sexta-feira, 4 de outubro de 2013

João Malheiro: Este FC Porto não vale 5 pontos de diferença para o Benfica

 

Seis jornadas apenas e os dados estão lançados. Lançados e reforçados. Há um Benfica convincente? Não há, não houve ainda. 

Há um FC Porto convincente? Não há, não houve ainda. 

Cinco pontos de diferença? Este FC Porto vale essa vantagem relativamente a este Benfica? Não vale.

Valem, como disse o presidente, Luís Filipe Vieira, desastrosos desempenhos das equipas de arbitragem. Houve, até agora, algum jogo com benefício do Benfica? Não houve. 

Houve, isso sim, quatro penáltis por marcar e dois golos sofridos, com influência nos desfechos, consabidamente irregulares. 

E o FC Porto? Sempre favorecido. No Estoril, a grande-penalidade foi falsa? E não teria que ser expulso o central argentino da equipa, quando o despique estava ainda na fase inicial?

O Benfica está ainda longe de ser persuasivo, está aquém das expetativas. Vieira também o disse, sem quaisquer pruridos ou reservas mentais. Ainda assim, a luta afigura-se desigual. 

A proteção ao emblema azul, em detrimento do Benfica, pode decidir a conquista da Liga. Pedro Proença, na última ronda, mais uma vez, empurrou a turma nortenha para o triunfo. 

A batota é inadmissível. Mitiga a angústia benfiquista? De certa maneira, ainda que reforce o espírito de indignação. Só que o coletivo tem que jogar mais. 

Jogar mais e melhor do que produziu frente ao Belenenses. Vai consegui-lo? 

Só pode. E, nessa altura, as críticas à arbitragem terão ainda mais assentimento, terão outra razão, terão maior justeza.

A urgência de mais Benfica caminha de mão dada com a urgência de equidade nas arbitragens. Temos que fazer melhor o trabalho de casa para vencermos, com nota elevada, o exame a este apito deplorável. 

- João Malheiro, jornal 'O Benfica', 4 de Outubro de 2013

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Rui,

      Sabes qual é a influencia que 1 penalti ou 1 expulsão tem no rendimento desportivo das equipas? Só nas últimas 5 épocas os 4 clubes candidatos ao títulos já disputaram 176 jogos em que beneficiaram de um penalti ou expulsão e nesses jogos conquistaram 80% dos pontos em disputa, mas quando analisamos somente os 92 jogos em que um dos 4 grandes foi penalizado com um penalti ou expulsão contra, a percentagem de aproveitamento dos pontos em disputa nesses jogos baixa para 51%. Como podes ver são muitos jogos, não é uma simples coincidência.

      Só a titulo de curiosidade, consegues dizer quantos pontos a mais teria conquistado o Benfica se tivesse beneficiado dos 4 penaltis que já ocorreram favoráveis ao Benfica fossem corretamente analisados e assinalados pelos árbitros, e também se fossem invalidados os 2 golos que sofreu em fora de Jogo, um em cada um de dois desses jogos que empatou. Além destes dois jogos também não ganhou na 1ª jornada desta liga, jogo em que foi penalizado com um penalti contra marcado pelo Jorge Sousa. Como já conheces as probabilidades estatísticas desse tipo jogo, uma vez que é um daquelas circunstâncias em que mesmo os 4 grandes têm uma baixa % de aproveitamento dos pontos em disputa.

      Estes são os dados objetivos que deves analisar, não percas tempo a ver se este plantel é melhor que do ano X ou Y. Como sabes tanto das competições europeias, por favor informa qual dos dois (Benfica ou o Porto) ganhou mais jogos na europa nos últimos 4 anos?

      Eliminar
  2. pois não...quem vale é o benfica,quem tem sempre o plantel mais forte dos ultimos anos é o benfica,quem esta sempre mais forte do que no ano anterior é o benfica..mas depois quem ganha é sempre o porto...la fora igual...quem ganha competições europeias é o porto,nos somos eliminados pelo braga.

    Portanto ja não entro nesta conversa a cheirar a merda e a mofo porque no final acabo sempre cabeçudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Ó Rui azeiteiro, também andas por aqui? Daqui a pouco vais ser varrido com tem acontecido noutros blogues.O melhor é ires para casa porque já te estão a por os cornos novamente.Quem te avisa teu amigo é e ela não é nada de deitar fora, sabias?

      Eliminar
  3. pois não...quem vale é o benfica,quem tem sempre o plantel mais forte dos ultimos anos é o benfica,quem esta sempre mais forte do que no ano anterior é o benfica..mas depois quem ganha é sempre o porto...la fora igual...quem ganha competições europeias é o porto,nos somos eliminados pelo braga.

