoje. Aliás, num pontificado que perdurará como o da obra feita em múltiplas vertentes, incluindo a da restituição da credibilidade institucional, os momentos de crise são mais do que os de tranquilidade e festa. As apostas no futebol, mesmo as que parecem mais acertadas e lógicas, degeneram invariavelmente e quase se pode concluir, como no ditado infernal: de boas intenções está o Benfica cheio.

No final da última época, preso a um contrato recentemente prolongado, o Benfica ficou refém do treinador Jorge Jesus. Nem tanto dos seus caprichos e divagações, que se tornaram cansativos e desgastantes para o próprio clube, mas principalmente da dificuldade em alcançar resultados e da ineficácia dos seus métodos frustrantes que consistem em prometer imenso durante oito meses e falhar estrondosamente no momento de concretizar projetos e sonhos. Jorge Jesus está muito longe de ser um vencedor e esse traço de personalidade, difícil de mudar depois de uma carreira tão longa, não se coaduna com a exigência de um clube como o Benfica.

Este tem sido o problema crónico de Luís Filipe Vieira. Ao fim de uma década na presidência nunca conseguiu encontrar um líder para o futebol que o libertasse do estigma de ter de tomar sozinho decisões sobre uma área que não domina, por ser demasiado técnica e seguramente não menos importante do que a financeira, a do marketing ou a da televisão, pilares da vida atual do Benfica em que está muito mais bem servido de "braços-direitos". E mesmo cedendo aos defensores de uma competência sobrenatural do treinador "catedrático", uma passagem a "vol d'oiseau" sobre os currículos da equipa técnica não pode deixar de nos intrigar como e porquê um clube desta dimensão, responsabilidades e pretensões não dispõe de treinadores adjuntos e metodólogos do treino com superior formação científica.

Jorge Jesus ainda não explicou claramente as demonstrações sucessivas de má preparação física da equipa, incapaz de reagir com a intensidade competitiva e a agressividade próprias das formações cheias de saúde ou, para usar a sua própria terminologia, "soltinhas". No Benfica atual não só não há jogadores "soltinhos" como o conjunto se apresenta bem preso e pesado, sem velocidade, sem chama e sem alegria. 

Estamos no terceiro mês da época e se não foi possível diagnosticar e tratar os sintomas que se vêm agravando desde a pré-temporada, talvez já não haja esperança para este doente. 

- João Querido Manha, jornal Record, 4 de Outubro de 2013

6 comentários:

  1. mesmo marketing..mas qual marketing??
    Eu ainda esta epoca,vi a forma como o porto apresentou os seus equipamentos,quem não viu que vá ver, o benfica enfiou um avental no salvio e ele apresentou se no seixal em frente aos placares da sicasal,que é mesmo como quem diz,qualquer merda serve.

    São detalhes e pormenores,mas tambem demonstra que uns tem orgulho brio e vaidade no seu clube,os outros até deixam que o proença va la dar aulas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas muito bem informado com o que se passa no porto. Deixa-te ficar por lá e não venhas para estes lados armar-te e benfiquista

      Eliminar
  2. muito bem senhor rui , belo comentario , kja é raro ver benfiquistas com olho para coisas menores que fazem ou ajudam a fazer a diferença , e entao a do proença , so mesmo num clube de bananas .

    é certo que jj é um parvalhao que ate é bom treinador , escusava de mexer em duas posiçoes por causa do salvio , como quem diz mexeu em duas posiçoes por causa de uma , se be, que os entendidos dos blogs achavam, que jj iria equilibrar a equipa .
    a falta de alegria dos jogadores do benfica eu compreendo , provavelmente nao acreditam no treinador e é uma situaçao complicada , mas para a monotonia e laxismo que apresenta em campo eu tenho um belo remedio , serve se a porat do dragao quando os jogadores e treinadores andam a meter nojo , uns paralelos pelo para brisas a dentro e a ver se eles nao ganhavam vida , grandes palhaços .

    ResponderEliminar
  3. uma questao pertinente , a ser verdade que o benfica nao tem nonguem com formaçao cientifica superior a nivel de treino e metadologos de treino , epa o benfica é mesmo um clube de atrasados , fodase o filho da puta do pinto da costa é corrupto mas mil vezes mais esperto e inteligente que os dirigentes do benfica que nao passam de uns amadores em part time que acham que estao a dirigir o aguias da musguira ou qq merda parecida , enfim o porto anda muito a frente e nao é so na coirrupçao a corrupçao é so um condimento forte mas que sem os outros condimentos todos nao seria possivel eles terem uma hegemonia tao esmagadora , alia trabalha se ali pensa se , ali estauda se as situaçaoes e o futebol , é certo que quando as coisas falham normalmente esses filhos da puta tem quem os ampare , mas o benfica nao sabe combater isso nem fora do campo nem dentro e depois é so lamurias . sinceramente um bocado cansado de me identificar com um clube que era de homens a serio e transformou se num clube de bananas que alem de sê lo parece que gostam de o ser e fazem tudo pra contionuar a ser os bananas do pedaço .
    o benfica se tivesse dirigentes a serio sabem o que aconteceria no final da epoca passada ? treinador novo e convinha que tivessem aproveitado tudo de positivo que jj trouxe ao benfica , pois jj trouxe mt coisa de positivo , é pena que seja um bocado parvo pra ganahr titulos e la esta treinador parvo dirigentes bananas , nao chega ser bom treinador , o porto tem um treinador de guarda redes que salvo erro é holandes e veio com o coadriense que foi corrido do dragao , aproveitaram algo de bom que o holandes trouxe , ja no benfica da a sensaçao que cada vez q um treinador entra a casa vai abaixo e faz de novo , pah os dirigentes do benfica sao uns merdas uns burros do caralho , ou entao nao sao nada disso mas querem é ganahr o deles e o benfica q se foda seja da maneira q for nao servem pro benfica , nem treinador nem dirigentes , e o mais preocupante ate sao os dirigentes .

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente esta é uma possível verdade que eu tenho pensado mas não ousei publicar ou falar, porque seria apoiado por quem não quero e criticado e ofendido por benfiquistas em quem ainda quero acreditar.

    ResponderEliminar
  5. Com poucas palavras vou definir o problema actual do Benfica na minha óptica. O plantel não está com o treinador, um deles teria que ser mudado, como é óbvio seria o treinador, Entretanto o presidente do Benfica renovou com o treinador que já estava a dar sinais muito fortes de incompetência, com uma cláusula de rescisão que em vez de defender o clube, defende o treinador com um número chorudo de milhões de euros. Claro que JJesus nunca se vai demitir porque não tem nada de humildade, mesmo que continue a crise, e esperar pela tal indemnização. Resta- nos esperar para ver o final desta novela.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!