segunda-feira, 28 de outubro de 2013

João Querido Manha: Cardozo tem sido o anjo da guarda de Jesus


O número de jogos em que Oscar Cardozo vem salvando a pele de Jorge Jesus, marcando golos que vão adiando o agravamento de uma crise latente no Benfica, assume relevância especial por dois motivos: porque já não era suposto ele estar nesse lugar de salvador da pátria e porque acentuam o erro na resolução do incidente da final da Taça.

Desde que lhe foi permitido retomar o lugar na equipa, o paraguaio, sem deslumbrar nem empolgar, vai marcando o ponto, jogo após jogo, resolvendo situações de extrema dificuldade ofensiva que a equipa de Jesus vem revelando, como se colocasse em causa toda a estratégia e processos de um treinador que fez nome pela agressividade e capacidade "artística" dos seus atacantes. A inferior estética do varão paraguaio tem sido, ao longo dos anos motivo para muitos analistas colocarem em causa a sua importância e até os seus méritos como melhor goleador estrangeiro da história do clube, tendo atingido nesta semana uma cifra de 34 golos nas provas da UEFA que dificilmente será igualada.

O Benfica tem uma tradição de exigência teórica nunca satisfeita, sempre em busca do avançado ideal. Lembrando Jardel que não foi contratado ao Grémio porque só marcava golos e não sabia jogar (sic). Lembrando Jimmy Hasselbaink que não vestiu a camisola encarnada porque era demasiado barato (idem). Lembrando os nórdicos Magnusson e Manniche que passaram à história por serem altos e toscos.

O que aconteceu neste ano, depois do incidente do Jamor, foi que muitos benfiquistas festejaram o fim da carreira do paraguaio, exorbitando um problema disciplinar que podia e devia ter sido resolvido em 24 horas com uma multa e pedido de desculpas público. Mas todos achavam que assim se viam livres de um jogador que apenas marca golos e raramente se destaca em notas artísticas ou jogadas de mágica. Até Jesus parecia inebriado com a substituição do paraguaio por um leque de artistas da bola oriundos da brilhante escola sérvia.

O que a dura realidade veio demonstrar, porém, é que sem o velho e desengonçado Oscar, bem afundado em problemas andaria Jorge Jesus por estes dias. Ninguém o pode garantir, mas talvez as vitórias em Guimarães e no Estoril e os empates com Belenenses e Olympiacos nunca tivessem acontecido, e o Benfica contasse menos 5 pontos na Liga e menos um na Champions. Para Jorge Jesus, Oscar tem sido um anjo da guarda, para a equipa um, abono de família, para os adeptos, sempre, um mal-amado. 


- João Querido Manha, jornal Record, 25 de Outubro de 2013

6 comentários:

  1. Um, anjo, que O vai salvando! Triste ironia,quando era ELE que o queria fora do Benfica!
    Óscar Cardozo, pode não ser a perfeição, como avançado que os adeptos querem,mas tem
    salvo muitas vezes o Benfica de muitas humilhações!
    Para mim ficará sempre guardado como um grande goleador e um grande grande Homem! Indepedentemente das outras opiniões de outros adeptos.
    Saudações Benfiquistas.
    .

    ResponderEliminar
  2. Quem garante que jogando de outro modo e com outros avançados que os resultados não poderiam até serem melhores? o Benfica já ganhou muitos jogos com Cardoso e já deixou de vencer, e até perdeu jogos com ele. Há quanto tempo não marca ele golos de livre?

    ResponderEliminar
  3. O que motiva o "manhoso" deste que passou a director? Vergonhoso este avençado!

    ResponderEliminar
  4. João Querido Manha,
    Se lê os comentários á sua opinião aqui, espero que sim, pode ficar a saber que o jogador Jimmy Hasselbaink, que jogava no Campomaiorense, é que não quis ir para o Benfica. Segundo palavras dele após assinar pelo Boavista, «Não quis ir para um clube que só tem 1000 adeptos no estádio!». Tá lembrado que foi uma fase em que o estádio da Luz, o antigo, andava ás moscas por a equipa ser uma verdadeira porcaria? Temos de ser mais rigorosos e verdadeiros, e de certeza que foi uma das primeiras coisa que lhe ensinaram no curso de jornalismo.
    Quanto ao Jardel, não foi por não saber jogar á bola. Como devia saber, e deve-o de certeza, foi o fcp, através das suas "jogadas" que comprou esse jogador por mais 10 mil contos (actualmente 50 mil euros), quando já estava tudo acertado verbalmente com o empresário, jogador e Grémio. Tal como no caso do Falcão, os empresários ao serviço do fcp/pdc "trabalham" para roubar jogadores ao SLB já depois de tudo acertado entre SLB e jogador!
    Não tenha medo de represálias da parte dos "seguranças" (macaco e companhia) e fale a verdade, como de vez em quando o faz na maior parte das vezes em relação ao fcp.
    Considero-o um dos poucos bons jornalistas em Portugal, mas tal como muitos o medo faz-o adulterar factos e opiniões!
    Espero que saiba entender esta critica/opinião sem que seja um ataque pessoal. É só, e exclusivamente um reparo e um pedido, digamos, para que o jornalismo faça o que deve, falar únicamente a verdade, e não o que não deve, adulterar!

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom comentário Michael. O Manha, embora dos melhores, ainda se acagaça. Ou pelo menos parece.

      Eliminar
    2. A intenção do meu comentário era exactamente a de denunciar o escasso rigor do artigo quando alude à não contratação do Jimmy e do Jardel. Nem vou falar da artimanha do "sic" (Quem raio está ele a citar? Saberá o próprio?)...

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!