    Portanto ja não entro nesta conversa a cheirar a merda e a mofo porque no final acabo sempre cabeçudo.

    ResponderEliminar
  4. "Este F.C. Porto não vale 5 pontos de diferença para o Benfica" - É uma verdade, mas só o Pedro Proença nos últimos 14 jogos arbitrados do Porto , criou condições para que o FC. Porto acrescentasse mais 9 pontos diretamente influenciados pelas 13 decisões arbitrais favoráveis ao F.C. Porto que tomou (6 penaltis e 7 expulsões). Mesmo no seu quadro de jogadores, atletas cuja única função é fazer todos os possíveis para aumentar a pontuação do seu clube, o Porto não tem nenhum que tenha sozinho conseguido contribuir diretamente com a sua intervenção para o Porto acrescentar mais 9 pontos aos pontos conquistados pelo esforço dos restantes elementos em campo em apenas 14 jogos. Em contraponto este mesmo arbitro obrigou o Benfica a perder 3 pontos diretamente com um último golo sofrido de penalti ou em inferioridade numérica, nos últimos 11 que arbitrou. O Benfica só conquistou 39% dos pontos nos jogos arbitrados pelo Pedro Proença, pois foi penalizado com 6 decisões arbitrais desfavoráveis (3 penaltis e 3 expulsões)! Mantendo esta percentagem de aproveitamento, com muitos mais jogos arbitrados pelo Pedro Proença o Benfica corria sério risco de descer de divisão.

    Quando somamos todos os pontos "limpos" das decisões arbitrais, ou seja aqueles que foram CONQUISTADOS SEM NENHUMA INFLUÊNCIA DIRETA DE UM ÚLTIMO GOLO DE PENALTI E ANTES DE UMA EXPULSÃO, NOS 120 JOGOS O BENFICA TERIA CONQUISTADO 279 PONTOS E O F.C. PORTO 277 PONTOS DOS 360 POSSÍVEIS.

    Deixo aqui alguns dados estatísticos que deve conhecer para compreender as condições em que se disputa o titulo de modo a conhecerem a principal razão pela qual Jorge Jesus não ganhou mais títulos:

    - Nas condições regulamentares 11 contra 11 e sem o efeito direto de um último golo de penalti o Benfica e o F.C. Porto nos últimos 4 épocas tiveram um rendimento desportivo tão superior aos seus adversários no campeonato português ao ponto de terem conseguido conquistar pelo seu próprio mérito 77% dos pontos em disputa nos 120 jogos, ou seja 279 pontos e 277 pontos respetivamente. Dificilmente algum outro treinador conseguirá alguma vez acumular mais de 84% dos pontos em disputa em 120 jogos sem o efeito de pontos acrescentado diretamente com influência arbitral.

    - Infelizmente para o Jorge Jesus o seu rival beneficiou mais das decisões arbitrais que diretamente deram pontos, de tal forma que acabou acrescentado diretamente com as decisões arbitrais (penalti e expulsões) mais 22 pontos que o Benfica. Como facilmente se compreende os pontos acrescentados com um último golo de penalti e em superioridade numérica dependem diretamente duma decisão arbitral, e claramente o Jorge jesus não consegue ter qualquer influência nesta enorme diferença, dai que não deva ser responsabilizado por ter feito menos 22 pontos com influência arbitral que o seu rival. Essa responsabilidade indiscutivelmente só pode ser imputada a arbitragem, pois é uma diferença demasiado grande entre duas equipas que revelaram competências muito iguais em conquistar pontos independentes da influência arbitral, ou seja, se não houvessem alterações pontuais diretamente dependentes de decisões arbitrais.

    Será que algum outro treinador, mesmo os grandes Mourinho ou Guardiola seriam capazes de reverte os 22 pontos que o F.C. Porto acrescentou a mais diretamente com as decisões arbitrais e assim conseguir mais títulos para o Benfica nestes últimos 4 anos?

    O rendimento pontual das equipas no nosso campeonato é altamente influenciado pelas decisões arbitrais relevantes (Penalti e Expulsões). NESTAS ÚLTIMAS 4 ÉPOCAS OFICIALMENTE O BENFICA ACABOU ACUMULANDO 285 PONTOS, OU SEJA 2,1% DOS SEUS PONTOS GANHOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL ENQUANTO QUE O F.C. PORTO ACABOU ACUMULANDO 305 PONTOS, OU SEJA 9,2% DOS SEUS PONTOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL.

    Podem consultar estes e outros dados estatísticos reveladores no Blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As estatísticas e as opiniões valem o que valem... pois sao feitas e elaboradas ao sabor de quem as projecta.

      A verdade é que na temporada passada, se o SLBenificia não fosse levado ao colo de uma forma despudorada, desavergonhada teria perdido logo na 1ª jornada com o Braga em casa. Não teria ganho ao Maritímo em casa, não teria empatado com o FCP em casa, não teria ganho à Académica em casa, não teria ganho ao Sporting em casa e teria perdido com o Estoril em casa.

      E isto não são opiniões ou estatisticas. Isto são factos concretos e objectivos.

      A jogar em casa, na época passada o SLBenificia seriam logo 10 pontos a menos.

      A jogar fora de casa, TAMBÉM foi beneficiado em Aveiro, Braga, Guimaraes, Choupana e Marítimo.

      Ou seja, objectivamente o S L Beneficia foi o clube mais beneficiado, ajudado por querer e sem querer, pelas arbitragens.

      E já nem falo dos tais penalties forjados a favor do SLBeneficia que o Lima e o Cardoso marcaram. Já não falo das expulsões dos adversários por dá cá aquela palha, nem falo das epulsões perdoadas aos jogadores do Beneficia, em que só o Maxi e o Matic vinham para a rua em (quase) todos os jogos... e nem falo das expulsões dos adversários no jogo anterior, antecedente, em que por ex., contra o Braga, o Duarte Gomes dizimou toda a defsda do Braga que a seguir ia receber em casa o S L Beneficia!!!!

      Somado o deve e o haver, o FCP teria sido Tri-Campeão, não com 1, mas sim com 10/12 pontos de avanço, isto num País a sério...

      Por isso, tretas e balelas de Maleiros Vuittons é como dar palha aos gnus...

      - - -

      Esta época, com 6 jornadas disputadas, o SLBenefcia já teve árbitros amigos a inclinar o campo com o Gil Vicente, Paços e V. Guimaraes..

      Objectivamente foi prejudicado com o Belenenses, pois face à lei, o golo de Djactiké teria que ser anulado. Mas seria uma injustiça, pois a bola foi cabeceada pelo Djakité directramente para a baliza e o Artur não a defendeu.

      E foi em Guimaraes, já no final do jogo, houve um penalty sobre Lima que o árbitro não viu. Mas em Guimaraes, antes, aos 50 minutos, foi perdoada a expulsão ao Siqueira, e aos 60 foi cavada a expulsão do Addy. Aí, sim o SLBenefcia foi beneficiado. E foi asim que pode chegar ao golo que lhe valeu 3 pontos.







      Eliminar
    2. "As estatísticas e as opiniões valem o que valem... pois são feitas e elaboradas ao sabor de quem as projeta" - Não é bem assim, estamos a falar de dados estatísticos não de opiniões subjetivas, como as considerações e juízos de valor que fizestes referente a diversos jogos, sendo exclusivamente seletivo a um determinado clube. Só levanto uma questão, em relação ao teu clube, se fores realmente coerente no critério não encontrarias diversos pontos indevidamente acrescentados?

      No Blog http://influenciaarbitral.blogspot.pt/ estabeleceu-se um critério, que é aplicado objetivamente de forma igual para todos os 4 candidatos ao titulo, no sentido de determinar quantos pontos acrescentaram diretamente com um último golo e em superioridade numérica, pois consideramos que esses pontos estão diretamente dependentes duma decisão arbitral. Quando analisamos um grande nº de jogos conseguimos constatar qual é a efetiva capacidade de uma equipa de conquistar pontos nas condições regulamentares, 11 contra 11 e sem o efeito de um último golo de penalti, e sim esses são os pontos que indiscutivelmente revelam a capacidade de uma equipa conquistar pontos independentes das decisões arbitrais.

      Eliminar
  5. Para ler e meditar - Jorge Coroado


    Quando o cidadão anónimo reclama da intervenção de um árbitro que, eventualmente assumiu uma decisão de cariz negativo (no seu entender) para a sua equipa, vociferando e invetivando, terá ele, antes, ponderado nas diversas ações e atitudes prejudiciais ao todo por si cometidas?

    Na adulteração de sentido ético e de moral pública que promoveu? O dirigente que faz declarações para a galera desdenhando da integridade de um árbitro; o treinador que justifica as suas incapacidades ou incompetências aligeirando o peso da derrota justificando-se com lapsos do homem do apito; a estrutura diretiva de um clube que em conjunto elabora comunicados assanhados contra declarações de terceiros beneficiando no imediato do que antes verberara, alguma vez se olharam no espelho e questionaram: QUE RAIO DE CIDADÃO SOU EU?

    Haverá na nossa sociedade quem tranquila e livremente possa atirar a primeira pedra sem ter de recolher a mão a tempo de os outros não a verem?

    É tão espúria a mesquinhez atávica, quase maquiavélica dos que se afadigam a atiçarem achas da fogueira inquisitorial que consome os árbitros, extrapolando decisões e fazendo processos de intenções, como espúrio e revelador de falta de educação cívica é o cantarem-se hossanas a presidiários que se locupletaram com bens públicos. Já aqui tive oportunidade de escrever que os níveis de contestação aos árbitros aumentam na proporção inversa da falência de projetos mal orientados, menos bem administrados. Por uma única vez, apenas por uma única vez, deveria ser permitido aos árbitros divulgarem na praça pública as conversas, desabafos e tiradas mais ou menos escabrosas que ouvem de muitos jogadores, quais mitos entre os associados, relativamente ao conceito que têm dos seus treinadores e dirigentes.

    Houvesse essa hipótese e então muito mudaria no comportamento dos emproados que à sexta jornada conjeturam sobre encomendas de faixas e títulos. Seria também oportunidade fantástica para se saber quantos ídolos com pés de barro existem a capitalizarem simpatias que não justificam.

    ResponderEliminar
  6. Sr. João Malheiro não se preocupe com os valores do FCP mas sim com o trabalho de casa, que está a ficar uma lástima. Possuimos o mesmo plantel da época passada com mais bons reforços desta época e não estamos a jogar futebol de qualidade, algo está mal. Se não sabem porquê? Eu sei e muitos milhares de benfiquistas sabem. T R E I N A D O R. E deixem de desculparem-se com arbitragens, tapar o sol com a peneira, porque as arbitragens podem tirar pontos mas não impedem um treinador de pôr uma equipa a praticar bom futebol. Resumindo sr. João Malheiro o plantel ou parte dele não está com o treinador. É preciso mudar ou uma coisa, o treinador ou o plantel. É óbvia a opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. António Galveias,
      Para si se o Benfica tivesse beneficiado dos 4 penaltis a favor que os árbitros não assinalaram e não fosse penalizado com os dois golos sofridos em fora de jogo que foram validados, como podes ver em http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Lances%20na%20%C3%A1rea%20%28ERROS%20ARBITRAIS%202013%2F14%29 a culpa já não poderia ser imputada ao treinador, pois este tinha demonstrado competências para estar em 1º lugar, mas como aconteceram erros arbitrais com influência nos pontos conquistados em todos os 3 jogos que o Benfica não conseguiu vencer no campeonato, queres imputar essa responsabilidade ao TREINADOR do Benfica, com o argumento que este ano ainda falta muita nota artística ao futebol da equipa.

      Eliminar
  7. Sr. João Malheiro não se preocupe com os valores do FCP mas sim com o trabalho de casa, que está a ficar uma lástima. Possuimos o mesmo plantel da época passada com mais bons reforços desta época e não estamos a jogar futebol de qualidade, algo está mal. Se não sabem porquê? Eu sei e muitos milhares de benfiquistas sabem. T R E I N A D O R. E deixem de desculparem-se com arbitragens, tapar o sol com a peneira, porque as arbitragens podem tirar pontos mas não impedem um treinador de pôr uma equipa a praticar bom futebol. Resumindo sr. João Malheiro o plantel ou parte dele não está com o treinador. É preciso mudar ou uma coisa, o treinador ou o plantel. É óbvia a opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Galveias, de que vale ter um plantel excelente se a verdade desportiva deturpada pelos árbitros destrói toda o seu esforço e vontade?
      Já pensaste se te tiram o tesão não consegues comer a melhor miss bumbum deste mundo?

      Eliminar
  8. É ISSO MESMO!!!!!!!!!!!!!!!
    SAUDAÇÕES BEMFIQUITAS!

    ResponderEliminar
  9. Óbvio que a equipa precisa de jogar melhor, claro que J.J não tem capacidade para dar conta do lugar... mas absolutamente impossível passar para segundo lugar a corrupção arbitral...
    ... é que com Mourinho ou Guardiola a treinar e Messi e Ronaldo a jogar... os golos destes também podem ser mal anulados e nos jogos do porto podem continuar a ser assinalados penaltys... até quando uma velhinha tropeçar nas bancadas se for preciso!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!